#23: Como funciona o Google Analytics. — Love is Colorful

#23: Como funciona o Google Analytics.

24 comentários

#23: Como funciona o Google Analytics

   Meus amores, muitas blogueiras me buscam para tirar dúvidas e, principalmente, pedindo ajuda. Afinal a blogosfera é muito grande, e são tantas possibilidades que as vezes ficamos perdidas, eu mesma ainda tenho muito que aprender. Pensando nisso, e me inspirando em blogs americanos que já fazem isso, resolvi fazer um guia para auxiliar a criação do seu blog, nele vão ter dicas de conteúdo, divulgação, análises de crescimento e entre outros. Tenho certeza que irá ajudar muitos blogueiros iniciantes, e até mesmo os que já são mais experientes.

   Os posts vão ao ar toda terça feira, para encontrar os outros tópicos basta acessar a página principal do guia.

   O Google Analytics é uma ferramenta extremamente útil e as informações dele, se bem utilizada, pode ajudar muito o seu blog a crescer. Através do GA você consegue monitorar com detalhes todas as visitas recebidas. Você também pode avaliar se está usando a estratégia correta, quais tipos de posts o seus leitores mais gostam, como chegaram até o seu blog e entre outros. Além disso, as informações dele também podem ser usadas para montar o seu Mídia Kit.

Para quem tem dúvidas de como instalar o GA no blog, não deixe de acessar o post onde expliquei o que deve fazer.

#23: Monitore seu Google Analytics.

Recursos que o Google Analytics oferece.

   o Google Analytics é dividido em algumas abas principais, as quais oferecem informação sobre o seu blog. No início, aquele monte de número pode parecer complicado, mas não desista de primeira, ele é uma ótima ferramenta se usado da maneira correta.

   Além disso, tenho certeza que vai ajudar muito a você entender como pode ganhar mais acessos através dos dados que ele disponibiliza. Já fiz um post anteriormente, onde entrei com mais detalhes nos dados do Analytics, vale a pena acessar.

    • Público Alvo.
   Nele é possível ver o que acontece com o seu blog por um determinado período de tempo, seu principal objetivo é mostrar a quantidade de acessos que o seu blog recebe, seja através de número de usuários como pageviews. Inclusive, é possível analisar a famosa taxa de rejeição, a duração média que seus leitores ficam no seu blog e entre outros.

    • Tempo Real.
   Ele te mostra quantas pessoas então online no seu blog naquele momento. Ele mostra se os leitores estão acessando através do desktop, tablet ou celular, de qual cidade, e como chegaram ao seu blog. Costumo usar para acompanhar a quantidade de pessoas que acessam o blog assim que divulgo o post nas redes sociais.

    • Aquisição.
   Esse reporte é ótimo para entender de onde vem o acesso do seu blog. Seja através de organic search (Google), sociais (redes sociais), direct (quem digita a URL do seu blog no browser) e referral (quem indica o seu blog, seja em post ou sidebar). É ideal para ver quais campanhas (anúncios) pagas estão dando retorno.

    • Comportamento.
   É possível observar quais as páginas que os visitantes mais visualizaram em um período de tempo. Qual a velocidade do seu blog, lembrando que quanto menor melhor para o SEO e ter uma ideia o que as pessoas pesquisam no Google para encontrar o seu blog.

Não deixe de acessar o post: entendendo os dados do Analytics para mais informação sobre cada aba.

Como melhorar o blog através do Google Analytics.

   Pare de focar apenas nos números de pageviews. O Google Analytics oferece análises mais profundas para acompanhar o crescimento do seu blog, porém é necessário entender como analisar essa informação, caso contrário serão apenas números que você vai olhar todo o dia, sem tomar nenhuma ação com base neles. Entender os dados do Analytics, te ajuda a tomar uma estratégia, e é para isso que você tem que utilizá-lo.

    • Entenda quem são os seus leitores: qual a idade média deles, de qual região do Brasil eles são e entre outros.
    • Como chegam até o seu blog: através do Google? Das redes sociais? Saiba qual canal você tem que investir.
    • Veja os posts mais acessados: faça mais posts do tipo, entenda o que os leitores gostam.
   • Aumente a duração média da sessão: não deixe o leitor sair do seu blog, coloque posts relacionados e links internos no post.
    • Analise os posts com mais acessos orgânicos: entenda o porque ele está recebendo tanto acesso do Google. Será que foram as tags, formato do texto, assunto?
    • Diminua a taxa de rejeição: coloque o botão de leia mais, ou coloque links internos no post.

Definindo metas no Google Analytics.

   Use metas para avaliar a frequência com que os usuários concluem ações específicas. Uma meta representa uma atividade concluída, chamada de conversão, por exemplo: você édir para o leitor compartilhar um post e ele compartilhar, comprar algo no seu blog, acessar um link que você disponibilizou e entre outros.

O que o Google diz:

   Definir metas é um componente essencial de qualquer plano de avaliação de análise. Ter metas configuradas adequadamente permite que o Analytics forneça a você informações essenciais, como o número de conversões e a taxa de conversões do seu site ou aplicativo.

   Tipos de ações (eventos):
    • Destino: Um local específico é carregado;
    • Duração: Sessões que duram determinado tempo ou mais;
    • Páginas/telas por sessão: Um usuário visualiza um determinado número de páginas ou de telas;
    • Evento: Uma ação definida como um “Evento” é acionada;

   Como criar uma meta:
    1. Acesse no guia horizontal superar a aba “Administador”.
    2. Na coluna “Vista de propriedade”, clique em “Metas”.
    3. Clique em “Nova meta”.
    4. Selecione em “personalizado” na etapa 1 e escolha o melhor evento que se encaixa com o seu objetivo.
    PS: Se preferir, você pode escolher modelos prontos. Para isso selecione “Importar da galeria” na 3 etapa.

Possui alguma sugestão?

   Se tem algo que eu AMO receber é dicas de leitores. Qualquer sugestão de conteúdo, ou algum tópico que você acha que deveria estar nesse guia, podem me avisar através do e-mail balmeida@loveiscolorful.com. E não se esqueçam de se inscrever na newsletter do blog.

Me acompanhem: Facebook x Instagram x Youtube x Twitter

Apaixonada por praia e Sol. Tentando aprender a surfar faz uns 3 anos. Sonha em viajar o mundo todo trabalhando com o blog.
Me siga no instagram: @babsnassar