O que é e como funciona o Google Search Console

   Meus amores, muitas blogueiras me buscam para tirar dúvidas e, principalmente, pedindo ajuda. Afinal a blogosfera é muito grande, e são tantas possibilidades que as vezes ficamos perdidas, eu mesma ainda tenho muito que aprender. Pensando nisso, e me inspirando em blogs americanos que já fazem isso, resolvi fazer um guia para auxiliar a criação do seu blog, nele vão ter dicas de conteúdo, divulgação, análises de crescimento e entre outros. Tenho certeza que irá ajudar muitos blogueiros iniciantes, e até mesmo os que já são mais experientes.

   Os posts vão ao ar toda terça feira, para encontrar os outros tópicos basta acessar a página principal do guia.

   O Google Search Console é uma ferramenta indispensável para quem tem um blog e quer aumentar o número de acessos através das buscas do Google. Com o uso dessa ferramenta você consegue visualizar como o Google visualiza o seu blog, melhorar os links internos, diminuir a velocidade com que as páginas carregam e entre outras. Mas, principalmente, conseguirá entender quais as palavras chaves que os usuários usam para encontrar o seu blog.

O que é Google Search Console.

   O Search Console é um serviço gratuito oferecido pelo Google que ajuda você a monitorar e manter a presença do seu site nos resultados da Pesquisa Google. Não é preciso se inscrever no Search Console para que seu site seja incluído nos resultados de pesquisa do Google.

   Ao reivindicar o seu blog na página do Google Search Console, você terá acesso a todos os relatórios gerados pela a ferramenta.

Porque usar o Google Search Console

    • Verifique se o Google tem acesso a seu conteúdo
    • Envie novos conteúdos para rastreamento
    • Remova o conteúdo que você não deseja que seja exibido nos resultados de pesquisa
    • Monitore e resolva problemas de spam e malware para que seu site esteja sempre limpo

O que é e como funciona o Google Search Console

Como usar o Google Search Console.

   O Search Console fornece vários relatório, porém para ter acesso a eles é necessário reivindicar o seu blog, ou seja, mostrar ao Google que você é realmente o proprietário do blog. Montei um passo a passo para vocês:

    1. Faça login no Google Search Console.
    2. No canto superior direito, selecione “Adicione uma propriedade”.
    3. Na pop up, cole a URL do seu blog.
    4. No topo, selecione “Métodos Alternativos”.
    5.a) A opção mais fácil, é utilizar a conta do Google Analytics, caso você já o use no seu blog.
    5.b) Caso você não use, selecione “Tag HTML”, e cole o código na sessão < head > do seu blog.

Principais menus do Google Search Console.

1. Aspecto da pesquisa

   Nesta opção, é possível analisar a aparência do seu blog quando aparecer nos resultados de busca do Google. Ou seja, como o título, descrição, sitelinks e entre outros, irão aparecer.

2. Tráfego de pesquisa

   Este relatórios possui importantes funcionalidades para identificar detalhes sobre o tráfego, inclusive sobre o que as pessoas estão digitando no Google para encontrar o seu blog.

3. Índice do Google

   Mostra o total de páginas indexadas pelo Google, e quais os recursos foram bloqueados.

4. Rastreamento

   É possível analisar quais os problemas encontrados pelo Google na hora de indexar o blog. É nessa sessão que você vai ver tudo que pode melhorar para aparecer mais nas páginas de pesquisa.

Principais recursos do Google Search Console.

   O Google Search Console possui vários relatórios e recursos, pretendo fazer um post mais completo explicando as funções. Enquanto isso, vou citar os principais recursos na minha opinião:

Como descobrir quais palavras-chaves as pessoas usam para encontrar meu blog

   No menu principal, selecione a opção “Tráfego de pesquisa”. Irá aparecer o Relatório de Search Analytics, ele mostra quantas vezes seu website aparece nos resultados da pesquisa do Google. Ele também mostra quais termos as pessoas usaram para chegar até ao seu blog.

Enviar o sitemap xml

   O sitemap é um arquivo que lista todas as páginas do seu blog para informar ao Google, e os outros mecanismos de pesquisa, sobre a organização do conteúdo. É ideal para quem tem um blog que está começando, já que o Google identifica suas páginas através de links que outros sites/blogs colocam, caso você não tenha muito backlinks, é provável que o Google desconheça várias páginas do seu blog. Para adicionar, instale o plugin SEO by Yoast, ele vai gerar um arquivo sitemap.xlm. E no menu principal do Google Search Console, selecione “Rastreamento” e em seguida sitemap. Clique em “Adicionar/Testar Sitemap” no canto superior direito.

Identificar novos backlinks

   Se você está investindo em receber mais backlinks, ou até mesmo, tem curiosidade de saber quais blogs/sites indicaram o seu blog, é possível ver no Google Search Console. No menu principal, selecione “Tráfego de pesquisa”, e em seguida “links para seu site”.

