Intercâmbio de um mês vale a pena?

   Meeeus amoores, eu já falei aqui no blog sobre a minha experiência no exterior. Inclusive já dei algumas dicas para quem está pretendendo fazer intercâmbio, como por exemplo, qual empresa escolher e a diferença entre casa de família e residência estudantil. E se tem algo que as pessoas sempre me perguntam é: intercâmbio de um mês vale a pena?

   Minha resposta é sempre é a mesma. Todo mundo precisa ter uma experiência internacional, e não digo apenas como turista. Ter a vivência de ser um local em outro país nos faz amadurecer demais, a sair das asas dos nossos pais, conhecer novas culturas e assim vai. Então se você é daqueles com uma vida muito ocupada, que dispõem apenas o período de férias para viajar ou até mesmo que possuí filhos aqui e não pode ficar muito tempo longe, então vai. Se joga. Porque pode parecer pouco tempo, mas não é. Tenho muita história para contar e ninguém acredita que tudo aconteceu em apenas um mês.

   Claro que, neste caso, você já tem que ter uma experiência na língua extrangeira. Você não vai conseguir aprender do zero, mas vai conseguir aperfeiçoar e melhorar a sua confiança na hora de falar. Minha opinião é, seja qual for o tempo, é uma experiência única e vale a pena.

   Separei cinco dicas para quem quer fazer um mês no exterior:

  
1. Ter uma base mínima do idioma.

   Como falei antes, é muito difícil aprender do zero uma língua nova em apenas um mês. Conheci pessoas que fizeram, e claro que aprenderam um pouco. O que acontece é que quando a pessoa finalmente começa a aprender e a se comunicar sem ser por mímica, ela tem que ir embora. E por sem um investimento caso, é melhor ir com uma base. Assim esse um mês vai servir para melhorar e te trazer mais confiança.

  
2. Escolher um curso com mais carga horária.

   No primeiro intercâmbio de um mês que eu fiz, escolhi o semi intensivo. Ou seja, alguns dias da semana eu tinha aula até o final da tarde. E era muito bom, me ajudou demais. Claro que as vezes me dava vontade de sair e ir conhecer um lugar novo com o pessoal, mas eu estava focada em melhorar meu nível de inglês.

  
3. Não andar com brasileiros.

   Essa dica vale para qualquer situação. Você pode ficar 1 mes ou 1 ano. E não vou mentir, meu grupinho eram quatro brasileiras. Mas evitávamos andar só nas quatro, pois se tivesse algum gringo junto, eramos obrigadas a falar inglês para não deixar a pessoa isolada. Ou mesmo quando ficávamos sozinhas, tentávamos combinar de falar apenas em inglês, as vezes funcionava hahaha.

  
4. Prestar atenção em vocabulário do dia-a-dia.

   Aprendi muito vocabulário novo escutando o meu professor falar, a família que me hospedou, até mesmo as crianças. Morando em outro país você começa a ter um cotidiano muito diferente, e aprende palavras que você nunca ouviu na sua escolinha de inglês. Se bobear vai sair falando várias gírias.

  
5. Praticar.

   Não adianta nada você ter vergonha de falar e pedir para outro fazerem as coisas por você. Coloque a cara a bater, vá sem medo de errar e compre o ticket do trem, reserve entradas para aquele passeio, resolva alguma confusão. Não deixe que os outros pratiquem no seu lugar!

Apaixonada por praia e Sol. Tentando aprender a surfar faz uns 3 anos. Sonha em viajar o mundo todo trabalhando com o blog.

  1. Paula Menezes 28/10/2015

    Adorei, sempre tive vontade de fazer intercambio, mas a ideia de ficar tanto tempo longe da família e de casa me deixava com medo rs, acho que o de um mês seria ótimo pra mim. Ótimas dicas.
    Beijos

    Blog
    Youtube

    • Ba Almeida respondeu Paula Menezes 08/11/2015

      Siiiim, faz de um mês. Tenho certeza que você vai amar e é capaz de fazer mais depois!

  2. Jéssica 28/10/2015

    Sou doida para fazer intercâmbio! Pena que não posso no momento! Ameeei as dicas! Achei todas bem válidas!

    um beeijo bonitaa ♥

    E aí, Bonita!

