Como migrar do Blogger para WordPress — Love is Colorful

Como migrar do Blogger para WordPress

6 comentários

   Criei um passo a passo ensinando como criar um blog no wordpress.org, feito especificamente para quem está começando do zero. O tutorial de hoje é feito para quem já tem um blog, expliquei detalhadamente como migrar do Blogger para WordPress.

   Se você quer criar um blog no WordPress.org gastando pouco, a Hostgator pode ser a sua resposta! Além de ser uma das melhores empresas de hospedagens, você consegue criar um blog a partir de R$ 7,19 por mês com link exclusivo do Love is Colorful de 40% de desconto.

Por que migrar para o WordPress?

   Hospedagem gratuita não é ruim, mas definitivamente não é a melhor opção para quem quer investir em um blog rentável. O Blogger, assim como o Wix e WordPress. com, são hospedagens grátis, que disponibilizam algumas funcionalidades básicas para a criação de um blog! Além disso, quando hospedado em uma hospedagem grátis o seu blog não é seu, e pode ser deletado a qualquer momento -apesar de ser algo raro-. Inclusive conheço pessoas que tiverem o blog deletado e a empresa não explicou o motivo, simplesmente deletaram tudo!

   Já o wordpress.org é um CMS (programa de gerenciamento de conteúdo) que vocês instala na sua hospedagem própria -por isso a necessidade do investimento em uma hospedagem-, e é uma das ferramentas mais eficaz para a criação de blogs e sites, pois te oferece inúmeras funcionalidades. Costuma ser utilizado por aqueles que queiram um blog mais profissional e com maiores recursos.

   Se você quer um blog mais profissional você precisa se destacar e para isso precisamos investir em ferramentas que nos possibilitam isso. Abaixo alguns benefícios do WordPress.org:

Biblioteca de temas: é impressionante o número de temas que são disponibilizados na internet, sejam eles pagos ou gratuitos. Seja para portfólio, para e-commerce, revista e assim vai. A quantidade é MUITO maior do que a do Blogger.

Plugins: na minha opinião, um dos melhores benefícios que pode existir. Eles facilitam demais a nossa vida, e o melhor de tudo: existe plugin de tudo que você possa imaginar. Plugin para criar um e-commerce, para bloquear spam, para ter um botão de topo na lateral do blog, para slideshow, para melhorar sua busca no Google, para compartilhar os posts nas redes sociais, para os posts mais acessados, para o Google Analytics, e assim vai.

Segurança: sites e blogs maiores sempre são alvos de pessoas com más intenções, e porque não se preocupar com seus dados desde o início? O WP é um exemplo no quesito segurança, inclusive já ganhou prêmios.

   Pode ter certeza que suas oportunidades de monetizar o blog aumentarão ainda mais com uma hospedagem!

Ajude o Love is Colorful a crescer, compartilhe este post nas redes sociais!

Não deixe de ler:
5 layouts responsivos para wordpress pagos.
6 ferramentas que toda blogueira deveria utilizar.

Como migrar do Blogger para WordPress

Como migrar do Blogger para WordPress.

1. Escolhendo o domínio e a hospedagem:

   Depois de ter decidido migrar para o WordPress, o primeiro passo na criação de um blog é a escolha do plano de hospedagem, e a Hostgator oferece planos iniciais com ótimo custo/benefício. Além disso, a empresa oferece suporte altamente profissional 24/7, backup automático, armazenamento alto e transferência ilimitada.

   Para quem está começando, aconselho escolher o plano P, pois possui um custo de apenas R$ 7,19 por mês (apenas pelo link exclusivo do blog – 40% de desconto por tempo LIMITADO, aproveitem) e quando precisar de um plano melhor poderá ser feito um upgrade com facilidade. Além disso, a Hostgator oferece ciclos de pagamentos diferentes, o ciclo trienal é o que apresenta o maior desconto. Particularmente aconselho escolher pelo menos o plano anual, caso tenha certeza que deseja seguir com o blog, pois já terá um desconto considerável!

Siga o passo a passo abaixo para realizar a compra da sua hospedagem e domínio (caso não tenha):

1. Acesse a Hostgator e escolha o ciclo de pagamento no plano P;
2. Aperte “Contrate agora” e espere a página carregar;
3. Caso você não tenha um domínio informe qual você deseja, caso contrário selecione “Vou usar um domínio já existente”;
4. Escreva suas informações pessoais e de pagamento;
5. Finalize sua compra.

 
   Caso tenha alguma dúvida, entre em contato comigo por e-mail “balmeida@loveiscolorful.com”, ou entre em contato no chat do site da Hostgator.

2. Configurar o seu domínio antigo com a hospedagem nova:

Atenção: caso você tenha comprado o domínio na Hostgator você pode pular está etapa

   Caso você tenha já tenha um domínio no blogger, será necessário fazer a alteração no nameserver. Ou seja, explicar para o domínio que agora você tem um novo blog, e quando acessá-lo tem que abrir este novo. Mas não se preocupe, o processo é super simples e rápido.

