Como escolher o nome do blog — Love is Colorful

Como escolher o nome do blog

43 comentários

   A escolha do nome é um passo muito importante e essencial. Ele é a marca da sua empresa, vai ser por ele que suas leitoras irão reconhecer seu blog, procurar nos sites de buscas e nas redes sociais. Não é uma tarefa fácil e por isso é comum ter várias dúvidas. O post de hoje é com algumas dicas de como escolher o nome do blog.

Ajude o Love is Colorful a crescer, compartilhe este post nas redes sociais!

Não deixe de ler:
5 cursos online para profissionalizar o seu blog.
5 layouts responsivos para wordpress.

Como escolher o nome do blog

Como escolher o nome do blog.

   O principal é você ficar satisfeita com o resultado final, e não escolher por impulso -como eu fiz-. Se ainda está com dúvidas se finalmente encontrou o nome certo, tente mais vezes, você deve achar algo que faça os seus olhos brilharem.

Etapas de criação:

   Criei 3 etapas de exercícios para facilitar a tarefa de escolher um bom nome para o blog. Lembrando, são apenas sugestões e não regras, mas podem te ajudar bastante durante esse processo de criação.

1ª etapa – escreva 10 palavras que descrevam seu blog:

   Pense em tudo que você quer abordar no blog e tente escrever em palavras. Moda? Look? Esmalte? Cabelo? Blush? Base? Viagem?. Vai ser um exercício de brainstorm, onde você vai anotar tudo que vem na sua cabeça, o segredo é deixar a sua imaginação rolar.

2ª etapa – ache palavras que generalizam o que escreveu:

   Depois de ter anotado várias palavras, você vai tentar simplificar. Por exemplo, blush, base e rímel, podem ser simplificadas por maquiagem. Ou até mesmo maquiagem, cabelo, moda, podem ser simplificadas por feminices. Assim você vai conseguir diminuir a sua lista de 10 ou mais palavras em duas ou três, que te trará, de maneira resumida, o que o seu blog aborda ou abordará.

3ª etapa – coloque a sua personalidade:

   Escolha palavras que escreveu na etapa 2 e brinque entre elas, misture coisas da sua personalidade, ou até mesmo da sua aparência que você acha ser marcante. Pense fora da caixa. Por exemplo, eu amo praia, mas falo muita coisa de moda e maquiagem, poderia chamar o blog de “Surfista e Patricinha” ou brincar com algo de “Uma sereia na cidade”.

Dicas úteis:

Escolha um nome relacionado ao tema: o nome precisa se identificar com o conteúdo do mesmo. Escolha algo que marque, seja original e já dê uma ideia de qual assunto é abordado no seu blog. Por isso, você só deve escolher o nome após escolher o tema.
Escolha nomes fáceis de memorizar e escrever: escolher um nome fácil de memorizar é bom para evitar aquela sensação “como era mesmo o nome do blog?”. Por isso a dica é pegar nomes curtos, com palavras simples e de preferência em português.
Pesquise se o domínio está disponível: é importante o nome ser o mesmo que o domínio, facilita no sistemas de buscas e eu acho que faz mais sentido.

Próximos passos:

   Ter um domínio e hospedagem própria trazem alguns benefícios para o seu negócio, e sem dúvida devem ser levados em conta na hora de decidir se vale ou não o investimento. Não sabe do que estou falando, então leia o post onde expliquei o que é domínio e hospedagem.

Compre o domínio e hospedagem através da indicação do Love is Colorful, e ganhe 20% de desconto, clique aqui!

Não deixe de ler:
O que é domínio e hospedagem.
Como ganhar dinheiro com o blog.

Possui alguma sugestão?

   Se tem algo que eu AMO receber é dicas de leitores. Qualquer sugestão de conteúdo, ou algum tópico que você acha que deveria estar nesse guia, podem me avisar através do e-mail balmeida@loveiscolorful.com. E não se esqueçam de se inscrever na newsletter do blog.

