#22: Como conseguir parcerias

   Meus amores, muitas blogueiras me buscam para tirar dúvidas e, principalmente, pedindo ajuda. Afinal a blogosfera é muito grande, e são tantas possibilidades que as vezes ficamos perdidas, eu mesma ainda tenho muito que aprender. Pensando nisso, e me inspirando em blogs americanos que já fazem isso, resolvi fazer um guia para auxiliar a criação do seu blog, nele vão ter dicas de conteúdo, divulgação, análises de crescimento e entre outros. Tenho certeza que irá ajudar muitos blogueiros iniciantes, e até mesmo os que já são mais experientes.

   Os posts vão ao ar toda terça feira, para encontrar os outros tópicos basta acessar a página principal do guia.

   Muitas blogueiras querem ter o seu trabalho reconhecido, fazer parcerias com várias marcas e, quem sabe, tornar o blog uma fonte de renda. No início, é normal ter dúvidas de quando ir atrás das marcas e, principalmente, quando ir. Quando comecei o blog, eu não sabia como essas coisas funcionavam, e acabei perdendo algumas oportunidade. Por isso, sempre é bom a gente entender um pouco mais sobre o assunto e entender como conseguir parcerias para blogs, principalmente os que estão começando.

Quando pedir parcerias.

   Primeiramente, temos que focar em criar bons conteúdos e ter vínculo com o leitor. Ter um blog é necessário muita dedicação, muito mais do que a maioria das pessoas imaginam. Depois disso, podemos pensar em ir atrás das empresas. Para deixar bem claro, as marcas fecham parcerias com blogueiros, porque acreditam que com isso vão conseguir obter melhores resultados.

   O ideal é você começar a fazer parceria quanto tiver um número bom de acessos, cerca de 300 visualizações na página por dia. Porém, isso não é uma regra, já que o engajamento das leitoras conta muito mais para as empresas. As vezes tem pessoas com 5 mil acessos mensais, com um carisma e interação muito melhor com os leitores do que blogueiros com 10 mil acessos.

   Tente não fazer parceria com poucos acessos e interações, pois se a marca ver que você não deu um bom retorno, a chance de fechar algo novamente é pequena.

Não sabe como ter um vínculo com o leitor? Não deixe de ler o post do Guia Blogosfera.

#22: Como conseguir parcerias

Tipos de parcerias.

   Existem vários tipos de parcerias que podem ser feitas, por conta disso, irei citar os 7 mais comuns.

    • Com outras blogueiras/youtubers.
   Muitas pessoas focam em empresas, empresas e empresas, mas acabam esquecendo outras maneiras de fazer contatos. Fazer parcerias com outros blogueiros e youtubers, que possuem o mesmo nicho que o seu, é uma ótima maneira de conseguir novos leitores e mais acessos para o seu blog.

    • Com empresas – Envio de produto.
   No início, vai ser muito comum receber esse tipo de parceria. As empresas vão te enviar produtos em troca de resenha no blog. É importante sempre ser sincera na resenha. E caso você realmente goste do produto e faça uma resenha muito positiva, envie o link do post de volta para a empresa. Uma sugestão, é enviar o link para a empresa independente se eles tiverem enviado o produto ou não. Tenho produtos que eu que comprei, mas envio o post para as empresas para eles conhecerem o meu trabalho e ver que me interesso pela marca deles.

    • Com empresas – Sorteios.
   Algumas empresas podem enviar produtos para você sortear para os seus leitores. Neste caso faça algo que seja benéfica para os dois. Por exemplo, para participar tem que seguir o seu instagram e o da marca.

    • Com empresas – Cupons de desconto.
   Você já deve ter entrado em algum blog e ter visto um banner falando para usar o cupom de desconto deles, pois assim você terá um desconto de x%. Esse tipo de parceria é muito utilizado em lojas de beleza. Em alguns casos, a loja te envia em troca produtos mensalmente, já em outros mais raros eles pagam um valor fixo.

    • Com empresas – Afiliação.
   No caso da afiliação, eles vão te dar uns links onde você pode colocar em formato de banners no blog, ou até mesmo inseridos em posts. Quando alguém fizer uma compra, através do seu blog, normalmente você receberá uma porcentagem já definida em cima do total da compra. Mas em alguns casos, você pode receber um valor fixo independente do valor da compra. O site mais famoso para afiliação é o Zanox.