1. Acesse o site responsável pelo seu domínio;
2. Selecione o domínio que você quer alterar;
3. Selecione para alterar o nameserver ou DNS”;
4. Altere as informações do nameserver 1 e 2 de acordo que foi enviado para o seu e-mail após a compra da hospedagem. Será algo parecido com: Nameserver 1: ns.hostgator.com.br; Nameserver 2: ns.hostgator.com.br.

 
   Vale lembrar: após isso é só esperar a alteração ser feita. O processo pode demorar até 24 horas, espere este tempo para então passar para o próximo passo.

   Caso tenha alguma dúvida, entre em contato comigo por e-mail “balmeida@loveiscolorful.com”, ou entre em contato no chat do site da Hostgator.

3. Instalando o WordPress.org na Hostgator:

   A instalação é super fácil de se fazer, e não é necessário nenhum conhecimento técnico. Basta acessar o cpanel do seu blog, o link será enviado para o seu e-mail após a confirmação de pagamento da hospedagem. E selecionar “Softaculous Apps Installer”.

Como criar um blog no wordpress.org pela Hostgator

   Escolha para instalar o WordPress e configure na aba “instalar”da seguinte maneira:

Diretório: deixe em branco;
Admin Username: configure um usuário para acesso ao WordPress;
Admin Password: configure uma senha para acesso ao WordPress;
Admin Email: configure o e-mail para caso se esqueça da senha/usuário;
Select Theme: selecione um layout temporário.

   Para finalizar clique em “instalar”.

4. Como migrar os posts e comentários:

   Para fazer a migração, vamos ter que configurar os links permanentes do blog. Para isso, no menu esquerdo do WP, selecione Configurações > Links Permanentes. Na sessão Configurações Comuns selecione “estrutura personalizada” e cole o seguinte código:

• /%year%/%monthnum%/%postname%.html

   Em seguida, instale o plugin (menu esquerdo do WP > Plugins > Adicionar Novo, : Blogger Importer Extended. E siga os passo de instalação:

1. Vincule com a sua conta do blogger;
2. Selecione o blog que quer importar;
3. Selecione o usuário;
4. Clique “assign” para finalizar.

   Atenção: se o seu blog tiver muitos posts e comentários, a migração pode demorar algumas horas!

Não deixe de ler:
4 grupos no facebook para blogueiras trocarem experiência.
Como ganhar dinheiro com o blog.

   Espero que este passo a passo de como migrar do Blogger para WordPress te ajude, deixe sua pergunta aqui nos comentários caso tenha qualquer dúvida!

Apaixonada por praia e Sol. Tentando aprender a surfar faz uns 3 anos. Sonha em viajar o mundo todo trabalhando com o blog.
  • Tamara 01/03/2018

    Ei Bah! Eu estou começando a pensar na possibilidade de migrar para o wordpress. Me inscrevi no seu curso e vou ver todos os passos que preciso tomar. Obrigada pelas dicas.
    Beijos
    Tamara
    tamaravilhosamente.com

    • Ba Nassar 01/03/2018

      Oiii Ta, eu acho que vale MUITO a pena. Claro que não é só isso que vai fazer o seu blog bombar, longe disso, depois é necessário procurar por layout de qualidade, seja gratuitos ou pagos (no wordpress possuí uma variedade ENORME!

  • Bruna Alves 02/03/2018

    Gostei muito do post.
    E como eu faço com o domínio do blog? Fica fácil fazer a alteração?

    • Ba Nassar 02/03/2018

      Fico feliz que tenha gostado, espero que te ajude <3
      Então, é super fácil a alteração. Este é o passo 2 do tutorial, ele é feito apenas para quem já tem um domínio. Vou até dar uma alterada porque posso não ter me explicado direito!

  • Cimyck Silva 05/03/2018

    Olá,
    Obrigada pelo post.
    Criei um blog no WordPress.com e gostaria de saber qual a diferença e como fazer para migar.

    Obrigada
    Beijinhos

    • Ba Nassar 05/03/2018

      Fico feliz que tenha gostado!

      O WordPress.com, assim como o Blogger, é uma hospedagem gratuito e na minha opinião É MAIS limitada ainda, a maioria dos recursos tem que pagar para utilizar! Enquanto o wordpress.org é tudo gratuito, desde que esteja usando uma hospedagem própria.

      A migração é super fácil de ser feita, inclusive, vou criar um post sobre isso para ajudar. Só que basicamente, você vai em: Configurações > Tab Exportar, e clicar em EXPORTAR TUDO. Isto vai gerar um arquivo, que você irá salvar no computador. No WordPress: Ferramentas > Importar > WordPress e vai selecionar o arquivo que você salvou do WordPress.com. E pronto 😀

      Se você tiver qualquer dúvida, pode entrar em contato comigo pela fanpage do facebook que te ajudo (: