Qual país escolher para o intercâmbio

   Meeus amoores, mais um post sobre intercâmbio. Nos dias de hoje, aprimorar um novo idioma é fundamental, e fazer uma viagem desse tipo trás muitos benefícios na vida do intercambista. Além de ajudar muito no crescimento profissional, pois se torna um grande diferencial nas entrevistas, ajuda também no amadurecimento pessoal. Eu não imaginava a auto-confiança que um intercâmbio me daria, sem dúvida é uma experiência única. Para os que ainda estão em dúvida, ou querem convencer seus pais, acesse o post onde falo um pouco se vale a pena investir em um intercâmbio.

   Muitas dúvidas surgem na hora de escolher os detalhes da viagem, por isso é necessário se organizar. A escolha do destino é uma escolha prazerosa demais, mas é uma etapa muito importante, já que é o principal fator para tornar a sua viagem inesquecível. Para os que estão na dúvida não precisam se descabelar, separei 5 etapas para ajudar nesse processo:

1. Idioma.

   O primeiro passo a ser tomado é escolher o idioma que deseja aperfeiçoar durante a sua viagem. O país a ser escolhido precisar oferecer a possibilidade de aperfeiçoar a língua escolhida. Por isso é a primeira etapa, já é possível cortar alguns países.
  

2. Qual seu objetivo.

   O primeiro passo é escolher o objetivo da viagem. Ou seja, você quer aprimorar um idioma? Fazer um curso específico? Fazer pós graduação? Trabalhar? Fazer um curso, mas viajar bastante? São muitos fatores e possibilidades. Este passo é importante pois, por exemplo, se o objetivo é trabalhar fora é necessário escolher um lugar que permite isso.
  

3. Entenda suas limitações financeiras.

   Mantenha sempre os pés no chão. Veja como está a sua condição financeira e quanto está disposto(a) a gastar nessa experiência. Vale a pena analisar se não vale mais a pena fazer um mês de intercâmbio. Ou até mesmo cortar alguns países que o custo de vida é muito alto. Fazer um bom planejamento e contratar uma empresa de qualidade evitará custos desnecessários.
  

4. Vantagens e desvantagens.

   Entender sobre os lugares que estão na sua lista é algo que ajuda muito. Coloque o ponto positivo de cada uma, alguns países oferecem estímulos, quais são mais baratos, na Europa é possível conhecer vários países e assim vai. Mas não esqueça dos pontos negativos também.
  

5. Escolha um lugar que tenha a ver com você.

   As características de cada País também merecem atenção, e o perfil do aluno é o mais importante na hora da escolha. Se você gosta de frio é possível que se dê bem na Inglaterra, Irlanda e Canadá. Mas para aqueles que gostam mais de praia, assim como eu, uma boa escolha seria Austrália, Nova Zelândia e alguns lugares do EUA. Além disso também é necessário levar o gosto de lazer, é mais balada e festas? Então uma cidade grande ou em centros universitários seja uma ótima pedida. Ou você prefere um contato maior com a natureza? Alguns lugares da Nova Zelândia oferecem lugares incríveis.
  

   Os destinos mais escolhidos são Canadá, seguido por Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda e Austrália. Mas existem pessoas que gostam de variar e África do Sul, Malta e países da América do Sul são ótimas pedidas. Eu mesma fiz um dos meus intercâmbio para o Havaí, e é maravilhoso.

Apaixonada por praia e Sol. Tentando aprender a surfar faz uns 3 anos. Sonha em viajar o mundo todo trabalhando com o blog.
  1. VANESSA BRUNT 26/01/2016

    Adorei as dicas, Bá! Estou louca para fazer um logo! Basta essa crise dá uma trégua! Adoro postagens com dicas assim. Sucesso!

    http://WWW.SEMQUASES.COM

    • Ba Almeida respondeu VANESSA BRUNT 17/02/2016

      Siiim, nem me fale. Infelizmente o dólar está muito caro, porque agora é a melhor época para sair do país!

  2. Aléxia Oliveira 26/01/2016

    Gente, como eu amooooo o seu blog, sério! Hahah Tao lindo e os posts são um amor!!! Eu morro de vontade de viajar para fora do Brasil, mas falta coisas como money e saber falar, no minimo, um inglês decente. Mas estou cheia de planos para em breve começar a mudar essas coisas.

    • Ba Almeida respondeu Aléxia Oliveira 17/02/2016

      Suaaa fofa, muuuuito obrigada pelo carinho.
      Nossa, é muito bom ter uma experiência internacional né? O dinheiro é complicado mesmo, mas é tão bom ir pra fora por um tempo hehehe

  3. Gabriele Rafaela 26/01/2016

    Intercambio deve ser maravilhoso, sonho em um dia fazer um.
    Ótimo poste.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    • Ba Almeida respondeu Gabriele Rafaela 17/02/2016

      É bom demaaaaaaaaaaaais. Agora o que está valendo muito a pena é fazer Au Pair!

  4. Myllena 26/01/2016

    ótimas dicas! Queria muito fazer um intercâmbio, tenho fé que um dia eu consiga! Meu sonho de vida é ir pra Barcelona. <3
    Beijo!

    http://www.tooutside.com/

    • Ba Almeida respondeu Myllena 17/02/2016

      Nossa Barcelona dizem que é maravilhoooso. Todo mundo que faz mochilão só tem elogios.

