#24: O que é link dofollow e nofollow

   Meus amores, muitas blogueiras me buscam para tirar dúvidas e, principalmente, pedindo ajuda. Afinal a blogosfera é muito grande, e são tantas possibilidades que as vezes ficamos perdidas, eu mesma ainda tenho muito que aprender. Pensando nisso, e me inspirando em blogs americanos que já fazem isso, resolvi fazer um guia para auxiliar a criação do seu blog, nele vão ter dicas de conteúdo, divulgação, análises de crescimento e entre outros. Tenho certeza que irá ajudar muitos blogueiros iniciantes, e até mesmo os que já são mais experientes.

   Os posts vão ao ar toda terça feira, para encontrar os outros tópicos basta acessar a página principal do guia.

   Como já vimos no Guia Blogosfera, os backlinks ajudam a melhorar o SEO do blog, pois eles influenciam diretamente no PageRank de um blog. Porém o Google não avalia somente os links que o blog recebe, ele também avalia os links que o blog apontam, ou seja, os links externos. Se você “classificar” um link de maneira errada você poderá ser penalizado pelo Google. Por tanto, vamos entender como isso funciona.

#24: O que é link dofollow e nofollow

O que é dofollow e nofollow.

   O “dofollow” vem por padrão nos links em post, ou seja, toda vez que você colocar um link ele automaticamente está com dofollow, você não precisa fazer nenhum tipo de alteração. Com isso, você estará recomendando o site, ou o blog, ao Google. A informação “dofollow” é importante para as ferramentas de buscas, pois elas ajudam no SEO de um site.

   Já o “nofollow”, indica para o Google que aquele link que você colocou não deve ser levado em conta na hora de fazer o rankeamento da página. Ou seja, o Google irá ignorá-lo.

Não deixe de acessar o post sobre SEO para blogs.

Quando usar o dofollow.

   Utilize o “dofollow” quando for indicar sites relevantes, que você realmente queira indicar para o seu leitor, pois acha que isso poderá agregar algo a ele. Para deixar claro, o Google proíbe expressamente o uso de “dofollow” em posts pagos.

Quando usar o nofollow.

   O próprio Google indica o uso do “nofollow” em alguns casos em seu site:

    • Links para conteúdo não confiável: usado principalmente nos comentários dos blogs. Isso pode desencorajar autores de spam a atacar o seu site, e ajudará a evitar que o seu site passe o PageRank a sites suspeitos na Web.
    • Links pagos: a classificação de um site nos resultados de pesquisa do Google é parcialmente baseada na análise daqueles sites que têm links para ele. Para evitar que links pagos influenciem os resultados de pesquisa e afetem os usuários negativamente.
    • Priorização de rastreamento: os robôs dos mecanismos de pesquisa não podem fazer login nem participar como membro do seu fórum, então não há motivo para convidar o Googlebot para seguir links de “registre-se aqui” ou “faça login”.

   Por padrão, nas plataformas WordPress e Blogger, os comentários do blog já vem como “nofollow”. É algo que gera algumas discussões, mas na minha opinião os links por comentários precisam ser “nofollow”. Mas caso você queira alterar, existem alguns plugins que fazem isso, como por exemplo o DoFollow.

Como colocar o nofollow nos links dos posts do meu blog.

   A maneira mais fácil, é inserir o atributo rel=”nofollow” no link. Por tanto, os links passarão a ser:

<a href=”http://www.urldosite.com.br” title=”Nome do site” rel=”nofollow”>Google</a>

Possui alguma sugestão?

   Se tem algo que eu AMO receber é dicas de leitores. Qualquer sugestão de conteúdo, ou algum tópico que você acha que deveria estar nesse guia, podem me avisar através do e-mail [email protected]. E não se esqueçam de se inscrever na newsletter do blog.

Me acompanhem: Facebook x Instagram x Youtube x Twitter

Apaixonada por praia e Sol. Tentando aprender a surfar faz uns 3 anos. Sonha em viajar o mundo todo trabalhando com o blog.
  1. VANESSA BRUNT 02/08/2016

    Caramba, nunca pensado nisso, Bá. E é tão fundamental! O nofollow faz com que os links com dofollow não sejam ‘embolados’ e ‘perdidos’ por conta daqueles que não valem a pena para os leitores. Às vezes uma página ‘extra’ e mais pessoal (como nesse caso de login), acaba ficando por cima de alguma postagem tão interessante nas pesquisas e gerando perdas de interesses para quem busca o nosso conteúdo, não é? Tão bacana e singular essa dica! Adorei, como sempre.

    http://www.semquases.com

  2. Simone 02/08/2016

    Adorei a dica, não fazia a mínima ideia sobre isso. vou começar a usar nofollow para evitar algum problema, beijão

  3. Carol 02/08/2016

    Acredita que eu nunca tinha lido nada sobre isso. Estou adorando esse seu guia, sério!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

  4. Tamara MR 02/08/2016

    Gente, eu não fazia ideia do que era isso! hahaha Muito obrigada por sempre nos ajudar, Ba!
    Cada dia que passa eu descubro o quão pouco eu sei sobre a blogosfera rsrs Mas ainda bem que temos pessoas como você que sempre nos ajudam!:D <3
    Beijos!

