#14: Como usar as palavras-chave — Love is Colorful

#14: Como usar as palavras-chave

44 comentários

#14: Como usar as palavras-chave

   Meus amores, muitas blogueiras me buscam para tirar dúvidas e, principalmente, pedindo ajuda. Afinal a blogosfera é muito grande, e são tantas possibilidades que as vezes ficamos perdidas, eu mesma ainda tenho muito que aprender. Pensando nisso, e me inspirando em blogs americanos que já fazem isso, resolvi fazer um guia para auxiliar a criação do seu blog, nele vão ter dicas de conteúdo, divulgação, análises de crescimento e entre outros. Tenho certeza que irá ajudar muitos blogueiros iniciantes, e até mesmo os que já são mais experientes.

   Os posts vão ao ar toda terça feira, para encontrar os outros tópicos basta acessar a página principal do guia.

   Para dizer a verdade, esse é um tema que eu ia citar apenas no tópico de SEO, mas aprendi recentemente que a escolha das palavras-chave é uma etapa tão importante, que resolvi fazer um post dedicado apenas para isso.

   As palavras-chave são essenciais na hora do ranqueamento nos mecanismos de busca, por isso é a principal ferramenta de um profissional de marketing. Elas vão te ajudar a aparecer no topo das buscas no Google, e isso trás muito acesso ao blog, eu garanto.

O que são palavras-chave.

   Já sabemos que é essencial criar conteúdo de qualidade para obter mais acessos. A dúvida é: como as pessoas vão encontrar o seu conteúdo? Uma das maneiras é através dos sistemas de buscas, e para isso as palavras-chave fazem toda a diferença.

   Ao definir uma palavra-chave, você está dizendo ao Google que o seu post está tratando sobre aquele determinado assunto. Se um usuário procurar por algum termo presente nas suas palavras-chave, o seu blog vai estar listado no sistema de busca.

#14: Como usar as palavras-chave

Por que usar palavras-chaves?

   São as palavras-chave que vão ajudar o leitor a te encontrar. Elas ajudam a aumentar o tráfego orgânico em um blog quando bem utilizadas, pois melhoram o seu posicionamento no sistema de buscas. Sem elas, as publicações nunca vão alcançar todo o seu potencial, e infelizmente eu demorei para aprender isso.

   A maior bobagem que fazemos com o blog, é deixar para depois algo que vários blogs e sites dizem ser importante. Então vamos colocar a mão na massa.

Tipos de palavras-chaves.

   Como assim, existe mais de um tipo de palavras-chave? Sim, existe. Vou falar os dois principais e mais usados, e o melhor de tudo é que a diferença entre os dois é super fácil de ser compreendida.

    • Head tail
   São as palavras-chaves que possuem o maior volume de busca, por serem palavras muito genéricas. Um exemplo desse tipo de palavra-chave é “maquiagem”, a média de pesquisas mensais é de cerca 368 mil. Imagina o volume de tráfego orgânico que um blog bem ranqueado nessa palavra-chave recebe!

   O problema é: imagine o tanto de pessoas ou empresas que, assim como eu e você, querem ranquear o seu conteúdo para essa palavra-chave. Por isso, apesar de ter um grande volume de pesquisar, existe também uma concorrência gigantesca. Devem existir milhares de conteúdos com essa palavra-chave.

    • Long tail
   Totalmente ao contrário da anterior. Essas palavras chaves são mais longas, e mais específicas. É justamente ai que está o segredo, por serem palavras-chave mais específicas, você não vai enfrentar uma concorrência significativa na maior parte das vezes e, por tanto, possui uma maior chance de aparecer no topo.

   “Bárbara, mas o post não apareceria em um volume menor de pesquisa?” Siiim, mas é bem melhor aparecer menos vezes, porém na primeira página, do que aparecer 100 vezes na quinta página. É difícil encontrar usuários que vão até a quinta página do Google para achar o que procura. Estou começando a utilizar esse tipo, já que sou pequena para competir pela primeira página por termos mais genéricos.

Como achar as palavras-chave certas.