    • Ba Almeida respondeu Jéssica 08/11/2015

      Tambéeeeeeem amooo. Agora infelizmente não tenho condições também. Obrigada fooofa

  3. Simone Benvindo 28/10/2015

    Ai que delícia *.* quero muito fazer, mas no momento não posso, quem sabe um dia 🙂 nunca é tarde.

    http://www.charme-se.com

    • Ba Almeida respondeu Simone Benvindo 09/11/2015

      Siiimm, é muito bom fazer. Qeria fazer de mais tempo, mas é complicado

  4. Livia 28/10/2015

    Eu estou amando tanto esse blog!! Me apaixonei! Eu estou programando o meu intercâmbio também e será de 1 mês nas minhas férias de abril. A minha maior dúvida é Londres ou NY (tenho 1 mês pra decidir). Eu tenho conhecimento básico em inglês, mas consigo me comunicar, ler, escrever algumas coisas. Tenho certeza que o intercâmbio fará muita diferença pra mim.
    Beijinhos
    http://www.UmPinguinho.com.br

    • Ba Almeida respondeu Livia 09/11/2015

      Foooofa, fico MUITOOO FELIZ que esteja amando o meu blog. O lugar realmente é difícil hahaha, eu tinha certeza que queria ir para Londres, e o segundo fiquei em dúvida entre Havai ou Austrália.
      Sem dúvida vai fazer Livia

  5. Renata Giannini 28/10/2015

    Sou louca pra fazer um intercâbio, já sou formada em inglês e pretendo ir para aprofundar um pouco mais a lingue e conhecer a cultura local. Mas sei lá, tenho achado essas viagens tão caras.. Tá difícil conseguir ir ;/
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa

    • Ba Almeida respondeu Renata Giannini 09/11/2015

      Então pra mim foi ótimo para ter mais confiança em mim sabe? Eu era MUITO insegura, muito mesmo. Infelizmente é caro, no momento não tenho mais condições de fazer.

  6. Dany 28/10/2015

    Acho que de um mês pode ser uma boa alternativa!
    Adorei as dicas!

    bjOO

    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Breshopping da Dany SORTEIOS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    • Ba Almeida respondeu Dany 09/11/2015

      Eu adoorei, minha família enlouqueceria mais que isso hahaha

  7. Renata Fabrício 28/10/2015

    Deve ser o máximo fazer intercâmbio. Pra mim, um mês seria o suficiente. Afinal, é uma experiência né? E dá pra quando voltar a gente sentir até um pouco de saudade (acho). Dicas ótimas Barbs! Beijo.

    • Ba Almeida respondeu Renata Fabrício 09/11/2015

      É maravilhoooso. E um mês é uma experiência ÓTIMA. Sente MUUUITA falta Re hahaha, sério

  8. Carol 28/10/2015

    Com certeza, qualquer possibilidade de passar um tempinho fora vale a pena! Se não melhorar tanto o inglês, melhora a gente como pessoa! Tenho muita vontade de passar um tempo fora, mas sou a pessoa mais indecisa do mundo, sempre acho que vai dar tudo errado! haha!
    Beijão!
    As Melhores Coisas

    • Ba Almeida respondeu Carol 09/11/2015

      Eu tinha MUITA vontade de ir para fora, mas minha família não deixou durante o colegial. Por isso resolvi ir durante a faculdade

  9. Lorraine Faria 28/10/2015

    eu fiz de duas semanas, curso de espanhol em bsas e foi beeem pouquinho, 1 mês teria sido o minimo mesmo, mas como experiencia de vida, valeu demaaaaaaais mesmo!!! a gente volta com outra cabeça né? conhecer outras culturas, pessoas.. é demais.

    beijosss

    • Ba Almeida respondeu Lorraine Faria 09/11/2015

      Caraca, queria fazer de espanhol! Realmente voltamos muito diferentes, e dá vontade de fazer mais hahaha

  10. Kle 28/10/2015

    Eu tava com uma dúvida muito grande se fazia um mês ou mais (tenho vontade de fazer por um tempo maior, mas minha mãe não quer hahaha)

    Amei as dicas. Beijos

    https://kledisse.wordpress.com/

    • Ba Almeida respondeu Kle 09/11/2015

      Minha família também não deixava hahaha, mas faz de um mês sim, vale MUITO a pena!

  11. Bia Martins 28/10/2015

    Bá, acho esses intercâmbios de um mês o máximo! Aliás, voltei de viagem com vontade de passar ao menos um mês pelos EUA com meu namorado. Pensei em fazer um curso e trabalhar mesmo, mas ainda não pesquisei muito a respeito. Não quero curso de inglês, queria algo que pudesse me ajudar com o blog mesmo.

    beijo

    http://www.blogbelatriz.com Fanpage:
    Facebook Belatriz

    • Ba Almeida respondeu Bia Martins 09/11/2015

      É MUUUITO bom Bia! Nossa EUA é o meu sonho, acho um país maravilhoso. Siiim, te entendo, se achar me avisa, que eu faço também hahahaha

  12. Joice 28/10/2015

    Adoro seus posts sobre viagens e intercâmbio, cada vez fico mais ansiosa de fazer o meu *–*

    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    • Ba Almeida respondeu Joice 09/11/2015

      Quando você vai fazer? É BOM DEMAIIS, aproveita muito

  13. BlahOestraich 28/10/2015

    acho que todo o intercâmbio, independente de quantos dias vai ficar 1mês/1ano..
    é sempre válido.. eu quero mt fazer!!!!!!

    http://www.blahoestraich.com.br

    • Ba Almeida respondeu BlahOestraich 09/11/2015

      Sem dúvida, mas muitas pessoas acham que um mês é muito pouco, e acabam não fazendo.