    • Com empresas – Publipost.
   Neste caso, a empresa vai te pagar para falar sobre o produto deles. Minha sugestão é para deixar o post o mais natural possível. Não é só porque é conteúdo pago, que o post tem que parecer comercial da TV. Um ponto importante, é sempre sinalizar para os seus leitores que aquele post é pago.

    • Com empresas – Banner.
   Algumas empresas podem querer pagar para deixar o banner dele por um determinado tempo no seu blog. Minha sugestão é fazer pacotes, onde um mês é um preço, mas se ele fechar por três meses vai ter um desconto, e seis terá outro ainda maior.

Como fazer o meu mídia kit.

   Mídia Kit é um documento disponibilizado pelos blogueiros, seja em formato PDF, power point ou página estática. Ele é responsável por apresentar o blog, o público que acessa, e demais dados relevantes. Além de todos os espaços publicitários e os preços que você cobra por eles. Motivando o anunciante a contratar espaço publicitário no seu blog e/ou redes sociais. Sem dúvida, é um recurso essencial para quem deseja monetizar o blog.

   Primeira coisa que você deve fazer no blog, é criar uma página de contato. Independente se o seu Mídia Kit vai estar ou não nela. Os formatos mais comuns são em pdf, power point ou um link no blog para uma página com as informações. Mas nada impede você de inovar. Existem tantos tipos de mídia hoje em dia, você pode criar um vídeo, infográfico ou uma revista digital.

   Não existe uma regra para se montar o Mídia Kit, mas existem algumas informações essenciais que ele precisa ter. Entre ela: apresentação, estatísticas, público, redes sociais, quem já anunciou, publicidade e valores.

Para mais informações de como montar o Mídia Kit, acesse o post do Guia Blogosfera: O que é mídia kit e como fazer.

Como enviar um e-mail propondo uma parceria.

   Eu tinha muita dúvida de como enviar um e-mail, mas tive a oportunidade de conversar com assessoras de empresas que deram algumas dicas. Entre elas, o que todas sempre falam é: seja breve. Elas recebem centenas de e-mails por dia, principalmente de outras blogueiras, a chance delas deletarem o seu e-mail se possuir mais que três parágrafos é grande.

   No corpo do e-mail, use o primeiro parágrafo para se apresente brevemente, e no segundo explique o porque uma parceria entre vocês dois seria benéfica para eles. O que eu costumo fazer é anexar o meu mídia kit, para não ter que escrever um e-mail muito grande.

   Sugestão de e-mail’s:

“Olá, tudo bom?

Meu nome é Bárbara e eu sou responsável pelo blog Love is Colorful, onde trato de assuntos como beleza, viagem e dicas para blog. Atualmente recebo mais ou menos 20.000 acessos mensais, dado retirado do Google Analytics.

Adoraria fazer uma parceria com a sua marca. Estou enviando mais informações do meu blog através do meu mídia kit.

Ficarei aguardando o seu contato. Obrigada!”

A empresa entrou em contato comigo, e agora?

   Quando a empresa entra em contato ou responde o nosso e-mail, é uma mistura de sentimentos, felicidade, nervosismo, meu deus o que eu respondo? Bom, a resposta irá depender. Se foi você que entrou em contato, e ela já viu o Mídia Kit e ficou interessada em uma proposta, uma sugestão é sugerir um dos tipos de parcerias que eu citei aqui no post. Entenda o perfil da empresa e qual ela se encaixaria melhor.

   Mas, se foi a empresa que mandou o primeiro contato, provavelmente ela já está interessada em você e possuí alguma proposta. Envie o seu mídia kit e os seus valores, e chegue em um acordo bom para os dois. Em alguns casos, pode ser que a empresa suma, nesse caso você pode enviar um novo e-mail depois de um tempo, perguntando se eles ainda tem interesse, e que poderiam discutir um valor melhor (caso você tenha interesse ainda).

Possui alguma sugestão?