   Existem alguns truques para achar as palavras-chave ideais para o seu post. E se você não tem o costume de pesquisar, está na hora de começar a ter. Eu gosto de utilizar três ferramentas, elas me ajudam demais:

    • Keyword Planner
    • Keywordtool.io
    • Google Trends

Keyword Planner.

   É uma ferramenta do Google Adwords, e além de encontrar sugestões de palavras-chave, você também irá encontrar o número de pesquisa média mensal que o termo possui. Iremos selecionar a primeira opção: “procurar novas palavras-chave (..)”, preencha com o termo que será abordado no seu blog e selecione “Obter ideias”.

#14: Como escolher as palavras-chave

#14: Como escolher as palavras-chave

   A página seguinte irá mostrar o resultado da pesquisa feita. E para entender melhor os dados, selecione a aba de “ideias de palavras-chaves”. Será possível analisar quais outras palavras-chaves utilizar e a quantidade de pesquisas mensais que elas recebem.

Keywordtool.io.

   É a ferramenta que estou mais usando, ela ajuda com sugestões de palavras-chaves Long Tail. Para isso, você precisa inserir o termo que pretende achar uma versão maior, o sistema de busca (no caso Google) e a linguagem.

#14: Como escolher as palavras-chave

#14: Como escolher as palavras-chave

   O keywordtool.io realiza uma busca procurando por todas as variáveis do que você digitou, mas que possuam um volume de busca significativo.

Google Trends.

   O Google Trends é mais simples, mas uma ótima ferramenta. Você coloca a sua palavra-chave e ele mostrará as consultas mais feitas com essa palavra.

#14: Como escolher as palavras-chave

#14: Como escolher as palavras-chave

   A pesquisa por ser filtrada por país, ano e fontes. Mas o melhor de tudo é que ele mostra o crescimento dessa palavra em certas épocas do ano, como por exemplo, a palavra Natal tem um aumento de buscas gigantesco no final do ano.

Possui alguma sugestão?

   Se tem algo que eu AMO receber é dicas de leitores. Qualquer sugestão de conteúdo, ou algum tópico que você acha que deveria estar nesse guia, podem me avisar através do e-mail balmeida@loveiscolorful.com. E não se esqueçam de se inscrever na newsletter do blog.

Me acompanhem: Facebook x Instagram x Youtube x Twitter

Apaixonada por praia e Sol. Tentando aprender a surfar faz uns 3 anos. Sonha em viajar o mundo todo trabalhando com o blog.
  • Julie 17/05/2016

    Muito legal esse post!
    Devo concordar e dizer que as palavras-chaves são de extrema importância par atrair mais público ao blog
    Continua dando dicas, adorei 🙂
    Beijos

    • Ba Almeida 05/07/2016

      Sem dúvida, são essencias para um post bem feito.

  • Vickawaii 17/05/2016

    Bárbara, essas palavras-chaves devem estar presentes no texto do post, nos marcadores ou no título? Elas precisam estar destacadas? Eu procuro usar, mas nem sabia dessas ferramentas ashduiadhau. Valeu o post, toda terça de manhã venho aqui porque sei que tem Guia ahsudiashduai

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    • Ba Almeida 05/07/2016

      Nos três lugares. Claro, que nem todas as palavras chaves, no wordpress você vai escolher uma para ser a palavra-chave principal, essa tem que aparecer com umas 5 vezes no texto e no título, de preferência no mais a esquerda possível. Além disso, coloque outras na TAG. Eai você abusa das long, que é o que estou fazendo aqui!
      Que bom suaaa linda, já tenho que pensar o que vai ter depois de acabar o Guia hahah

  • Lysia Ribeiro 17/05/2016

    Ai que post maravilhosooo! Eu já tinha ouvido falar dessas tais palavras-chaves, mas não entendia muito bem como achar as certas e como usá-las. Que Deus te abençoe por tudo! Você tem ajudado messsssmo com tanta dica boa. Mal posso esperar pela próxima. <3
    Mil abraços, Lysia Ribeiro

    • Ba Almeida 05/07/2016

      Sua lindaaaa, que bom que está te ajudando, PEGA FIRME O BLOG HEIM!!!

  • Camila Ormerod 17/05/2016

    Trabalho com SEO e te garanto que o post ficou ótimo, bem explicativo <3 beijo!