  14. Nayara B. 28/10/2015

    Falou tudo! Acho que é isso mesmo, Bárbara, seguir essas dicas é muito importante para quem está fazendo intercâmbio, de um mês ou mais. Obrigada por compartilhar, vai ser de grande ajuda para mim no futuro. 😀

    http://www.gemadeovo.com.br/

    • Ba Almeida respondeu Nayara B. 09/11/2015

      Espero que ajude mesmo Na. Intercâmbio é uma experiência maravilhooosa

  15. Lu Cruz 28/10/2015

    Sabe que esse post me inspirou? Eu sempre fico com essa ideia de que não um mês para estudar fora é pouco tempo, mas realmente não tenho condições de ficar mais tempo nesse momento, então, é claro, é melhor que nada! Vou começar a pesquisar e planejar esse meu mês! Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    • Ba Almeida respondeu Lu Cruz 09/11/2015

      Ficoo feliz que tenha ajudado. Porque juro Lu, vale muito a pena. Foi uma das melhores experiências que eu tive na vida.

  16. Patricia Leardine 28/10/2015

    Quanta experiência boa! Eu não considerei fazer intercâmbio antes, e agora (pelo menos nesta fase) não posso ficar fora mais do que uma semana. Maaas considero muito a ideia de viajar para algum país que fale inglês para praticar e me arriscar um pouco. Penso que a gente aprende muito com viagens nacionais e internacionais. É uma experiência que fica para sempre.

    • Ba Almeida respondeu Patricia Leardine 09/11/2015

      Nem me fale Patty. Intercâmbio é bom demaiiis. É bom para praticar, para ter mais confiança, e para ter uma experiência única.

  17. Isabella 28/10/2015

    To me organizando para fazer pelo menos um mês de intercâmbio e com certeza essas dicas simples me auxiliaram muito. Eu tenho um nível intermediário no inglês, mas como só pretendo ir daqui a um ano, meu inglês vai estar um pouco melhor, ou seja, vou mesmo para aperfeiçoar e claro, também acho que toda experiência é muito válida.

    Quando você viajou foi pra onde? Como foi sua experiência? Conta em algum vídeo, acho que pode ser bem legal.

    Um cheiro!
    http://www.vinteetantos.com

    • Ba Almeida respondeu Isabella 09/11/2015

      Isso Isa. Vale a pena fazer. E com inglês intermediário já da.
      Eu fui pra Brighton (Inglaterra) e Havaí. Flaei um pouco aqui no blog, mas vou fazer um vídeo sim fofa.

  18. Nao andar com brasileiros! hahah realmente, ba! minha prima ficou um ano na austrália mas so convivia com brasileiros! acho que isso empobrece muito a experiência :/

    Um beijo, Na!
    http://www.hamburguesinha.com.br

    • Ba Almeida respondeu Natasha Romaszkiewicz 09/11/2015

      Siiim, não é legal Naaa!! Na Inglaterra andei com três mas elas queriam aprender sabe? No havaí eu já não senti isso dos brsileiros, estavam só pra curtir, ai não gostava de ficar sempre.

  19. Camila Tuan 28/10/2015

    Gostei das dicas Bá.
    Acho que por enquanto não penso em intercambio, mas quem sabe um dia.

    Beijos

    • Ba Almeida respondeu Camila Tuan 09/11/2015

      Agora também eu dei um tempo, até porque não tenho condições financeiras hahaa. Mas no futuro eu quero

  20. Thami 28/10/2015

    Acho que o que faz valer a pena somos nós mesmas, sabe? Se a gente for pra lá achando que é só moleza e pra “passear”, obviamente vai ser atoa e em vão o real objetivo da viagem que é aprender inglês ou reforçar o inglês. Adorei as suas dicas!

    Beijos!

    • Ba Almeida respondeu Thami 09/11/2015

      Sem dúvida. Temos que aproveitar ao máximo, tanto para aperfeiçoar o inglês, quanto para conhecer uma cultura nova

  21. Rebeca Stiago 28/10/2015

    Oiii! Caraaa adorei seu texto. Atualmente moro na australia e sou apaixonada por aqui e pala vida internacional! Acho que um intercambio de um mes acaba nao sendo suficiente, porque um mes foi o tempo que levou pro meu jet leg passar. (Eu fiquei retardada no primeiro mes, tipo zumbi). HAHAHAHAAHAH Maaaaaas se for entre a opcao de “um mes ou nada”, claro que um mes. =) Beeeeijos

    http://www.verdadeescrita.com/google-cade-o-amor/

    • Ba Almeida respondeu Rebeca Stiago 09/11/2015

      Mentiiiira, que invejinhaa. Meu sonho é ir para austrália!!! Entãao, eu achei que um mês foi ótimo pra mim no caso de Brighton, mas se fosse California ou Austrália eu ia querer ficar mais tempo.

