#28: Dicas de como divulgar o blog

   Meus amores, muitas blogueiras me buscam para tirar dúvidas e, principalmente, pedindo ajuda. Afinal a blogosfera é muito grande, e são tantas possibilidades que as vezes ficamos perdidas, eu mesma ainda tenho muito que aprender. Pensando nisso, e me inspirando em blogs americanos que já fazem isso, resolvi fazer um guia para auxiliar a criação do seu blog, nele vão ter dicas de conteúdo, divulgação, análises de crescimento e entre outros. Tenho certeza que irá ajudar muitos blogueiros iniciantes, e até mesmo os que já são mais experientes.

   Os posts vão ao ar toda terça feira, para encontrar os outros tópicos basta acessar a página principal do guia.

   Vejo muitas blogueiras com dúvidas de como divulgar o blog. E esse é realmente um tópico que merece atenção, pois uma divulgação bem feita é crucial para o seu sucesso, principalmente no início. Nada pior do que passar a imagem de uma pessoa chata e que fica fazendo spam o dia todo. Existem maneiras de fazer publicidades gratuitas e efetivas, basta se dedicar um pouco.

#28: Dicas de como divulgar o blog

1. Redes Sociais.

   Um dos segmentos que mais cresce no Brasil. Através de uma pesquisa feita pelo Twitter, constataram que 27% do tempo gasto na internet é nas redes sociais. É imprescindível o uso delas, principalmente do Facebook, Instagram, Google + e Instagram.

   É uma ótima forma de encontrar novos clientes. Além disso, se usadas corretamente, podem impulsionar o blog a crescer rapidamente. A seguir algumas dicas de como usar as redes sociais ao seu favor:

Publique nos grupos corretos

   Existem vários grupos de divulgação, principalmente no Facebook e no Google+. Porém fique atento as regras, alguns deles possuem dias específicos para publicar posts. E tome cuidado para não spamear, ou seja, postar em muitos grupos diferentes a mesma coisa. O facebook penaliza pessoas que fazem isso.

   Dê preferência para grupos com temas específicos, como por exemplo, posts sobre maquiagem divulgue em grupos que tratam sobre esse assunto.

O uso de hashtags

   As hashtags mais pesquisadas possuem muita divulgação, não apenas no Twitter, mas também no Instagram e no Facebook. Tente ver o assunto que as pessoas mais estão falando ou pesquisando sobre, e as use. Intercale também com hashtags menos procuradas.

Expliquei sobre o uso das hashtags no post como ter mais seguidores no Instagram.

Vídeo marketing

   O vídeo marketing veio com tudo. É uma das maneiras mais eficientes para chamar a atenção dos leitores. Inclusive o Facebook tem investido muito para que seus usuários utilizem vídeo para divulgar suas páginas, sites, blogs e entre outros. Crie vídeos criativos, curtos e objetivos, para que assim você consiga trazer pessoas do Facebook para o seu blog ou canal.
 

2. E-mail marketing.

   A newsletter representa um dos meio de comunicação mais poderosos. É uma forma mais íntima e direta para se ter uma conversa com o leitor, além de ser uma maneira mais eficaz para as estratégias de marketing digital. A lista de e-mail é importante para promover os posts, aumentar o tráfego no blog, aumentar as suas vendas e entre outros.

Saiba como criar uma newsletter no post do Guia Blogosfera.

 

3. Parceria com outras blogueiras.

   O pior erro de uma blogueira é ver as outras blogueiras como concorrentes. Temos que nos unir. Sem dúvida é uma das maneiras mais simples e eficientes de divulgação. Tente procurar parcerias com blogueiras que estejam com um número de acessos parecidos com o de vocês, para não passar a imagem de interesseira.

Comente em outros blogs

   Comentar em outros blogs não é novidade para ninguém. No início ninguém vai conhecer o seu blog, e a chance de alguém acessa-lo é baixíssimo. Eu passava o dia todo comentando em vários blogs com o mesmo estilo que o meu.

   Porém, antes de começar, existem algumas regras que precisam ser seguidas para que esta publicidade gratuita seja benéfica:

    1. Sempre leia o post que está comentando.
    2. Faça comentários relevantes.
    3. Não peça para curtir a sua página ou canal só porque você curtiu o da pessoa.

