Comentei diversas vezes aqui no blog sobre como eu acho importante ter experiências internacionais e quão importante é investir em um intercâmbio. Inclusive já compartilhei algumas das minhas experiências e dicas de viagens anteriores, desde como escolher uma empresa de turismo até países que falam português, para quem não sente confiança em ir para um país onde ainda não domina a língua.

   Anteriormente, também citei alguns bons motivos que fazem um intercâmbio valer a pena, mesmo sendo curto -de apenas um mês geralmente. E como muitos de vocês se interessaram, pensei em expandir um pouco e mostrar alguns países para ter este tipo de imersão mais rápida, com pouco tempo de duração!

Não deixe de ler:
Intercâmbio de um mês vale a pena?.
Casa de família ou residência estudantil.

Destinos internacionais para intercâmbios curtos

Destinos internacionais para intercâmbios curtos.

   Como o principal foco de intercâmbios mais curtos deve ser experimentar e absorver o máximo possível da língua e da cultura do lugar, escolhi três países com línguas diferentes que tem grandes festivais e tradições culturais -junto dos meses do ano em que elas acontecem- para garantir que seja possível mergulhar de cabeça!

Alemanha:

   Um dos principais destinos europeus, a Alemanha é um dos países de primeiro mundo com maior foco em educação de qualidade com cursos de curta, média e longa duração e a “eficiência alemã” é reconhecida internacionalmente como modelo a ser replicado. O país conta com a distribuição de diversas bolsas de estudo parciais e completas para diversos cursos relacionados a negócios, ciências e alemão – que, com certeza, é o melhor foco para intercâmbios curtos! – e é uma das nações com o maior número de estudantes internacionais.

   Apesar da Oktoberfest brasileira crescer cada vez mais e até ter ganho uma edição em São Paulo, definitivamente vale a pena visitar a Alemanha durante o mês de outubro para experimentar o tradicional festival em primeira mão. Todas as pessoas que eu conheço que foram dizem que é algo simplesmente inesquecível!
    • Época do ano: Outubro.

Irlanda:

   A Irlanda é um daqueles países maravilhosos que praticamente todo mundo já ouviu falar mas poucas pessoas realmente acabam indo! Isto deveria mudar, o país tem algumas das cidades mais lindas e populações muito acolhedoras! Dublin é internacionalmente reconhecida por suas lendárias rotas de pub crawls, e passar um período na cidade durante o mês de Março, durante o St Patrick’s Day -que ao contrário do que o nome indica sempre dura muito mais que apenas um dia- é uma das experiências mais incríveis!

   Outro ponto superpositivo é que não são apenas os pub crawls que são feitos a pé! É possível fazer praticamente tudo que se quiser em Dublin andando e utilizando o excelente sistema de transporte público.
    • Época do ano: Março.

Espanha:

   A Espanha é o principal destino europeu para estudantes que queiram fazer imersões completas em espanhol. Além de diversas atrações culturais e de ser o lugar que inventou a siesta -simplesmente a melhor tradição pós-almoço do planeta-, o país conta com um povo caloroso espalhado por diversas cidades bem desenvolvidas.

   Muitos estudantes brasileiros viajam para as principais cidades espanholas, especialmente Madri. Uma possibilidade é escolher uma cidade como Valência, que além de não ser um destino muito procurado, conta também com diversos programas culturais -de museus até um planetário- super interessantes!

   Além disto, a menos de cinquenta km de Valência fica a cidade de Buñol, onde há mais de setenta anos acontece a La Tomatina, uma tradição que ocorre no mês de agosto e é conhecida como a maior guerra de tomates do mundo! Após uma semana inteira cheia de festivais repletos de feiras e outras atividades ao ar livre, mais de vinte mil pessoas se reúnem para jogar tomates umas nas outras.
    • Época do ano: Agosto.

Apaixonada por praia e Sol. Tentando aprender a surfar faz uns 3 anos. Sonha em viajar o mundo todo trabalhando com o blog.
  1. Mari 17/10/2017

    Eu queria mesmo um intercâmbio nos EUA. Tem uma escola de culinária maravilhosa por lá! <3
    Mas esses destinos estão bem legais também, Bá!
    Beijo!