Como trabalhar de casa e continuar produtivo

   Meus amores, muitas blogueiras me buscam para tirar dúvidas e, principalmente, pedindo ajuda. Afinal a blogosfera é muito grande, e são tantas possibilidades que as vezes ficamos perdidas, eu mesma ainda tenho muito que aprender. Pensando nisso, e me inspirando em blogs americanos que já fazem isso, resolvi fazer um guia para auxiliar a criação do seu blog, nele vão ter dicas de conteúdo, divulgação, análises de crescimento e entre outros. Tenho certeza que irá ajudar muitos blogueiros iniciantes, e até mesmo os que já são mais experientes.

   Os posts vão ao ar toda terça feira, para encontrar os outros tópicos basta acessar a página principal do guia.

   A produtividade pode ser muito grande trabalhando em casa, já que não se gasta tempo com o traslado. Porém, pode ser difícil se manter produtivo com todas as distrações. É necessário muito foco, e organização para atingir suas metas.

Como é trabalhar de casa.

   Trabalhar em casa é uma experiência incrível, mas não é tão divertido quanto a maioria das pessoas pensam. Pode ser difícil se manter produtivo com todas as distrações, seja, a netflix, a família, animais de estimação e entre outros. E se não tomar cuidado o resultado poderá ser desastroso.

   Para trabalhar de casa e continuar produtivo, é necessário descobrir o que melhor funciona para você. Por exemplo, existem pessoas que trabalham melhor acordando cedo, já outras preferem trabalhar de madrugada.

Como trabalhar de casa e continuar produtivo

Como aproveitar o tempo e ser produtivo.

   Não existe uma regra, porém existem alguns truques que aumentam a sua produtividade. Pode demorar um pouco para essas pequenas mudanças fazerem parte da sua rotina, mas a longo prazo elas fazem uma grande diferença:

Tenha um local para trabalho dentro de casa

   Tenha um ambiente reservado para o trabalho. É um erro comum no início, queremos aproveitar esse novo estilo de vida e trabalhamos deitada na cama, ou de pijama no sofá com a tv ligada. A verdade é que isso não é uma boa maneira de se manter produtivo.

   Mesmo em ambientes pequenos, como é o meu caso, não é necessário reservar um quarto todo para ser seu escritório. Um canto da casa já é o suficiente. É uma maneira de treinar seu cérebro a diferenciar o “estou em casa” e o “estou no trabalho”.

Organização é tudo

   Se você trabalha em casa, é necessário ter uma agenda. Primeiro, descubra qual o horário mais produtivo para você. Leve em conta a sua rotina, hábitos de quem mora com você, e entre outros. Por exemplo, eu vou na academia de manhã, então só começo a trabalhar depois desse horário.

   No início da semana, organize todas as atividades que você tem que fazer em cada dia da semana, e quanto tempo você terá para realizá-las. Existem ferramentas que te ajudam, eu gosto bastante do Google Agenda.

   Organização não se limita apenas na sua agenda. Manter o ambiente de trabalho arrumado é muito importante, um local bagunçado diminui a nossa produtividade, além disso, perdemos mais tempo para procurar coisas que precisamos.

Fuja das distrações

   O maior vilão para trabalhar de casa e continuar produtivo. Deixe o celular longe, não ligue a tv, e nem pense em abrir o Facebook. Separe um tempo para isso. É muito fácil se distrair, as vezes você abre uma notícia e acaba vendo várias.

   Outra grande tentação vai ser o Netflix, mas seja forte. Foque o seu tempo de trabalho para trabalhar, e, consequentemente , a sua hora de lazer virá depois.

Faça pausas

   Trabalhar de casa não quer dizer que você iráficar 12 horas trabalhando dentro do seu escritório, sem olhar para os lados. Segundo Travis Bradberry, o ideal é trabalhar por 1 hora e descansar por 15 minutos e confesso que isso funciona comigo. Normalmente depois de uma hora concentrada, eu sinto uma necessidade de parar, e começo a me distrair com mais facilidade. Quando dou essa pausa, estou preparada para me concentrar por mais 1 hora sem distrações.

Tenha um horário para parar

   Trabalhar mas de 15 horas por dia não é sinônimo de produtividade. O ideal é você definir um horário para parar e cuidar também da sua vida pessoal. Aproveite e faça o que gosta, não tenha medo de assistir aquela série que você estava com tanta vontade no Netflix.

Trabalhar em casa também é uma rotina.

   A gente tem essa ideia de que trabalhar em casa é fazer a hora que quer, e realmente isso é verdade. Posso viajar, ir em eventos, tomar Sol e entre outros quando eu quiser. Mas a nossa produtividade aumenta quando temos uma agenda, por isso a importância de criar uma rotina.

   Trabalhar de casa e continuar produtivo é possível, mas é importante que você coloque essas atividades em práticas. Pode levar algum tempo, eu mesma demorei 8 meses. Mas elas compensam, e muito.

Possui alguma sugestão?

   Se tem algo que eu AMO receber é dicas de leitores. Qualquer sugestão de conteúdo, ou algum tópico que você acha que deveria estar nesse guia, podem me avisar através do e-mail balmeida@loveiscolorful.com. E não se esqueçam de se inscrever na newsletter do blog.