   Se tem algo que eu AMO receber é dicas de leitores. Qualquer sugestão de conteúdo, ou algum tópico que você acha que deveria estar nesse guia, podem me avisar através do e-mail balmeida@loveiscolorful.com. E não se esqueçam de se inscrever na newsletter do blog.

Me acompanhem: Facebook x Instagram x Youtube x Twitter

Apaixonada por praia e Sol. Tentando aprender a surfar faz uns 3 anos. Sonha em viajar o mundo todo trabalhando com o blog.
Talvez você goste desses aqui também

  1. Kaila Garcia 12/07/2016

    Um dos melhores posts que fala sobre parceria que eu já li com toda a certeza, me ajudou demais. Parabéns!

    http://www.kailagarcia.com

  2. VANESSA BRUNT 12/07/2016

    Como sempre, mais uma postagem rica! As suas dicas são sempre detalhadas, repletas de outras em entornos somáticos e fico em aplausos. Até para quem já é ‘conhecedor’ dos tópicos, ratificações surgem e mergulhos reflexivos ainda mais. Obrigada por essas belezuras, Bá!

    http://WWW.SEMQUASES.COM

  3. Bárbara, continuo aqui acompanhando essa série.
    Tenho algumas dúvidas sobre parcerias:
    1- o e-mail é simples assim mesmo? Não seria bom falar mais do porquê a gente gosta da marca e já propor algum tipo de parceria?
    2- para onde a gente manda esse e-mail? Procura no site da marca um e-mail de contato? Não seria melhor mandar esse e-mail já para a assessoria de marketing da marca?
    3- vejo algumas blogueiras dizendo que é importante ser uma cliente engajada da marca (tipo, seguir nas redes sociais, fazer comentários e compartilhar post). O que tu pensas disso?

    • Karen respondeu Talita Rodrigues Nunes 14/07/2016

      Oi Barbára, adorei o post e tenho as mesmas dúvidas da Talita.

      Mas quero deixar mais uma dica.

      O meu blog ainda é pequeno mas já consegui algumas parcerias, isso porque eu procuro empresas pequenas.
      E sempre trato do assunto como “Vamos crescer juntas”. No início não recebia em dinheiro apenas fazia por troca de divulgação e deu certo.

      Bjusss

      Karen

  4. Mani 12/07/2016

    Com sempre, ótimas dicas, Báh!
    E e-mail breve é sempre chave para qualquer área. A vida está atropelando e ninguém quer mais parar para ler longos textos, não é mesmo?

    =*
    Mani Piñeiro
    @Blog_ManiPineiro
    Snap: @manipineiro

  5. Ana Araújo 12/07/2016

    Adorei o teu post, sem dúvida, que até agora foi o post onde fiquei mais esclarecida!
    http://annahandtheblog.blogspot.pt/

  6. Carla 12/07/2016

    ADOREI! Ajudou muito, viu?! Sucesso! Bjss

  7. Larissa 12/07/2016

    Barbara, parece q essa menina só pegou seu post e reescreveu. Olha: http://tatisouza.com.br/dicas-blogs/passo-passo-pra-entrar-em-contato-com-empresas/

    • Ba Nassar respondeu Larissa 17/07/2016

      Muuuito muito obrigada por me avisar, de verdade. É bom saber que tem leitoras que se preocupam. Eu dei uma lida no post e a menina até veio conversar comigo, mas o post dela focou mais nos e-mails. Ela não pegou meu post não (:
      Mas muito obrigada mesmo, fiquei feliz de saber que se preocuparam <3

  8. Nayara Cordeiro 12/07/2016

    Adorei o post, Bah! Mesmo procurando ler sobre o assunto sempre tive dúvidas, principalmente quanto a “QUANDO” entrar em contato. No meu caso, acho que ainda não tá na hora…

    Beijos! ^^

    http://tendenciasaparte.com

  9. Marília Pessoa 12/07/2016

    Ficou realmente ótimo seu post sobre parcerias, muito bem explicadinho! Parcerias são muito importantes e incentivam o crescimento do blog. É legal saber sobre como fazer e as opções que temos.
    bjs
    blogtrashrock.com

  10. Sté Maciel 12/07/2016

    Dicas valiosíssimas, Bá! Adoro seus posts assim!