    • Ba Almeida 05/07/2016

      Ai que ótimooooo *—-* Se tiver alguma dica, eu aceito 😀

  • Mani 17/05/2016

    Nossa, Ba.. muito interessante. Nunca li muito sobre o tema e o seu post tá super bem explicadinho! Adorei

    =*
    Mani Piñeiro
    @Blog_ManiPineiro

    • Ba Almeida 05/07/2016

      Que bom que gostou Mani, espero que te ajude DEMAAAIS!

  • Alessandra Diniz 17/05/2016

    Conteúdo de ótima qualidade.
    Mais uma vez obrigada pelas dicas.
    bjenhus

    http://www.alessandradiniz.com

    • Ba Almeida 05/07/2016

      Que bom que gostou, se tiver qualquer sugestão de post, eu aceito sugestões 😀

  • Taty 17/05/2016

    Menina eu nem imaginava isso, que daria tanta diferença assim!
    Adorei a dica, como amei todas as outras!

    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    • Ba Almeida 05/07/2016

      Siiim, faz muito. SEO como um todo FAZ MUITA diferença.

  • Bia Martins 17/05/2016

    Bá, apesar de saber da importância de palavras chaves não conhecia sites como os que indicou, já salvei aqui e vou passar a usar! Ótimas dicas, parabéns!

    beijo
    http://www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz
    Siga também o instagram do blog @blogbelatriz.

    • Ba Almeida 05/07/2016

      Aos poucos a gente vai conhecendo mais e mais, eu também não usava no início (:

  • Mayara Anjos 17/05/2016

    Ah eu fiz um curso especial de Google Adwords e foi muito importante, dessa forma a gente acaba aprendendo muito e ajuda muito na hora de divulgar o blog. Eu acho muito legal você querer compartilhar em vez de reter a informação só para você!

    Beijos

    • Ba Almeida 05/07/2016

      Caraca, sério? Queria MUITO fazer um curso, muito mesmo!!!! Principalmente de SEO

  • Bia Lopes 17/05/2016

    Oi Barbara, parabéns pelo psot! Ele explicou bastante, tinha muita dúvida em relação as palavras chaves, achava que eram apenas aquelas palavras que ficavam gritantes no meio do post. Mas ainda tenho dúvidas de como usar elas no post: no título, nas tags, ou várias vezes no post???

    Sucesso!
    http://www.falandoemturismo.com

    • Ba Almeida 17/05/2016

      Biaa, fico feliz que tenha gostado, elas são muito mais do que isso. Então as palavras-chave são as TAGS (:, mas o título também entra no SEO para busca do Google, então pense bem na hora de fazer ele também! Qualquer dúvida que tiver, me avise.

    • Ba Almeida 05/07/2016

      Palavras-chave fazem MUUUITA difernça para seo, por isso a importância de saber usá-las 😀
      Nos 3 lugares Bia. No wordpress tem a opção de escolher uma palavra chave princiapal (se você usa o plugin do SEO Yoast), essa tem que estar no título e umas 5 vezes no texto (tem uma densidade certa, que ele vai te mostrar). Além disso, use outras na tag, principalmente as longas.

  • Carol 17/05/2016

    Mais um post excelente da série, parabéns!
    Eu sempre uso essas ferramentas para pesquisar palavra chave, elas são super úteis mesmo 🙂
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    • Ba Almeida 05/07/2016

      Fico feliz que tenha gostado Carol, de verdade!

  • Danyelle Loch 17/05/2016

    A postagem ficou ótima e bem explicada, tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas.
    Beijos

    http://www.princesasviciadasemmoda.com.br

    • Ba Almeida 05/07/2016

      Demoro bastante fazendo os posts do Guia, espero que ajude MUITAS pessoas 😀

  • Simone 17/05/2016

    Adorei as dicas, ótimo post *.* não sabia dos tipos de palavras chaves, beijos
    Charme-se

    • Ba Almeida 05/07/2016

      E fazem muita diferença Si, espero que te ajude (:

  • Também adorei o post. Só conhecia o Trends, mas vou tratar de conhecer os outros citados.
    Continuo ligada aqui nessa série!