  5. Isabella 26/01/2016

    Escolher bem o país que você ta indo é muito importante para não se frustrar. Mas acho que independente do país, o importante é curtir a experiência. ótimas dicas.

    Um cheiro!
    http://www.vinteetantos.com

    • Ba Almeida respondeu Isabella 17/02/2016

      Sem dúvida, mas tem pessoas que não tem essa cabeça. Tenho amiga que voltou chorando, ficou só um mês dos seis sabe? Então, ajuda sim, a se sentir acolhido. Minha prima foi pra Rússia, eles não falavam inglês, ela emagreceu não sei quantos kg. Eu sou daquelas que acha que se daria bem EM QUALQEUR LUGAR, amo viajar, a experiência é o que vale sabe? Mas tem que pensar, outras pessoas não são assim!

  6. Ingra 26/01/2016

    Amei as dicas Bá! Estou esperando avançar um pouquinho mais no curso (e o dólar baixar porque né…) pra fazer meu intercâmbio. Considero uma etapa muito importante da vida, quem puder fazer faça! hahaha
    beijocas!
    http://www.amosoublog.com

    • Ba Almeida respondeu Ingra 17/02/2016

      Siim, o dólar está muito caro. O que está valendo MUITO a pena é fazer Au Pair!!

  7. Julieth Silva 27/01/2016

    Pena que minha época já passou, que sonho fazer intercâmbio! Ótimas dicas. Beijão!
    JuliethSilva.com

    • Ba Almeida respondeu Julieth Silva 17/02/2016

      Estou querendo morar fora com o meu namorado, vamos ver se dá certo né hehehe

  8. Lysia Ribeiro 27/01/2016

    Dicas maravilhosaaaaas Ba! <3 Eu sempre quis fazer um intercâmbio, mas, até agora, não tive condições financeiras para isso. Quando eu for fazer, vou seguir todas as dicas incríveis que você dá aqui no blog. São muito boas mesmo! <3
    Mil abraços, Lysia Ribeiro

    • Ba Almeida respondeu Lysia Ribeiro 17/02/2016

      Intercâmbio é caro mesmo, complicado. Uma alternativa barata é sendo Au Pair.
      Fico feliz que goste sua fofa.

  9. Rebeca Stiago 28/01/2016

    Oiiiii! Adivinha quem voltou de ferias?? Eu sei que voce nao tava mais aguentando de saudades.. HAHAHAHAHA CARACA! Eu que vivo em sydney o que posso dizer sobre intercambio eh: leia o post da Barbie! HAHAHAHAHA Ta muito bom gata. Acho que o ponto numero um de viajar (intercambio ou nao), eh que voce precisa pensar a longo prazo. (Talvez um intercambio voce precisa pensar um poquitito mais loooongo prazo). Hoje eu vejo pensando e planejando coisas pra daqui a 5 anos. E acaba sendo meio assutador, mas necessario. Nao se pode deixar levar pelo momento. Sabe como eh, lugares incriveis pra conhecer sempre vai ter.. entao foque no que te faz bem agora e no que vai te agregar no futuro tambem. To super curtindo os teus posts sobre viageeeem! Vem me visitar em sydney. Beeeeijos grandes.

    • Ba Almeida respondeu Rebeca Stiago 17/02/2016

      HAHAHAHAHAH voltou toda animada. PORRAAA RE, me chama ai pra ficar um tempo na sua casa. Eu iria SEM DÚVIDA ALGUMA, um dos meus sonhos de lugares para conhecer é Austrália, deve SER MARAVLHOSO.
      Concordo com o seu ponto, mas intercâmbio é realmente caro, eu só consegui fazer um mês, mas ena faculdade me dediquei muito para ter altas notas e consegui bolsa em uma pós no exterior. E é justamente isso, temos que pensar a longa prazo!

  10. Larissa Santos 28/01/2016

    Meu sonho poder estudar fora, seja inglês ou algum outro curso, é uma das metas pra vida sabe ? Adorei suas dicas.
    Bjoos.

    http://geekinsana.blogspot.com/

    • Ba Almeida respondeu Larissa Santos 17/02/2016

      Siim, é muito bom, vale a pena ter experiência do tipo!

  11. Isabela Barboza 02/02/2016

    Isso só deve ser um sinal falando que tenho que fazer intercambio. Já é o 4º post que leio sobre o assunto. Eu quero muito fazer o intercambio para aprimorar o inglês, mas ainda não sei qual lugar se encaixa melhor para mim. Sou louca pelo mundo inteiro praticamente. Queria ir para Inglaterra, pois toda a energia que sinto quando vejo fotos me encanta. Mas ao mesmo tempo o EUA me encanta pelo mundo pop pela “correria”. Sem falar da Austrália com os koalas *-*. É muito difícil haha.
    Adorei as dicas. Beijos

    http://www.putzisah.com.br/

    • Ba Almeida respondeu Isabela Barboza 24/02/2016

      hahahhaa eu sempre gosto de pensar que é um sinal. É muito difícil escolher mesmo, tipo o primeiro eu tinha certeza que queria Inglaterra. Mas o segundo eu pensei, bom o que eu quero na cidade? Ai pensei “praia e calor” e vi que na época era inverno na Austrália e verão no Havaí, por isso acabei indo pro Havaí. Vai vendo o que é prioridade, o que quer visitar.