   Acompanhe o guia blogosfera para auxiliar na criação do seu blog, nele vão ter dicas de conteúdo, divulgação, análises de crescimento e entre outros.

Me acompanhem: Facebook x Instagram x Youtube x Twitter

Apaixonada por praia e Sol. Tentando aprender a surfar faz uns 3 anos. Sonha em viajar o mundo todo trabalhando com o blog.
  • Isis Tomie 16/02/2016

    E no fim… procurar para ver se os nomes já existem 😉
    Tanto no google, quanto em facebook, twitter, instagram!

    Tivemos muitas dificuldades com o Elefante Voador para padronizar as redes, que no fim, ficaram todas diferentes, mas deu super certo (ufa!).

    • Ba Almeida 07/03/2016

      Nossa, já tinha gente com elevante voador? É o meu já tinha loveiscolorful no face, e colocar loveiscolorfulblog! Ainda bem que no final deu certo para vocês!

  • yasmim 16/02/2016

    Criei o nome do meu blog super por impulso, inclusive ja mudei uma vez, mas ainda assim foi por impulso. Ja pensei em mudar novamente, mas tenho medo de trocar e diminuir os acessos. Enfim, adorei o post.
    http://moda-hoje-em-dia.blogspot.com.br/

    • Ba Almeida 07/03/2016

      Eu também tenho esse medo Yasmim :/
      Acho que quando estiver mais pop, quem sabe… ahahah

  • VANESSA BRUNT 16/02/2016

    O nome do Sem Quases foi muito tranquilo de escolher justamente porque mesclava autoconhecimento com as ideias apresentadas no blog. Esses dois pontos são os cruciais, suas etapas são descrições do caminho certo para direcionar a mente nessas horas, Bá. Espero que traga inspirações para muitos novos cantinhos!

    http://WWW.SEMQUASES.COM

    • Ba Almeida 07/03/2016

      Eu já fui ao contrário, criei o nome do meu por impulso. E gente, hoje sinto vontade de mudar, mas acabo não fazendo isso porque tenho medo de perder acesso sabe? E todos os links estão pra loveiscolorful, ia ser até complicado mudar. Meu youtube, face, tudo com esse nome :/

  • Brian Keo 16/02/2016

    These are awesome pictures, I fall in love with it.

  • Thays Berthollo 16/02/2016

    Por incrível que parece aconteceu comigo, conheci seu blog e no dia seguinte tive um trabalhão para encontra-lo de novo.

    Já começei amando o guia.

    adoro seu Blog Bá, você tem Snapchat ?

    Beijos

    eueminhasvirgulas.wordpress.com

    • Ba Almeida 07/03/2016

      Entãaao, por isso que não recomendo nome em inglês!! Tem que pensar, e não criar com impulso igual eu fiz!!!!!! Fico feliz que tenha gostado. Por enquanto só tenho insta, na verdade até tenho snap, mas não sei qual é o meu hahaha, não uso ):. Mas em breve pretendo usar e aviso aqui no blog!
      Obrigada pelo carinho fofa.

  • vanessa 16/02/2016

    Me arrependi um pouco depois que escolhi o nome do Jujubas, mas agora já desencanei porque tinha haver com o momento que eu tava quando escolhi.

    http://www.jujubasdosdezoito.com.br/

    • Ba Almeida 07/03/2016

      É então, eu também me arrependi, mas agora me conformei já HAHAH

  • Carla Gabi 16/02/2016

    Eu também escolhi o nome do meu blog por impulso e o resultado foi ter de mudá-lo! Mas depois, a marca se registrou e eu me identifiquei finalmente! <3
    Bjjs!
    http://paraliseiobico.blogspot.com.br/

    • Ba Almeida 07/03/2016

      Entãao, eu acabei não mudando e agora o canal do youtube tem o nome, a página da fanpage. Então tenho medo de perder acessos e talz. Me acostumei né haha

  • Nay Bianchi 16/02/2016

    Excelente post!
    Eu já troquei o nome do blog 3 vezes, e realmente atrapalha um pouco no crescimento e divulgação, por isso como você disse é preciso pensar bem, mas em contrapartida, a troca do nome deu um novo AR para o blog, pois tornei ele mais pessoal.
    Suas dicas foram ótimas e se as tivessem visto antes, não teria trocado o nome tantas vezes! Hahahah

    Nay Bianchi | http://naybianchi.blogspot.com.br
    Bjoos!