Faça guests posts

   Trocar parcerias em posts é uma ótima maneira de divulgação. Guests posts são artigos convidados, ou seja, você convida uma blogueira para fazer um post no seu blog, e em troca ela divulga o seu, ou até mesmo você pode fazer um post no blog dela também. Consequentemente, os leitores de uma irá conhecer o espaço da outra.

   Não se limite apenas a guests posts. Vocês podem trocar indicações, fazer fotos de look do dia juntas, colocar fotos em eventos e citar que foram acompanhadas, e entre outras maneiras.

Crie blogagem coletiva

   Neste caso, você e mais algumas blogueiras vão se juntar e definir um tema. Depois, todas irão fazer um post sobre o assunto em um determinado dia. Já participei de muitas blogagens coletivas.

   Por exemplo, eu e mais algumas blogueiras que trabalham com o blog, criamos um grupo chamado “Vida de blogueira”. No final de todo o mês contamos algo sobre a nossa rotina. Tente inovar para chamar mais atenção.

Avise indicações que fizer

   Se você indicar algum blog ou site, sempre mande um e-mail ou até mesmo deixe um comentário avisando. É muito comum as pessoas agradecerem publicamente, e consequentemente o seu blog ganhará mais acessos.

   No meu caso, eu agradeço em todos os posts de mais acessados do mês. Faço uma lista, e cito todos todos os blogs que me indicaram.
 

4. Agregador de notícia & influenciadoras.

   Hoje em dia existem vários portais que reúnem posts de vários blogs. A maioria deles é necessário uma avaliação para entrar, e nem sempre geram melhoras no resultado. Na minha opinião vale a pena tentar, já que não é só porque não deu certo com o blog x que com o seu também não irá dar. Inclusive alguns portais possuem networking, e oferecerem eventos ou até mesmo publipost.

   Exemplos de sites:
    • F*Hits Friends
    • Ocioso
    • MZ.id
    • ModaTrade
 

5. Aprenda a usar o SEO.

   Quer ter acessos através do Google gratuitamente? O SEO é uma forma de aumentar os acessos do seu blog através de um conjunto de técnicas e estratégias de otimização. Isso resulta em um melhor posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google e Bing.

   Pode parecer bobagem para alguns, mas para se ter ideia, atualmente, 49.500 pessoas buscam a frase “como criar um blog” mensalmente no Google. Aparecer na primeira página, rende um grande número de acessos no seu blog gratuitamente.

Para saber mais sobre SEO não deixe de ler o post: otimize o SEO do seu blog.

Possui alguma sugestão?

   Se tem algo que eu AMO receber é dicas de leitores. Qualquer sugestão de conteúdo, ou algum tópico que você acha que deveria estar nesse guia, podem me avisar através do e-mail balmeida@loveiscolorful.com. E não se esqueçam de se inscrever na newsletter do blog.

Me acompanhem: Facebook x Instagram x Youtube x Twitter

Apaixonada por praia e Sol. Tentando aprender a surfar faz uns 3 anos. Sonha em viajar o mundo todo trabalhando com o blog.
Talvez você goste desses aqui também

  1. Acho que uma das minhas dificuldades é divulgar o blog! Vou colocar as dicas em prática! Beijos

  2. Ótimas dicas, Bá! Divulgação é trabalho de formiguinha, mas funciona. Sinto a diferença quando não faço.
    Adoro esse Guia! (tomora que não termine nunca!)