Me acompanhem: Facebook x Instagram x Youtube x Twitter

Apaixonada por praia e Sol. Tentando aprender a surfar faz uns 3 anos. Sonha em viajar o mundo todo trabalhando com o blog.
Talvez você goste desses aqui também

  1. Simone 30/08/2016

    ótimas dicas, elas servem também para quem estuda em casa. É necessário bastante disciplina e saber ponderar o tempo. Beijos <3
    Charme-se

  2. Michelle 30/08/2016

    Muito boa as dicas, vou utilizar algumas! =)
    Beijoos

  3. Bia Martins 30/08/2016

    Bá, adorei as dicas! Eu me distraio super fácil e preciso me organizar mesmo pra trabalhar em casa.
    Também funciono melhor malhando pela manhã e trabalhando depois disso. Anotar tudo me ajuda muuito, sempre que não anoto me perco e me distraio. Netflix é difícil, nas últimas semanas que estava doente acabei me apegando haha.

    beijo
    http://www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz
    Siga também o instagram do blog @blogbelatriz.

  4. Gostei muito do post!
    No início, eu trabalhava no blog das 7 da manhã as 7 da noite mas depois percebi que não era saudável 🙂
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

  5. Kaila Garcia 30/08/2016

    Amei suas dicas! Estou me acostumando agora com essa rotina de trabalhar em casa, meu maior defeito é não saber a hora de parar e não conseguir desgrudar do computador, suas dicas ajudaram e muito Ba!

    http://www.kailagarcia.com

  6. Regiane 30/08/2016

    Aah Bah tenho uma distração que é impossivel de se livrar até pq o amo muito, aproveitos suas sonecas pra cuidar do blog e ir visitar alguns blogs, pq tenho sempre que ficar de olho no meu bebe <3 não conhecia o google agenda, valeu a dica irei começar usar <3

  7. Fany 30/08/2016

    Comecei a trabalhar em casa faz mais ou menos um ano, não só com o blog, mas também com a fotografia, e olha, já me atrasei muito por falta de responsabilidade, simplesmente entrava né netflix e assistia vários ep de seriados, mas fui tomando jeito e melhorando esse aspecto a cada dia, cada dica que você deu é muito importante seguir se não as coisas não funcionam. Adorei o post Bá, a guia blogosfera está demais. Beijão <3

    http://www.mundodefany.com.br

  8. Luana 30/08/2016

    amei o post e as dicas! tô precisando muito me organizar!
    às vezes não faço nada pro blog nem pro meu trabalho, tá complicado!

    xoxo
    Guria do Século Passado

  9. VANESSA BRUNT 30/08/2016

    Delícias de tópicos e dicas, Bá. Servem para quaisquer projetos e acrescem motivações. A questão das pausas é fundamental! Tem um curta que adoro demais e que a sua abordagem me relembrou de. É esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=J0iv3TqJBV8

    Adorei as elaborações, como sempre.

    http://www.semquases.com

  10. Eduarda Lins 31/08/2016

    Bárbara, sempre achei que eu não daria muito certo para trabalhar em casa pq me distraiu muito com tudo e acabo procrastinando. Mas ainda penso que quero fazer isso kkkk Eu sempre me organizo com relação a leituras, estudos e tudo mais. Quando eu paro e me determino, sempre consigo fazer.

    Amei as dicas, algumas eu não seguia, não, mas vou começar a seguir. E estarei sempre aqui para conferir as outras dicas ♥

    Bjs, liinda!

    http://www.eduardalins.com.br

  11. Muito legal!
    Concordo com várias das coisas que você disse, principalmente o conselho sobre evitar distrações. Eu aprendi isso na marra no ano passado. Por causa da faculdade, estou sempre lendo muitos textos acadêmicos, a maioria deles em PDF, porque nem sempre tenho dinheiro para pagar pela xerox. E aí, já sabe, né? Eu abria o texto no computador, mas deixava abertos também o facebook, o blog, o youtube, o e-mail, o twitter, o whatsapp… E ficava o tempo todo parando! No final, levava um tempão lendo (ou as vezes nem conseguia terminar), não entendia direito, não conseguia fazer anotações e ficava super cansada. Um dia, eu experimentei uma medida drástica: desliguei o Wi-Fi! Não me lembro o tamanho do texto, mas sei que li tudo em menos de uma hora, fiz fichamento, e depois que fiquei com o resto da tarde livre para me divertir. Depois disso, sempre que preciso fazer alguma leitura mais séria e complicada, eu tento fazer desse jeito.

  12. Sabrina Galdino 01/09/2016

    Olá Bárbara! o seu blog é um amorzinho, sempre com post de qualidade!
    Estava com esses problemas de distração e resolvi criar uma rotina para o blog, deixar tudo organizado para não faltar conteúdo e investir mais no blog, melhorar cada vez mais.
    Suas dicas são de muita utilidade!
    Bjos!

  13. Bruna Bussular 01/09/2016

    Gostei do Netflix! Acho que sou de outro planeta, porque eu consigo pagar isso e não abrir pra assistir nenhuma vez! rs
    Mas amei cada dica Bah! Embora quando se faz faculdade, seja casada, possua três cães, seja filha única e ainda trabalha fora, a gente tenta manter um blog porque realmente ama! haha

    Beeeeijos
    Bruna Bussular – Wellness Lifestyle Blog

  14. Mafê 02/09/2016

    preciso aprender a trabalhar melhor. as distrações ainda me roubam o dia todo hahahah
    quando me dou conta, já foi

    amei as dicas ♥

    • Ba Nassar respondeu Mafê 13/09/2016

      hahhaha eu sei como é. Elas também roubam muito do meu tempo ):

  15. Isabela 06/09/2016

    Quanto tempo não entro aqui <3
    O layout tá lindo *-*
    Adorei o post, tava precisando para poder me organizar.
    Beijos.

    • Ba Nassar respondeu Isabela 13/09/2016

      Obrigadaaa sua linda, que bom que gostou. Nossa, faz muita diferença, ainda estou aprendendo!