Instalando o seu Google Analytics — Love is Colorful

Instalando o seu Google Analytics

31 comentários

Como ler o seu Google Analytics

   Existe vários sistemas de métricas, mas quem quer ter um melhor entendimento do que seus visitantes estão fazendo no seu site e não apenas aquela visão básica, o Google Analytics é uma ferramenta muito útil para isso.

   Desde que fiz o post falando sobre 5 dicas que o seu analytics te dá muitps leitores vieram buscar ajuda de como instalar ou como entender essa ferramenta.

   Confesso que mesmo depois de 6 meses usando o Analytics, ainda descubro coisas novas ao ler tutoriais na internet, então venho ensinar um pouco do que aprendi para vocês. Nessa primeira parte vou explicar como instalar no wordpress, posso até tentar ajudar quem usa outras plataformas.

Instalando o seu Google Analytics

   Depois de fazer seu cadastro/login no site do Google Analytics acesse a aba “Administrador” no topo da tela, em seguida selecione “código de acompanhamento”.

Instalando o seu Google Analytics

   Você verá escrito “ID de acompanhamento” que começa com UA, esse e o número de rastreamento do seu blog, e é ele que trará toda a informação necessária para o Analytics começar a funcionar.

   A partir daqui você pode escolher entre duas opções, para aqueles que não sabem nada de html, php e etc, aconselho escolher a opção número 1.

   Opção 1: Instalar plugin.
   Opção 2: Modificar direto no código.

   
Opção 1. Instalação de Plugin

   Instalação de plugins sem dúvida é a maneira mais fácil, e basicamente em qualquer um que você instalar é necessário somente colar o código UA que foi lhe dado. Existem diversos plugins para wordpress que irá te ajudar, dentre eles existe:

   Google Analytics by Yoast (é o que mais indico)
   Google Analyticator
   Google Analytics

   
Opção 2. Alterando o código

   Esta opção é para quem tem um pouco de noção de html. E é necessário copiar o primeiro código que está do lado do número 2 e colar em um bloco de notas. Você ira salvá-lo com o nome “analyticstracking.php” e arrastar para o FTP do seu blog. Com isso seu painel do wordpress ficará igual a imagem abaixo.

Instalando o seu Google Analytics

   É criado, no menu direito, o arquivo analyticstracking.php com o código que você colou.

Instalando o seu Google Analytics

   Em seguida vá na header (cabeçalho) do seu blog e cole o código entre as tags <*body><*/body> (tire os asteriscos). E pronto, o Google Analytics já está instalado no seu blog.

LEMBRANDO: Tanto para a opção 1 ou 2, o Google Analytics só ira gerar relatórios depois de pelo menos 24 horas, antes disso os valores vão aparecer zerados.

   Espero que o tutorial tenha ajudado e como eu disse, quem tiver dúvida pode perguntar pelos comentários, facebook, fanpage do blog! Vou tentar ajudar de alguma maneira.

   No próximo post já vou ensinar como entender a informação que a ferramenta gera (que são muitas).

Apaixonada por praia e Sol. Tentando aprender a surfar faz uns 3 anos. Sonha em viajar o mundo todo trabalhando com o blog.
Me siga no instagram: @babsnassar