    • Ba Almeida 07/03/2016

      Três vezes? Caraca, bastante coisa. Mas o bom de colocar nome é que não tem erro.
      HAHAH eu precisava dessas dicas antes de ter criado o meu!

  • Lulu 16/02/2016

    Babi
    Quando criei o nome do meu blog foi por impulso sendo que o correto seria Lulu in the Sky ao invés on the sky mas quase 13 anos com esse nome, acho um pouco tardio mudar sendo que a blogosfera me conhece assim.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    • Ba Almeida 07/03/2016

      A siiim, eu estou 1 ano e meio e já fico sem coragem de trocar. Até porque eu acostumei, e nem lembro que está errado, pensei até que tivesse feito de propósito hahaha

  • Alice Farias 16/02/2016

    Boas dicas, sinto muita falta de blogs mais pessoais, sou da época mais antiga de blogueiras, mas hoje existem uma variedade bacana de blogs.

    Beijos!

    • Ba Almeida 07/03/2016

      hhahaha siim, eu também era da época antiga, meus layouts era de anime <3 Era tão bom.
      Mas eu acho legal mudar, mas que as vezes dá saudades, dá haha

  • Sérgio Santos 17/02/2016

    Muito boas essas dicas. Bjs e boa semana.

  • Camila Rech 17/02/2016

    Ótimas dicas, quem dera eu tivesse lido esse post antes de criar o meu huahuahuahuahua
    Ele ainda representa o que sinto, mas sinto que isso vai chegar ao fim em algum momento.
    Enfim… ótimas dicas para quem está começando!

    Meninices da Vida

    • Ba Almeida 07/03/2016

      Ai Ca, o seu é ótimo! Eu não gosto do meeeeu, é em inglês, e Love é tão infantil eu acho hahahaah. Por isso resolvi dar essas dicas!

  • Isabela Barboza 17/02/2016

    As dicas são maravilhosas e realmente temos que pensar muito sobre o nome. Depois do layout é a coisa que mais vai marcar no visitante. Eu mesma tive muita dificuldade de escolher o nome. Já passei por 2 e finalmente sinto que esse o que mais me identifiquei e que não fique preso a 1 assunto. Tipo só moda ou só textos.
    Adorei o post. Beijos.

    http://www.putzisah.com.br/

    • Ba Almeida 07/03/2016

      Siiim, sem dúvida. Eu criei por impulso, e queria ter tido umas dicas antes sabe? É algo que a gente não pensa antes de criar, está toda animada né? Não pensa que é uma etapa tão importante.

  • Gabriela Lira 17/02/2016

    Outra dica é evitar ficar usando hífen e números, eu geralmente tenho dificuldade de lembrar de blogs assim.O mais importante, como você mesma falou,é pensar fora da caixa.Ter o nome do blog atrelado ao assunto e à nossa personalidade é maga importante.

    Beijãoo ^^

    Poesia em Transe

    • Ba Almeida 07/03/2016

      Verdadeeeeeeeeee, nossa, número então… esquece.
      Aiai, queria eu pensar em algo legal e ser fácil de mudar aqui <3 haha