Buscar como o Google

   Ele também permite ver como o Google visualiza o seu blog, seja a página principal ou qualquer outra página. Essa ferramenta é útil, porque se você fizer uma atualização no blog, como por exemplo mudança de layout, pode ser que o Google demore um tempo para perceber isso, porém utilizar a função “Buscar como o Google”, acelera essa atualização. Para utilizá-la, selecione no menu principal “Rastreamento” e em seguida “Buscar como o Google”.

Vídeo Google: O que é Google Search Console.

Possui alguma sugestão?

   Se tem algo que eu AMO receber é dicas de leitores. Qualquer sugestão de conteúdo, ou algum tópico que você acha que deveria estar nesse guia, podem me avisar através do e-mail [email protected]. E não se esqueçam de se inscrever na newsletter do blog.

Me acompanhem: Facebook x Instagram x Youtube x Twitter

Apaixonada por praia e Sol. Tentando aprender a surfar faz uns 3 anos. Sonha em viajar o mundo todo trabalhando com o blog.


  1. Lorraine Faria 16/08/2016

    Adoro essa ferramenta Bá. Percebi alguns posts antigos com muito acesso e busca nas palavras-chave e acabei voltando e melhorando alguns deles. Vale mesmo a pena ficar sempre de olho!!

    beeeijo :**

  2. Katarina Holanda 16/08/2016

    Que post incrível! Não to conseguindo gerar meu sitemap pra adicionar, mas vou continuar tentando. 😛 Beeijo!

  3. VANESSA BRUNT 16/08/2016

    UAU! Que postagem incrível, Bá! Não conhecia a ferramenta. Muitos pensam que para ter essas ‘pontes de melhorias de buscas’ é necessário investir financeiramente e ficam “aguardando o momento para”. Ou seja, eis a prova de que podemos começar com o que temos em mãos, bastando buscar. Adorei toda a elaboração com dicas tão bem emitidas, como sempre. Seus esclarecimentos são maravilhosos em todas as instâncias!

    http://www.semquases.com

  4. Simone 16/08/2016

    ótimas dicas, gostei muito de saber melhor das funcionalidades, é um ótimo recurso.
    Charme-se

  5. Leonor 16/08/2016

    Legal. Vou começar a usar, eu estava procurando um post assim pra me explicar sobre SEO, pois eu não entendo nada. Parabéns pelo post, super completo
    http://Www.comoserdiva.com

  6. Uau! Que aula! Nossa, fiquei um tempão lá no Search Console agora tentando digeriri um pouco dessa informação toda. Ainda tenho muito o que aprender 😉 Obrigada pelo post!

  7. Jaque 16/08/2016

    Manaaa, amei o pooost! Estava querendo mesmo saber mais sobre esses assuntos para poder levantar o “astral” do meu Blog. Como “fiz a conta agora” ainda não aparecem muitas informações pra mim, mas vou deixar o link da postagem salvo para poder acessar daqui uns dias.
    Obrigada <3

  8. Mayara Cristina 16/08/2016

    É uma ótima dica, pois a diferença está nos detalhes né? E esse é o tipo de coisa que muita gente deixa de prestar atenção. Eu tenho a minha conta e de vez em quando passo lá pra ver o que precisa ser melhorado. É uma boa ferramenta.
    http://www.falamaya.com/

  9. Sté Maciel 16/08/2016

    Muito esclarecedor o post, Bá! Eu tava meio perdida com essa ferramenta! Amei!

    Beijão, mariasabetudo

  10. Tata 17/08/2016

    Bá…. acredita que eu não conhecia essa ferramenta?
    Nossa… sou uma negação pra essa área… mas até que deu pra entender um pouco. Abri o meu search console e fui lendo e fazendo ao mesmo tempo..rsrs
    Vou tentar enviar meu sitemaps pra ver!
    Bjuuu

  11. Bruna WB 17/08/2016

    Oi Bárbara. Eu sou super nova em todas essas coisas que envolvem blog e confesso que, mesmo já tendo adicionada a propriedade, empaquei na parte de saber o que fazer com aquelas informações. Na verdade, eu nem enviei o sitemap, já que eu não fazia ideia de onde conseguir isso, hahaha. Vou seguir seu passo a passo e rever todas as coisas. Gostei muito da forma com a qual você ensinou tudo – agora nem parece mais aquela “coisa complicada” que eu estava pensando. 🙂
    Beijos, e muito obrigada!

  12. Thaís 18/08/2016

    Nossa, esse post caiu como uma luva, Bá! Eu já tinha ouvido falar sobre, mas ainda tinha algumas dúvidas. Como sempre suas explicações são ótimas e nos levam direto ao ponto. Obrigada pela dica!
    Um beijo.

  13. Yuri S 25/07/2017

    Esses posts são sensacionais, muito obrigado <3
    http://www.sextadimensao.com/

  14. Rafa Guimarães 09/08/2017

    Oii tudo bem? Adorei o post, bem explicado e ajuda bastante a conhecer essa ferramenta, obrigada pelas dicas, adoro o seu blog! Beijoos. ♥