O que é mídia kit para blogueiras e como fazer — Love is Colorful

O que é mídia kit para blogueiras e como fazer

27 comentários
O que é mídia kit para blogueiras e como fazer

   Meus amores, muitas blogueiras me buscam para tirar dúvidas e, principalmente, pedindo ajuda. Afinal a blogosfera é muito grande, e são tantas possibilidades que as vezes ficamos perdidas, eu mesma ainda tenho muito que aprender. Pensando nisso, e me inspirando em blogs americanos que já fazem isso, resolvi fazer um guia para auxiliar a criação do seu blog, nele vão ter dicas de conteúdo, divulgação, análises de crescimento e entre outros. Tenho certeza que irá ajudar muitos blogueiros iniciantes, e até mesmo os que já são mais experientes.

   Os posts vão ao ar toda terça feira, para encontrar os outros tópicos basta acessar a página principal do guia.

   O blog sempre começa sendo um hobby. Com muita dedicação e disciplina, o blog passa a ter potencial para se transformar em um negócio, e possivelmente, uma fonte de renda. É então que damos um grande passo e montamos o Mídia Kit do nosso blog. Para quem não sabe, ele é, basicamente, o currículo do nosso blog.

   Um Mídia Kit para blogueiras bem feito é uma ótima ferramenta para atrair anunciantes, e gerar renda com o blog. Mas, como montar? Eu recebo vários e-mails pedindo ajuda. E é comum ter dúvidas do layout, quais informações colocar e até mesmo quanto cobrar. Pensando nisso, o post do Guia Blogosfera vai te ajudar no processo de criação do seu Mídia Kit.

Não deixe de ler o post de como melhorar o SEO do seu blog e aumentar o número de visitas.

O que é o Mídia Kit para blogueiras e para que serve.

   Mídia Kit é um documento disponibilizado pelos blogueiros, seja em formato PDF, power point ou página estática. Ele é responsável por apresentar o blog, o público que acessa, e demais dados relevantes. Além de todos os espaços publicitários e os preços que você cobra por eles. Motivando o anunciante a contratar espaço publicitário no seu blog e/ou redes sociais. Sem dúvida, é um recurso essencial para quem deseja monetizar o blog.

   É muito importante manter o seu Mídia Kit sempre atualizado. E por favor, não minta. Se você falar que tem uma quantidade superior ao que realmente tem, a empresa vai perceber isso depois de ver o retorno que você deu à ela, e provavelmente, nunca mais fechará nada com você.

O que é mídia kit para blogueiras e como fazer

Quando criar um Mídia Kit para blogueiras.

   Se você tem o blog apenas por hobby e não tem interesse em fechar parcerias, então não tem necessidade. Agora se você quer tentar transformar o blog em um negócio, com poucas visualizações não vale a pena, mas se tiver umas 5.000 por mês, já é algo a se pensar. Lembrando, isso não é regra, pode ser que uma empresa entre em contato com você antes disso.

   Eu confesso que só fui criar quando a primeira empresa entrou em contato comigo, mas foi porque eu não entendia nada, e enrolei demais. Vocês já podem criar antes disso. Existem empresas querendo fazer parcerias com blogs de todos os tamanhos.

Qual formato usar para montar o Mídia Kit para blogueiras.

   Primeira coisa que você deve fazer no blog, é criar uma página de contato. Independente se o seu Mídia Kit vai estar ou não nela. Os formatos mais comuns são em pdf, power point ou um link no blog para uma página com as informações. Mas nada impede você de inovar. Existem tantos tipos de mídia hoje em dia, você pode criar um vídeo, infográfico ou uma revista digital.

   Ser criativo, diferente e ter um material bem feito, chama a atenção das empresas.

Quais informações colocar no Mídia Kit para blogueiras.

   Não existe uma regra para se montar o Mídia Kit para blogueiras, mas existem alguns pontos essenciais que ele precisa ter. Então para ajudar vocês, listei cada um deles.

    • Design:
   O design sem dúvida é muito importante. Você precisa criar uma apresentação rápida e clara. Tente usar as mesmas cores que você usa no blog. Não deixe para criar o Mídia Kit para blogueiras apenas quando uma empresa pedir, porque assim você não vai ter tempo para criar um bom layout. Se não sabe o que e nem como fazer, busque inspirações e com o tempo você vai deixando mais a sua cara.