  • Lysia Ribeiro 19/02/2016

    Ameeeei essas dicas. E isso de “Sereia na Cidade” foi muitoooo bom. Se você mudar o nome do blog, poderia usá-lo, haha. Ah, e, na minha opinião, seria melhor você mudar logo agora do que depois, pois as pessoas já vão se acostumando. Apesar disso, amo o nome Love Is Colorful, que, apesar de ser em inglês, é fácil e bem inspirador.
    Eu queria muito um post desses antes de criar o meu blog. Coloquei o meu nome e adoro isso, porque assim posso falar de tudo que eu gosto, tudo relacionado a mim e ter uma “marca” com meu nome, que eu sempre quis. Mas eu sempre tenho aquela sensação de: queria muito um nome criativo no meu blog. Se eu tivesse lido esse post no ano passado, com certeza, teria inspirações para colocar um nome bem criativo e lindo nele, haha.
    Sumi um pouco daqui nas últimas duas semanas, mas acompanho todos os posts pelo Bloglovin’. Apesar da super falta de tempo, continuo sua super fã. <3 <3 Estou suuuuper ansiosa pelos outros posts do projeto e pelos da Newsletter. 😀
    Mil abraços, Lysia Ribeiro

    • Ba Almeida 09/03/2016

      Ai então Ly, o problema é que o facebook e youtube não deixariam eu mudar o nome da fanpage e do canal. Ai fico desanimada sabe? E se você tem um canal grande, eu sei que tem algumas exceções, quem sabe ai daria para mudar sabe?
      HAHAHAHA Sereia na Cidade ficou legal né?
      Colocar o nome é booom, porque é o seu nome sabe? AHAHA dá pra falar de tudo.
      Sua fooooooooofa, muito obrigada pelo seu carinho. Enviei uma newsletter ontem, e tinha conteúdo para download!

  • Thais Brandão 16/03/2016

    Aiii, isso ainda é o que me deixa desconfortável, eu sempre quero trocar o nome, mas ai vem mil pensamentos…

    • Ba Almeida 05/04/2016

      HAHAHAH eu queria trocar o meu, mas agora já estou acostumando!

  • Karen 17/03/2016

    Ver no Google é muito importante. Lição aprendida, já que eu escolhi o nome, consegui registrar .BR e .com, fazer fanpage e insta e só depois de lançar meu blog descobri que uma Chef da minha cidade inclusive, usa o nome do meu blog como slogan. O face dela é muito parecido com o meu, e agora que estou crescendo tem clientes dela mandando mensagem no meu face. Nem sei o que fazer, gosto tanto do meu nome. http://Www.muitoalemdacozinha. com

    • Ba Almeida 07/04/2016

      Nossa jura? Isso é um saco mesmo, mas o seu nome é muito bom. E ai é falta de atenção das pessoas mesmo. Mas é um saco né?

  • Muito bom pensar sobre o nome do blog.
    O nome do meu blog veio de um texto que eu já tinha escrito. http://somelhora.com.br/index.php/2015/09/15/sou-a-melhor-mae-que-eu-posso-ser/

    • Ba Almeida 07/04/2016

      Sem dúvida é bom, eu queria muito ter pensado mais sabe? E por isso acho bom dar esse conselho.

  • Priscila 18/03/2016

    Estou começando a montar o meu e já estou amando e louca pelas próximas dicas.
    Um super beijo e muito sucesso <3

    • Ba Almeida 07/04/2016

      Não esquece de vir aquuiii e me mostrar o seu blog heim!

  • Fernanda 23/05/2016

    Brisa da Tarde não tem… rsrs… Tem nomes de músicas e outras coisas, mas blog mesmo não…

    Beijinhos

    • Ba Almeida 05/07/2016

      hahahha brisa da tarde é bom. Ai quero o meu em português logo aheuhe

  • Alessandra 29/07/2016

    POR FAVOR ME DA UM NOME P MEU BLOG,SOU INICIANTE POREM VI QUE VOCÊ TEM MUITO BOM GOSTO E ME INSPIREI EM VOCÊ PARA FAZER MEU BLOG SÓ PRECISO DE UMA IDEIA DE NOME A ELE,VOCÊ PODERIA ME AJUDAR?!
    obs meu blog pretendo falar sobre moda,cabelo,dicas enfim de tudo um pouco!
    adoro você…

Me siga no instagram: @babsnassar