  22. Adriana Leandro 29/10/2015

    Deve ser muito bom fazer um intercâmbio, aprender coisas novas e diferentes. E claro, ficar um pouco longe de casa pra saber qual é a sensação. Não andar com brasileiros é fundamental se você realmente quer aprender. Bjus!

    galerafashion.com

    • Ba Almeida respondeu Adriana Leandro 09/11/2015

      É booom demaiiis. Foi uma experiência incrível e recomento para todo mundo

  23. silvana 29/10/2015

    Oi Barbara! Eu terminei um curso de inglês a pouco tempo e queria muito poder viajar para fora e aperfeiçoar, porém, as coisas estão bem apertadas para mim agora e nos próximos meses, porém, essa vontade terá que esperar um pouco, mas achei muito bacana saber que mesmo em tão pouco tempo vale muito a pena!

    bjs

    http://www.tpmbasica.com.br
    youtube.com/tpmbasica

    • Ba Almeida respondeu silvana 09/11/2015

      Agora está uma época difícil mesmo, ainda mais com desvalorização do real :/
      Mas temos que manter essa ideia em mente, sempre

  24. Adriane Quaresma 29/10/2015

    Para mim qquer experiencia vale e mto a pena mesmo sendo pouco tempo

    Bjss

    http://www.adrianequaresma.com.br

  25. Sheyla- DMulheres 29/10/2015

    Bárbara,
    Acho que vale a pena mesmo, pois passei apenas uma semana na Espanha e já sai falando alguma coisa hahah como na frança também, super válido !!Suas dicas mais valiosas sao: fazer um semi intenso ou até intensivo mesmo e não andar com pessoas que falem português. Parabéns pelo post.

    Bjokas,
    http://www.dmulheres.com.br/

    • Ba Almeida respondeu Sheyla- DMulheres 09/11/2015

      Nossa, na frança também haha? Faz toda a diferençaaa Sheyla, as pessoas acham que só 6 meses ou 1 ano vale a pena e acaba deixando de fazer

  26. Paty 29/10/2015

    Eu morro de vontade de fazer um intercâmbio e concordo contigo, mesmo que seja apenas um mês, vale a pena. Conhecer e viver outra cultura, mesmo por pouco tempo, deve ser uma experiência incrível <3

    Não ande só com brasileiros é muito válido, hahahaha. Um amigo foi pra Londres e lá ficou mais de 4 meses em contato apenas com brasileiros, E FALANDO PORTUGUÊS! Aí os amigos dele voltaram e ele se lascou pra se adaptar, porque teve que fazer de uma vez hahahahaha. Hoje em dia ele sempre fala isso, evite andar só com brasileiros, haahhaha.

    Vou ir ver os outros posts sobre o intercâmbio, haha 😛

    Beijo!

    • Ba Almeida respondeu Paty 09/11/2015

      Sou louca por viajar, e um mês é MARAVILHOSO.
      HAHAHAH bom, mas pelo menos ele teve a chance de ficar sem os amigos, porque se tivesse voltado sem aprender, ai que é ruim!

  27. Carla Alves 29/10/2015

    Ai Bárbara, adorei as dicas, tô morrendo de vontade de fazer um intercâmbio mas sempre fico na dúvida de qual escolher!

    http://umfavodegarota.blogspot.com.br/

    • Ba Almeida respondeu Carla Alves 09/11/2015

      Valeee apena Ca, faz sem medo!!! Sou apaixonada!

  28. Kamila Cavalcante 30/10/2015

    Sou louca pra fazer intercâmbio mas até agora não consegui juntar dinheiro hahaha
    Um dia eu consigo.
    https://kamilacavalcante.wordpress.com/

    • Ba Almeida respondeu Kamila Cavalcante 09/11/2015

      hahahah sei como é. Eu consegui fazer quando minha família me bancava, agora eu não tenho condições.

  29. Stephanie Ferreira 17/11/2015

    Ótimas dicas! Quando trabalhei em agencia de turismo era exatamente isso que falávamos. Tem muita gente que seja no destino e já quer encontrar os brasileiros para não ficar sozinho e acaba aprendendo menos 🙁
    Um beijo Bah!

    • Ba Almeida respondeu Stephanie Ferreira 19/11/2015

      Fico feliz que tenha gostado Ste. Realmente é assim, e temos que aproveitar para praticar o inglês!