Quanto custa ter um gato? — Love is Colorful

Quanto custa ter um gato?

13 comentários

   Vou ser sincera, nunca me imaginei tendo um gato, pelo contrário, os achava chatos, bravos, traiçoeiro e várias dessas palavras clichês que todos falam sem ao menos ter tido um.

   Moro com meu namorado faz pouco tempo, em um loft de 50m2. Tudo que menos tenho é espaço para ter um cachorro, por tanto resolvi pegar um coelho, o Cookie. Todos se apaixonam por ele, mas por mais que ele venha pedir carinho, sentia falta daquele animal dormindo na cama e foi quando minha amiga de Fortaleza me convenceu de pegar um gato!

   Fiz um post falando sobre a ONG que peguei a minha amada Kiara. E sem dúvida me apaixonei por eles, são super carinhosos, companheiros, engraçados e o melhor de tudo não dão trabalho algum.

   Quero incentivar pessoas a adotar, pois há tantos abandonados ou em abrigos, esperando para serem adotados. Mas, antes disso tem que ter certeza que tem condições para cuidar de um. Adotar um animal é um grande compromisso, e por mais que os gatos sejam independentes eles adoram carinho e atenção. Um gato dá menos trabalho que cachorro e menos custo, sem dúvida alguma.

Principais fontes de despesa de um gato:

1. Castrações: Muitas ONGS já entregam o animal castrado, como foi o meu caso. O gato não castrado costuma dar muito trabalho, o valor varia de veterinário, 100-400 reais e é feito uma única vez.

2. Comida: Não adianta comprar ração barata para o seu gato, indico as rações premiums ou super premiums. Eu compro a Golden para filhotes de 3kg e da para o mês todo e custa 30 reais. Compre também os sachês da whiskas, eles custam apenas 1-2 reais.

3. Higiene Dental: Gato tem bastante problema de gengivite, é recomendável que escove os seus dentes de vez em quando. Custa 15 reais um kit com escova e pasta.

4. Caixa de Areia: Existem vários modelos, uma boa e barata custa em média 30 reais. Mas existem as que se limpam sozinhas (não sei como funcionam), mas podem chegar a custar 400 reais.

5. Areia: A areia depende qual você prefere usar, eu gosto da Sílica Chalesco, pego as pedrinhas maiores para não se espalharem pela casa e cada saco custa 15 reais e rende uma por mês. Eu troco várias vezes então prefiro usar duas por mês dando 30 reais, mas vai da sua escolha.

6. Vacinas Básicas: Elas variam de veterinário, na minha eu gastei 200 reais em todas as doses, e é apenas no primeiro ano.

7. Consultas: As consultas variam, em média custa 60 reais e apenas quando necessário. E como todo ser vivo pode ser necessário algum tipo de tratamento, medicamento e é essa parte cara, mas gato costuma ter poucos problemas.

   Nunca levei minha lindinha para tomar banho e ela cheira bem (eles são super higiênicos) e eu mesma corto a unha dela sem nenhuma dificuldade! Quem tiver perguntas ou curiosidades sobre esse animal, podem fazer!

Apaixonada por praia e Sol. Tentando aprender a surfar faz uns 3 anos. Sonha em viajar o mundo todo trabalhando com o blog.
  • Camila Lacerda 16/10/2014

    Muito bacana esse post!!
    Não gosto muito de gatos, e cães parecem ter um custo mais barato também ne? rs

    http://www.chadecalmila.com

    • Ba Almeida 16/10/2014

      Eu também nao era, até ter um! Sao uma fofura! Cachorro da bem mais gasto que gato, por isso que primeiramente escolhi o gato, agoraaaaaa…. nao vivo sem!

  • Gisela 17/10/2014

    Eu sou apaixonada por felinos, e sempre quis ter um gato. Eles são as coisas mais divinas do mundo!! Infelizmente minha família não curte, e por isso nunca pude ter, porém assim que eu tiver a minha (e só minha) casa, vou atrás de algum pra adoção! Tão lindos, tão fofos.

    • Ba Almeida 17/10/2014

      Eles realmente sao muito fofooos! E não dao trabalho alguum!

  • Thais Valente 18/10/2014

    A Kiara é linda e parabéns pela sua iniciativa! Eu gasto uns 50 reais por mês com a minha gata. A areia eu uso bastante, uns 3 sacos, mas compro num petshop perto de casa por 4 reais, e são boas e cheirosas. E sobre castrar, eu castrei a minha bem pequena de graça, uma ong fez um evento na praça e eu aproveitei hahaha.
    Tem duas coisinhas que eu uso e que você não incluiu, mas vale a pena… Uma é a coleira anti pulgas, no petshop é 10$ e no mercado uns 30$, a troca é feita a cada 3 meses, como moro em casa e a minha gata fica no quintal, é bem util. Outra é o remédio de vermes, um potinho custa até 15$ e rende uns 4/5 meses, todo mês eu coloco na siringa e dou, minha gata teve verme uma vez e melhorou na mesma hora.
    Beijos.

    • Ba Almeida 18/10/2014

      Tem razão não coloquei o anti pulgas, vou editar o post! E esse potinho de vermes eu não conheço, vou pesquisar sobre, obrigada 😀

  • Kitsch Chic (Carol) 12/11/2014

    Muito legal você falar isso! Acho que 99% das pessoas que NÃO possuem gato, pensam/dizem a mesma coisa que você achava: que são traiçoeiros, não são amorosos, blablabla. O mais engraçado é que eu sempre falo pras pessoas: “antes de ter preconceito, TENHA um gato e depois me fala”. E aí acontece a mesma coisa que aconteceu com você! hahaha. Eu sou suspeita pra falar pois tenho 3 e se pudesse teria uns 20! hahaha. Tenho cachorro há muito mais tempo que gato, mas desde que resgatei meu primeiro filhote felino, minha vida nunca mais foi a mesma. Fui contaminada pelo vírus felino e virei gatólotra! <3

    Essa lindeza ainda vai te surpreender muito 😉

    Beijos :***

    • Ba Almeida 12/11/2014

      Estou amandoooooo, e já quero mais um gatinho <3

  • Mandioca 31/12/2014

    haehuauehehua tu tem um gato chamado Kiara e eu tenho uma cadela chamada Kiara (tá velha, tem 12 anos!)

  • Daniele Pimenta 25/06/2015

    Que linda a Kiara!! *-*
    Eu adotei um segundo gato tbm e passei por toda essa fase de adaptação com a outra gatinha daqui rsrs mas agora as duas já são miguxas kkk
    Eu ofereço a golden pra filhotes tbm por recomendação da veterinária, mas o sachê ela me proibiu ela disse que é uma vez ou outra e nunca puro sempre misturado a ração porque de acordo com ela o sachê é muito calórico como se estivéssemos dando bacon todos os dias ao animal 🙁

    • Ba Almeida 02/07/2015

      O tempo de adaptação é muito complicado, sem dúvida alguma, mas vale a pena, agora elas são super amigaaaaaaaas.
      Jura? Os meus veterinários indicam o sachê, principalmente a da Royal, porque tem bastante nutrientes. Mas não dou um inteiro, apenas um pouco.