    • Ba Almeida 05/07/2016

      Gosto muito dos outros, principalmente o Keyword Tool 😀

  • Karen 17/05/2016

    Olá, adorei o seu post. Todos os posts desse guia tem me ajudado muito.
    Aprendi sobre o Long tail, meio que na pratica, nem sabia que tinha esse nome. Um dos meus posts não fez muito sucesso nas redes sociais, mais depois vi que tinha muitas visualizações deste post vindas do google. Então descobri que era uma palavra diferente e meu post ficava em segundo lugar na primeira página do google. 🙂 #alegriadeblogueirainiciante

    Você poderia me tirar uma dúvidas, para o SEO as palvras-chaves necessariamente estar dentro do texto, e devem ficar como tag 2. Ou não tem nada a ver?

    No seu post os subtítulos como este: Como achar as palavras-chave certas” são tag 2?

    desde já obrigada pela atenção.

    • Ba Almeida 05/07/2016

      Faz muita diferença palavras-chave, são tráfegos que acessam diretamente do Google, não precisamos gastar nem tempo e nem dinheiro com divulgação.

      Então, não sei se você usa wordpress, mas se sim, ele tem um plugin que chama SEO Yoast. Nele, você pode escolher uma palavra chave PRINCIPAL. Essa tem que estar presenta no texto e no título. E gosto de repeti-lá na h2 (os subtítulos. As que ficam nas tags, não precisam estar necessariamente no texto, mas tem que estar relacionada com o assunto.

      Os subtítulos são chamados H2.

  • Bruna Bussular 17/05/2016

    Nossa, ameeei o post!
    Não conhecia essa segunda ferramenta. Achei muito interessante!
    E confesso que, embora eu conheça o adWords, não costumo usar haha
    Mas vou usar a partir de agora, esse post me inspirou!

    Beeeijos
    Bruna Bussular – Wellness Lifestyle Blog

    • Ba Almeida 05/07/2016

      Bru, usa siim. A minha ferramenta favorita é a Keyword Tool, é a que mais uso. Mas faz muita diferença para ter mais acessos orgânicos no blog, vale a pena tentar.

  • silvana 18/05/2016

    Oi Ba, o post ficou ótimo! Não conhecia as ferramentas citadas e já anotei para por em prática depois…
    Eu reparei que no final da sua postagem tem as TAGS, como é feita a inserção no post?

    bjs

    http://www.tpmbasica.com.br
    youtube.com/tpmbasica

    • Ba Almeida 05/07/2016

      É um código Si, posso te passar por face se quiser, porque aqui pode dar alguma interferência com o código. Mas eu não sei se vale a pena, inclusive eu vou tirar futuramente hahaha

  • Aline Amorim 18/05/2016

    Ótimo post! Super bem explicado! ♥

  • Gabriela Lira 18/05/2016

    Eu sempre uso! Acho muito bom, dá um resultado ótimo em posts! Não conhecia as duas últimas opções,comumente uso o keyword, mas vou dar uma visitada nos outros sites.

    Beijão!

    Poesia em Transe

    • Ba Almeida 05/07/2016

      Eu senti muito resultado, mas é claro que não é só isso que influência os acessos através do Google!

  • Pry Silveira 19/05/2016

    AMEI esse post Bá! Já voltei alguns posts meus e usei a segunda ferramenta para colocar umas palavras chaves Long Tail, agora é esperar pelo resultado!
    Beijos e obrigada por seus posts lindos <3

    • Ba Almeida 05/07/2016

      Siim, investe em SEO como um todo. Já saiu o post sobre isso no Guia Blogosfera, não deixe de acessar 😉

  • Regiane Ferreira 14/10/2017

    Adorei vou começar a usar, espero que funcione comigo, beijos!!

  • Anônimo 05/02/2018

    Ah seu blog é tão lindo ❤ amo blogs organizados assim, parabéns viu? Os posts são ótimos também! Li esse e mais uns 2… ❤ sucesso!!!

    • Ba Nassar 05/02/2018

      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado, espero que os posts te ajudem muito!

Me siga no instagram: @babsnassar