  3. Kaila Garcia 06/09/2016

    Quantas dicas preciosas , Ba! ❤

    http://www.kailagarcia.com

  4. VANESSA BRUNT 06/09/2016

    Você sempre traz enriquecimentos tão deleitosos, Bá! É uma delícia mergulhar em cada temática que agrega, em cada conteúdo que abrange. Você quebra paradigmas e nos relembra o quanto é bom saber que não saberemos de tudo jamais. Sendo a temática das mais debatidas ou não, nas suas elaborações estarão detalhes que são fundamentais de ratificar/relembrar e/ou singularidades das quais não sabíamos. É sempre, inclusive, uma forma incrível de releitura interna, de avaliação crítica para o nosso próprio interior e atos. Preciso reativar noções dos números 4 e 5 e já deixei tudo salvo por aqui. Oba!

    http://www.semquases.com

    • Ba Nassar respondeu VANESSA BRUNT 13/09/2016

      Van, espero que esse posts te ajude a melhorar a divulgação do seu blog. Se possuir qualquer dúvida, pode vir conversar comigo que vou tentar te ajudar (:

  5. Lulu 06/09/2016

    Oi Ba!
    E como faz a diferença uma boa divulgação. Desde que comecei a usar técnicas de SEO, meus acessos aumentaram. Acho fundamental as pessoas saberem comentar, não basta jogar um link e dizer: “Gostei”
    Big Beijos
    blog Lulu on the sky

    • Ba Nassar respondeu Lulu 13/09/2016

      Sem dúvida Lu. Faz MUITAAA DIFERENÇA. Meu blog nem parece o mesmo de um ano atrás haha.

  6. Juliana Azevedo 06/09/2016

    Não sei nem por onde começar a elogiar esse post, Ba! As dicas foram ótimas, vou tá sempre relendo bem direitinho pra não esquecer nada. Beijos!

    • Ba Nassar respondeu Juliana Azevedo 13/09/2016

      Sua linda, muito obrigadaaa, de verdade!!! Se tiver qualquer dúvida, ou precisar de ajuda, me avise (:

  7. Karlyson 06/09/2016

    Salvo tooodas essas tuas dicas! Estão me ajudando muitooo. Obrigado <3

    • Ba Nassar respondeu Karlyson 13/09/2016

      Que booom saber, de verdadeeee!!! Se tiver qualquer dúvida me avise.

  8. Jheinis Duarte 07/09/2016

    Adorei as dicas!

  9. Cassie 07/09/2016

    Puxa muito obrigada tomei conhecimento do seu blog através do Grupo no Facebook em que participo. Comecei agora e ainda não tenho seguidores, mas isso é com o tempo é claro rs. Obrigada pelas dicas, são muito boas!

    • Ba Nassar respondeu Cassie 13/09/2016

      Espero que as dicas de ajudem. Sem dúvida tudo é com tempo!!

  10. Bianca Geisler 07/09/2016

    Primeiro preciso dizer que tu é demais por estar se disponibilizando assim pra ajudar as blogueiras novas (ou não tão novas assim) que admiram você e seu sucesso. Acho demais como você é sincera e querida, viu?
    Sobre as dicas, eu adorei! Não sabia sobre esses portais que reúnem postagens, mas já abri os que você indicou e vou dar uma olhada agora mesmo.
    Muito obrigada, Bárbara <3

    Beijos,
    Bi.

    http://www.naogostodeunicornios.com

    • Ba Nassar respondeu Bianca Geisler 13/09/2016

      Sua linda, muuuito obrigada pelo carinho. De verdade viu? É muito bom ler comentários assim, dá um up sabe?
      Dá uma olhada sim, conheço pessoas que usaram os portais e ajudaram demais.

  11. Mayara Cristina 07/09/2016

    Adorei as dicas! Comecei a fazer a divulgação no Instagram e a utilizar as hashtags e tô vendo uma melhora nos acessos do blog. Os agregadores de notícia eu também não vejo muita diferença no meu blog, tanto que nem divulgo todos os posts lá, só quando lembro mesmo, mas é mais um meio, também acho que vale a pena tentar.

    Bjs,

    Fala Maya!

    • Ba Nassar respondeu Mayara Cristina 13/09/2016

      Os agregadores de notícia também não me ajudaram muito, mas acho que vale a pena a tentar. Até porque o google+ não me ajuda, mas tem muita gente que diz que os acessos do blog dobraram quando começaram a divulgar por ele.
      Fico feliz que tenha gostado das dicas (:

  12. Simone 08/09/2016

    Amo seus posts, sua dicas são ótimas. Acabei de perceber que preciso me empenhar mais em alguns tópicos. <3 Beijos
    Charme-se

    • Ba Nassar respondeu Simone 13/09/2016

      Obrigada sua lindaaa, fico feliz que goste das dicas. Se tiver qualquer dúvida me avise!!