    • Apresentação:
   Apresente você e o seu blog. Fale seu nome, idade, onde mora, sua trajetória (resumidamente, por favor). Quando decidiu criar o blog e qual foi o motivo. Deixe claro quais assuntos seu blog aborda. É imprescindível deixar claro o objetivo do seu blog.

    • Estatísticas:
   Os anunciantes querem entender o número de pessoas que você atinge, para isso, é necessário informar sobre o tráfego do seu blog. Minha ferramenta favorita é o Google Analytics.

Sessões: esse número representa o total de vezes que acessaram seu blog pelo período de tempo que escolheu (o Google vem definido como o último mês), ele incluí as visitas repetidas, ou seja, se uma pessoa acessou seu blog 10 vezes no mês, irá contar as 10 vezes.
Usuários: total de pessoas que visitaram seu blog, conhecido também como visitantes únicos. Ou seja a pessoa que acessou o seu blog 10 vezes no mês, irá contar como somente uma.
Visualizações de páginas: número representa a quantidade de páginas que foi visitada no seu blog durante o período de tempo selecionado.
Duração média da sessão: média do tempo que os visitantes permaneceram no seu blog.
Taxa de rejeição: porcentagem de visitantes que saíram do seu blog após visualizarem sua página principal, resumindo, o visitante só visitou uma única página e não interagiu com seu blog. É uma métrica muito importante, já li falando que é comum entre os blogs em estarem até 75%.
% de novas sessões: porcentagem das pessoas que estão visitando seu blog pela primeira vez.

Não deixe de acessar o post onde explico as principais informações do Google Analytics.

    • Público:
   Incluir informações dos seus leitores é importante para as marcas verem se o seu público é o mesmo público-alvo que eles. Eu também costumo ver essa informação no Google Analytics, onde é possível ver idade, sexo, região geográfica, e os tipos de posts mais acessados. Caso vocês não tenham essas informações, pergunte através de formulários. A ferramenta que costumo usar é a Google Docs Forms. Aproveite e pergunte se o leitor tem o hábito de comprar produtos oeka internet, escolaridade, tipos de produtos que consomem e se já comprou algum produto depois de você ter indicado.

    • Redes Sociais:
   Cite todas as redes sociais que você faz parte, e divulgue o número de seguidores que você tem em cada. Um grande diferencial é ter seguidores engajados, com muitos comentários por fotos e até mesmo likes.

    • Publicidade e valores:
   Faça um print do seu blog, deixe destacado as áreas de anúncio e o preço de cada uma. Existem várias maneiras de monetizar o seu blog, como por exemplo: banners, publiposts, patrocínio, troca de background, fotos nas redes sociais, vídeos e entre outros. Além disso, minha dica é já deixar o valor indicado. Eu concordo que quem quiser realmente vai entrar em contato, mas pense comigo, as vezes você está andando em um Shopping e vê um vestido lindo, mas sem o preço, as vezes te dá preguiça de perguntar ou você acha que é caro demais. Por conta disso, você acaba passando reto. Por isso eu prefiro já deixar incluído. Sobre o valor, vamos nos valorizar, eu fico em choque com os valores baixos que vejo por ai.

    • Quem já anunciou:
   Coloque as principais marcas que já anunciaram no seu blog, isso chama a atenção de outras empresas. Muitos blogs costumam colocar o logotipo da empresa, e é a opção que acho mais interessante. Se você tiver um caso de sucesso, faça uma parte dedicada somente a ele.

Buscando inspirações.

   Existem alguns blogs que deixam o Mídia Kit disponibilizado no blog, e podemos usar eles como fontes de inspiração. Lembrando, inspiração é diferente que cópia, por favor.

    • Não me mande flores.
    • Keep Calm DIY
    • Mundo de Jess
    • Katia Glam

Possui alguma sugestão?

   Se tem algo que eu AMO receber é dicas de leitores. Qualquer sugestão de conteúdo, ou algum tópico que você acha que deveria estar nesse guia, podem me avisar através do e-mail balmeida@loveiscolorful.com. E não se esqueçam de se inscrever na newsletter do blog.

Me acompanhem: Facebook x Instagram x Youtube x Twitter

Apaixonada por praia e Sol. Tentando aprender a surfar faz uns 3 anos. Sonha em viajar o mundo todo trabalhando com o blog.
Me siga no instagram: @babsnassar