    Beijo, mariasabetudo

  11. Vanessa 12/07/2016

    ótimas dicas!!! Quando meu blog for um pouquinho mais velho vou começar a arriscar parcerias, vai que dá certo!!! 😀

    Bjinhos,
    ❥Blog Amiga Delicada ❥ Fanpage ❥ Twitter

  12. Kamila Gramlich 13/07/2016

    Excelente post!! Encontrei no seu post tudo o que estava procurando! Muito obrigada pelas super dicas 😉
    Beijo!

    Diário do Corset

  13. hellz 13/07/2016

    Oi Barbara!

    EU ADORO essa parte aqui do blog onde você auxilia as blogueiras. Eu aproveito muita coisa do que você diz e ponho em prática (e olha que já tô por aqui há 3 anos). Nunca deixei de fazer essa seção, sério <3

    beijo
    beinghellz.com

  14. Gabriella 13/07/2016

    Amo esses seus posts! Além de me sentir super proxima com você, as suas dicas sao sempre muito mara e uteis, sempre respondem as minhas perguntas!!!
    Beijos!
    http://www.pompomchic.com.br/

  15. Katarina Holanda 13/07/2016

    Mais um post seu utilidade pública, hahaha <3

  16. Alessandra Diniz 14/07/2016

    Oi Bárbara.
    Otimo conteúdo, acho que eu e várias blogueiras tinhamos dúvida de como entrar em contato com a empresa, foi muito interessante você compartilhar essa dica conosco.
    Ainda sonho com o dia que terei várias visualizações no blog! ahahahahah
    Mas um dia chego lá.
    Beijos

    http://www.alessandradiniz.com

  17. Lua 14/07/2016

    Ótimo post ^^Gosto da ideia de parcerias com outros blogs

  18. Tamara MR 19/07/2016

    Eu ainda não tenho nenhuma parceria com marcas, mas tenho algumas parcerias com outras blogueiras e o resultado é incrível. Aumenta muito o tráfego no blog e o número de seguidores. Também gosto de fazer entrevistas com escritores, penso em fazer com outros profissionais também. Aliás, falando em profissionais, uma parceria minha que tem dado muito certo é com uma amiga maquiadora, ela escreve artigos e eu publico, são sempre os posts mais acessados. As pessoas gostam de ler dicas vindas de profissionais. Essas parcerias são ótimas também.
    Obrigada, mais uma vez pelas dicas, Bah! <3 Beijos!

    http://tamaravilhosamente.blogspot.com.br

  19. Karyne 26/07/2016

    Ótimo post, bárbara.
    Na realidade o melhor que já vi sobre o assunto 🙂

    Blog do Sofá
    do Sofá

  20. Juliana 08/08/2016

    Parabéns pelas dicas e obrigada por nos ajudar!

  21. Gabriela Rodrigues 29/08/2016

    Um dos post que mais me ajudou a saber mais sobre parcerias, porque sempre ficava confusa em relação a isso <3
    Obrigada gatz, adorei o post <3

  22. Lais Adrielly 03/12/2016

    Você é maravilhosa! <3

  23. Adorei o post, me ajudou muito, como estou começando na Blogosfera, tinha muitas dúvidas! obrigada.

  24. Adorei o post, me ajudou muito, como estou começando na Blogosfera, tinha muitas dúvidas! obrigada.

    http://www.milanyna.com.br

  25. Amei as dicas Bárbara, inclusive salvei seu texto de como se apresentar, acho que isso é uma dúvida de muitas pessoas, valeu por compartilhar ^^

    bjus

    Ari

    http://www.devoltaaoretro.com.br/

  26. Aline Callai 01/02/2017

    Eu amo essa categoria sobre a blogosfera, sempre tem dicas incríveis! O meu blog está com uma média de 3.000 views mensais, ainda não me sinto pronta para buscar parcerias, porém essa semana recebi uma proposta de parceria mesmo assim 🙂 Fiquei felizona haha
    Adorei as dicas, foram muito úteis!Obrigada!
    Beijos
    http://www.nomundodaluablog.com/

  27. Rafaela Ely 21/03/2017

    Muito legal o post! Vou usar para aumentar o número de parcerias para o Me Leva!
    Bjs,
    Rafa Ely
    http://www.melevaembora.com.br