  13. Letícia Cadidé 12/09/2016

    Ba sua linda, obrigada por dividir essas informações conosco, que dicas maravilhosas, sempre estou por aqui no seu cantinho mas esse é meu primeiro comentário. Sério obrigada mesmo, isso me inspira a prosseguir, saber que existem pessoas como você que não são egoístas e que estão dispostas a ajudar os outros, obrigada.
    Se possível venha conhecer meu cantinho também.
    http://www.omundodeamelice.com

    • Ba Nassar respondeu Letícia Cadidé 13/09/2016

      Pode vir comentar mais vezes aqui haha. Qualquer dúvida que tiver, me avise por favor.
      Ter um blog não é fácil, mesmo muitas pessoas achando que é, envolve muita coisa. E eu acho que precisamos nos ajudar mais sabe? Falta isso!
      Vou acessar agora o seu blog fofa <3

  14. Ana Odelli 13/10/2016

    Adorei as Dicas Bá! Comecei meu blog há pouco tempo e tenho bastante dificuldade em divulgar ele! Obrigada pelo help 🙂

    • Ba Nassar respondeu Ana Odelli 16/10/2016

      Que bom que gostou Ana, espero que as dicas te ajude!!!

  15. Rayane Rodrigues 18/10/2016

    gente gente, amei as dicas, tenho algumas dificuldades em divulgar o meu blog. Irei tentar coloca-las em prática.
    Beijos.
    http://www.prosadedesigner.com

  16. Ana Paula 03/04/2017

    Menina Meninaaaa amei seu Post ótimas idéias que eu não conhecia e outras que nem tinha me atentado em melhorar . Acessei quase todos os links . Parabéns

  17. […] Como divulgar o blog gratuitamente […]

  18. Samela Alves 25/05/2017

    Tenho grande dificuldade para divulgar meu blog, é um trabalho que demora para colher os frutos. Usar o SEO ainda é complicadinho pra mim mas devagar estou conseguindo.
    http://www.diferentesou.com.br

    • Ba Nassar respondeu Samela Alves 26/05/2017

      Sim Sam, realmente a gente colhe os frutos mais para frente, mas não se preocupe, continue fazendo o seu trabalho, que em breve virá

  19. Lary Zorzenone 27/06/2017

    Olá
    Eu divulgo meus posts em redes sociais, em grupos de divulgação e adoro cometar em outros blogs. Acho que essa é a melhor forma de divulgar, porque ao menos eu, retribuo todos os comentários que recebo. Adorei as dicas e adorei saber sobre a coluna com dicas. Adoro ler dicas sobre blogs.

    Vidas em Preto e Branco

  20. flavia fernandez 05/07/2017

    olá Ba! adorei os posts sobre o meio de divulgação do blog,como ajudar o blog a crescer e tal. Me ajudou bastante,estou trabalhando muito para fazer meu blog crescer,faltam algumas coisas mas eu vou conseguir seguindo suas dicas..Beijos

    • Ba Nassar respondeu flavia fernandez 06/07/2017

      Flaa, espero que te ajude demaaaais! Mas você está no caminho certo, pesquisando, indo atrás <3

  21. Yuri S 09/07/2017

    Divulgar blog é trabalhoso demais e é muito ruim quando os resultados demoram ou até mesmo não vem, mas temos que persistir. #Força

    http://www.sextadimensao.com/

  22. Laurinha 27/07/2017

    Eu estava realmente me perguntando sobre uma forma mais efetiva de divulgação. Foi aí que descobri essa postagem!
    Eu sempre fui desse mundo da blogosfera. Sempre tive um espaço pra compartilhar coisas que gostaria que chegassem a outras pessoas, o que me fez ficar pulando de galho em galho.
    Hoje possuo um blog onde posto quando a inspiração resolve surgir, mas também não determinei um nicho específico, sabe? Porém, a falta de movimentação por lá – ok, sei que produção gera retorno – acaba desmotivando e me afasta um pouco.
    Adorei o post!