  5. Kemmy 02/08/2016

    Oi Bárbara! Gostei muito do post, mas fiquei com uma dúvida e uma pergunta kkkkkkkkkk
    A dúvida é: como usar o nofollow em comentários? Esse comentário no caso é quando deixamos a assinatura com o link do blog?
    A pergunta é: você sabe de alguma ferramenta que rastreie os links dofollow do nosso blog? Quando comecei o meu em 2014 não tinha muito conhecimento disso e deve ter muito link assim.

    Ótimo post! Beijos!

  6. Wérica Fernandes 02/08/2016

    Ótima dica Bá eu amo seu blog e esta sempre ajudando com dicas legais as blogueiras iniciantes ! Ameei o novo visual também ♥ beijos beijos

    http://www.cheiadeinvencao.com

  7. Lu Cruz 02/08/2016

    Eu não fazia a menor ideia de como isso funcionava e nossa, abriu minha mente. Eu só usava nos comentários mesmo por ter ouvido falar que era melhor usar assim! Agora entendi um pouquinho mais. Obrigada, Bá!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

  8. Aline 02/08/2016

    Oii, Bárbara, tudo bem? Eu caí aqui no teu blog de “paraquedas” hauhaua, descobri ao acaso, e AMEI. Tô começando o meu agora, esse aqui foi o primeiro post que li e eu não fazia idéia que isso de dofollow e nofollow existiam. Ainda tô um pouco confusa, mas já vi que teu blog tem várias dicas ótimas. Virei leitora! <3

    http://www.morcegocosmico.com

  9. Gabriela Gomes 02/08/2016

    Não sabia disso! Ótima dica. Adorei o post, super útil.
    http://www.espacegirl.com

  10. Alessandra Canofre 02/08/2016

    Nossa, não tinha ideia disso!! Muito bom. Adorei!

    Beijos

  11. Camila Tuan 02/08/2016

    Oi Bá!
    Eu sempre via esse negócio de no follow quando eu ia colocar algum link ou imagem no blog, mas não sabia o porque tinha isso, uma super dica. Cada dia mais vou aprendendo mais coisas por aqui.

    Beijos

  12. Kaila Garcia 02/08/2016

    Ótimas explicações, Bá! É super fundamental, né? <3

    http://www.kailagarcia.com

  13. Gabriela Mayer 03/08/2016

    Gente que dica mara! Também amo ver dicas de blog nos blogs gringos e adorei o post, ficou bem completo! E seu blog está lindo também, parabéns!

    Beijão
    http://www.perigosasgarotas.com.br/

  14. Natalia 04/08/2016

    Post ótimo, muito obrigada! Sempre quis saber a diferença e quando usar cada um.

  15. Sempre tive dúvidas a respeito disso, muito legal. Obrigada por compartilhar ^^

    Ariadne
    http://www.devoltaaoretro.com.br/

  16. Andréia Campos 14/10/2016

    Eita!

    Por favor, me tira uma dúvida… então escrever o endereço do meu blog nos comentários pode estar me prejudicando?
    E quando eu posto no meu blog um vídeo que eu fiz no youtube, e embaixo eu escrevo “clique aqui para se inscrever no canal” e linko para aquela página de confirmação de inscrição do youtube… isso pode ser prejudicial?

    Nossa, fiquei super curiosa e agora quero mais informações sobre isso! 😮

    Muito obrigada pelo post!!!!

    • Ba Nassar respondeu Andréia Campos 19/10/2016

      Nãoo não, claro que não, longe disso.
      O que acontece é o oposto. Como as pessoas podem escrever os links de seus blogs no post, o ideal é que a pessoa que é dona do blog faça com que os links sejam nofollow (isso já vem no padrão). Porque se não, o Google vai entender que todos esses links que estão nos comentários do seu blog, você está indicando! O que não é verdade, e pode te ranquear mais por isso, porque ele vai ver como um erro.
      É um pouco complicado, mas a gente pode conversar melhor!

      Isso é um link que você pega no próprio youtube, ele vai te dar um código e você só copia e cola! É só jogar no google, “botão de inscrava-se youtube”(: