#16: O poder das mídias sociais. — Love is Colorful

#16: O poder das mídias sociais.

41 comentários

#16: O poder das mídias sociais.

   Meus amores, muitas blogueiras me buscam para tirar dúvidas e, principalmente, pedindo ajuda. Afinal a blogosfera é muito grande, e são tantas possibilidades que as vezes ficamos perdidas, eu mesma ainda tenho muito que aprender. Pensando nisso, e me inspirando em blogs americanos que já fazem isso, resolvi fazer um guia para auxiliar a criação do seu blog, nele vão ter dicas de conteúdo, divulgação, análises de crescimento e entre outros. Tenho certeza que irá ajudar muitos blogueiros iniciantes, e até mesmo os que já são mais experientes.

   Os posts vão ao ar toda terça feira, para encontrar os outros tópicos basta acessar a página principal do guia.

   Atualmente, muito se fala sobre as mídias sociais e o poder de divulgação delas. É praticamente impossível achar um blog sem uma fanpage no Facebook. Mas será que você está usando essas ferramentas corretamente? O marketing das mídias sociais tem sido um dos segmentos que mais cresce em tudo mundo. Aos poucos os investimentos das empresas migraram dos outdoors, panfletos e televisão, para a Internet.

O que é marketing digital?

   Marketing digital são as ações de comunicação de uma empresa que utiliza a Internet (e outros meios digitais) para divulgar seus produtos e conquistar novos clientes. 76% das empresas usam alguma rede social para alcançar seus objetivos e isso não é a toa, é uma forma efetiva de alcançar o que deseja.

   Uma notícia da Globo.com, afirmou que mais de 90% pesquisam na web antes de comprar, 52% afirmou ser em blogs. Sendo que essa notícia é de 2010, o número só deve ter aumentado. E isso porque a maioria dos consumidores não acredita que as empresas dizem a verdade em seus anúncios.

   Nós blogueiras temos que ser achadas por esses usuários, primeiro criando conteúdos de qualidade, para em seguida investir no SEO, Mídias Sociais, Newsletter, Mobile e entre outras. Por isso marketing de conteúdo e marketing digital andam de mãos dadas.

Não deixe de acessar o post com dicas para fazer conteúdo de qualidade.

Vantagens do marketing digital.

   Não é a toa que o marketing digital está crescendo, o número de pessoas na internet está aumentando aceleradamente, com isso, todos os tipos de pessoas estão conectadas. Além disso, o próprio meio digital oferece vantagens, como por exemplo:

    • Alcance:
   No mundo virtual, a sua campanha pode ter alcance global, pois não existe limites geográficos. Já em propagandas em outdoors, as empresas estão limitadas as pessoas que passam pelo local, um número muito menor.

    • Interatividade com o cliente:
   Um dos pontos mais fortes do marketing digital, é possível ter um contato direto com o cliente, e um feedback em tempo real. Com isso estaremos conhecendo mais o nosso público e melhorando a experiência do usuário.

    • Menos custos:
   O custos do marketing digital é menor comparado com as outras ações de marketing. O seu ROI (retorno sobre investimento) costuma ser mais alto. Para quem não sabe, o ROI é um cálculo para identificar o seu retorno financeiro. Ele irá lhe informar se você está gastando o seu dinheiro de uma maneira inteligente.

#16: O poder das mídias sociais.

O marketing digital nas mídias sociais.

   O marketing nas mídias sociais é indispensável no planejamento de marketing digital. E muitas blogueiras acham que postagens programadas, do post que fez no blog, é ter uma estratégica de marketing. Hoje o Facebook, Twitter, Instagram e Youtube fazem parte da vida das pessoas e influenciam o comportamento delas. Antes de postar, é preciso saber exatamente o que o seu público gosta e conquistá-lo pelo seus interesses com posts relevantes.

   Antes de postar na rede social, se pergunte: este conteúdo é o ideal para o seu tipo de público? Ele está chamando a atenção? Ele vai se sentir satisfeito, caso acesse o post? Customize o seu conteúdo para cada rede social e acompanhe os resultado, com eles você vai aprender o que mais atrai seus leitores. Além disso, não tenho medo de citar outras blogueiras em posts, tudo que for relevante para o seu público, é útil para você.

   Uma grande vantagem em divulgação nas mídias sociais é a possibilidade de segmentação do público. Ou seja, quando criar as publicidades no Facebook Ads, você consegue configurar para aparecer apenas para mulheres, na faixa etária que você deseja, e que tenha interesse em blog. Outras dicas nas redes sociais, são:

1. Facebook.

    • Coloque imagens e vídeos nos posts, isso chama a atenção. Se quiser divulgar o canal, coloque um vídeo curto que chame a atenção do seu leitor e incentive ele a compartilhar.
    • Não poste demais, e evite posts repetidos. Mas também não abandone. Faça testes para saber qual o horário que o seu engajamento é maior, e qual assunto seu público mais se interessa. O Facebook possui uma ótima ferramenta para analisar essas informações.
    • Não esqueça de colocar o link para o seu post/canal.

2. Instagram.

    • Coloque sempre imagens de qualidade. As pessoas gostam de um feed bonito e organizado.
    • Publique no momento certo. Infelizmente ele não disponibiliza uma ferramenta para analisar quando o seu público está mais ativo, mas existem algumas ferramentas como o Iconosquare.
    • Use as #hashtags que tem a ver com a sua imagem. Coloque tanto as # mais procuradas, quanto as menores.

Não deixe de acessar o post: dicas para ter mais seguidores no Instagram.

3. Twitter.

    • Textos curtos e diretos. Por ter limite de caracteres, o ideal é utilizar uns 120. E no início pode ser difícil criar um conteúdo que chame atenção, escrevendo tão pouco, mas com a prática tudo fica mais fácil.
    • Tente colocar o link do post, por isso reserve alguns caracteres para isso.
    • Interaja com os outros perfils, mostre que é uma rede social mais descontraída, onde você tem mais contato com o seu leitor.

SEO através das mídias sociais.

Google confirma que mídias sociais influenciam no ranking de um site.

   Sim minha gente, até isso entra no SEO. O Google utiliza as informações das mídias sociais no algorismo de busca. Eles analisam alguns dados no seu algoritmo:

    • Quantas vezes retuitaram ou compartilharam o seu conteúdo.
    • Se o seu post foi muito curtido e comentado.
    • Quantos seguidores você conseguiu depois do post.

   Por isso na hora do desenvolvimento do seu SEO, as mídias sociais não podem estar de fora. Sempre estimule os seus leitores a curtirem, comentarem, compartilharem ou qualquer outra maneira de divulgação. Tenha personalidade nas redes sociais, e tente de destacar.

Possui alguma sugestão?

   Se tem algo que eu AMO receber é dicas de leitores. Qualquer sugestão de conteúdo, ou algum tópico que você acha que deveria estar nesse guia, podem me avisar através do e-mail balmeida@loveiscolorful.com. E não se esqueçam de se inscrever na newsletter do blog.

Me acompanhem: Facebook x Instagram x Youtube x Twitter

  • Taty 31/05/2016

    Como sempre arrasando nos post, já anotei várias dicas aqui!
    Bjus
    Taty

  • Natz Sodré 31/05/2016

    As mídias sociais é uma forte aliada mesmo para nós blogueiras, para profissionais da comunicação no geral, empresas, lojas, todos os setores que querem vender, fidelizar cliente e alcançar mais audiência.. A mídia social pode te levantar como também pode te derrubar em um passe de mágica, se você posta algo totalmente fora do foco do blog, ou totalmente sem noção mesmo, desnecessário, isso pode causar uma repercussão negativa tão grande, assim como ao contrário, seu blog se tornar cada vez mais conhecido por boas divulgações, e claro, conteúdo de qualidade.. Estávamos discutindo sobre isso na facul ontem, é algo a se pensar e analisar, antes de postar, pense bem em tudo.. Ameeeei as dicas Bah, arrasou demais e escreveu super bem! Beijokas 🙂

    • Ba Almeida 10/07/2016

      Não só nas redes sociais, mas no blog e canal, temos que pensar muito bem antes de postar. As vezes não falamos algo por mal, mas pode ser mal interpretado.

  • Clayci 31/05/2016

    Com certeza ajuda muito! E se a pessoa estudar comunicação empresarial tbm, facilita muito <3
    adorei as dicas

    • Ba Almeida 10/07/2016

      Sem dúvida. Queria fazer cursos de marketing digital

  • A. Midori Tomita 31/05/2016

    Realmente, devemos ter muito cuidado!
    Ótimas dicas, obrigada!
    Beijos,
    http://www.comsuspiros.com

  • victória gabriela 31/05/2016

    Super util, principalmente para blogueiras iniciantes!

    http://www.antesdaprimavera.com.br

  • Carol 31/05/2016

    As mídias sociais são uma forma extremamente eficaz para nós blogueiras atingirmos um público fiel, mas acho que depende muito de você e do seu compromisso com o blog e com seu conteúdo. Amo seus posts com essas dicas 🙂
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    • Ba Almeida 10/07/2016

      Sem dúvida, tudo depende do nosso compromisso, não só as mídias sociais né

  • kammy 31/05/2016

    amei o post Bah <3
    seguindo as dicas pra djáaa

    bjos
    kammy
    Comer, Blogar & Amar | Meu Canal YT

  • Wanessa 31/05/2016

    ótimas dicas Báh, e concordo basicamente em tudo que a Nattz falou ali em cima. Redes sociais é importante para o negócio, mas temos q saber usá-lo.
    bjoka http://diadebrilho.com

    • Ba Almeida 10/07/2016

      Fico feliz que tenha gostado Wan (:.
      Não é só as redes sociais né, independente de qual meio de comunicação que usamos, temos que saber usar. As pessoas podem interpretar de maneira errada tudo que falamos, e em qualquer lugar.

  • Lu Cruz 31/05/2016

    Ainda tenho uma dificuldade enorme em saber como usar a fanpage para atrais novos leitores. Mas entendo a importância das mídias sociais e achei esse assunto ótimo para as dicas de hoje. Vou colocar em prática 😉 Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    • Ba Almeida 10/07/2016

      Siiim, é que na verdade o facebook dificultou isso limitando o alcance das publicações. ):

  • Diise França 31/05/2016

    Dicas incríveis, Bá!
    Redes sociais é a chave!
    Mas te confesso que não sei direito o que é SEO, sempre le, leio, mas não consigo entender bem.
    Beijos

    http://www.utilidadebobagem.com/
    Siga o insta do blog: @blogueb

  • VANESSA BRUNT 31/05/2016

    Mais alertas maravilhosos, Bá! Ai, como é maravilhoso mergulhar aqui e sentir esse seu coração agigantado firmando correntes para conteúdos mais intensos e singulares. Preciso muito estudar mais esses quesitos de SEO. Confesso que, por vezes, esqueço um pouco do Instagram ou alguma rede assim, mas sempre busco atualizar ao máximo. O caso é lembrar de utilizar todas as ferramentas possíveis para deixar tudo isso bem conectado, não é? Relembrar aos leitores que você não está produzindo conteúdo somente ali, no blog, é essencial. Por isso fazer mais do que compartilhar as postagens do próprio blog nessas redes eleva imensamente a credibilidade e qualidade. Adorei!

    http://WWW.SEMQUASES.COM

    • Ba Almeida 10/07/2016

      Van, assim como você, eu também esqueço um pouco do Instagram. Recentemente que comecei a me dedicar mais, mas mesmo assim as vezes esqueço.
      Siim, sempre temos que relembrar nossos leitores para nos seguir nas outras redes sociais, e temos que aprender a usá-las.

  • Natália 31/05/2016

    Adoro esse série de posts. Ensinam muito e sua linguagem é muito gostosa de ler. =)

    Chiquereza

    • Ba Almeida 10/07/2016

      Fico feliz que goste sua linda, muito obrigada pelos elogios <3

  • Mari 31/05/2016

    Muito bom o post. E bem, para quem tem blog, não tem como não usar as redes sociais para divulgação do conteúdo, né?
    Beijos
    Mari
    http://www.pequenosretalhos.com

    • Ba Almeida 10/07/2016

      Fico feliz que tenha gostado. É sempre bom usar as redes sociais!!!!

  • Danielle Signori 31/05/2016

    amei seu post super completo ♡ Tem lançamento no BLOG vem ver!! ♡ ♡ ♡ ♡ ♡ http://www.signoritablog.com

  • Lulu 31/05/2016

    Amei a abordagem Ba. Acho fundamental antes de postar se perguntar: Esse conteúdo eu gostaria de ler?
    Temos que ter critérios e tb saber divulgar nosso conteúdo para cada rede social.
    big beijos

    • Ba Almeida 10/07/2016

      Fico feliz que tenha gostado. Sem dúvida Lu, não é fácil usar as redes sociais!!

  • Sthefanny Maciel 31/05/2016

    Bá e suas dicas! Não é à toa que seu blog ta dando muito certo, né?! Amo seu espacinho! *-*

    Cá entre nós, miga!

  • Rebeca Stiago 01/06/2016

    Barrrrbie! Com a sua lindeza e fofura fica facil conseguir vaaaaarios likes no Instagram. =) Mas adorei as dicas que vc colocou, confesso que eu nao curto muito divulgar o blog nas minhas redes sociais nao. Divulgo apenas uma vez e deu! HAHAHAHAH Eeeeeei lindeza, ta no snap? Beeeeijos

    • Ba Almeida 10/07/2016

      hahahah obrigada sua linda. Eu confesso que tenho preguiça, mas eu também divulgo apenas uma vez, mas o post né. hahah
      Estooooou hahaha, é @babsnassar, tenho que usar mais

  • Maise 01/06/2016

    Bellissimo o resumo,,,
    Ajuda muito
    bjs de MM
    http://maysesmodamour.blogspot.it/2016/05/long-dress.html

  • Renata 01/06/2016

    Sempre com óticas dicas Ba!
    Redes sociais são tudo para divulgação hoje em dia
    beijinhos, Rê
    https://blogsonhosdeverao.com.br

  • Thaís 08/06/2016

    Oi!

    Eu adoro o estudo de marketing digital, só preciso aprender a colocá-lo em prática na fã page do meu blog… Ainda peco um pouco, principalmente pela falta de tempo em criar conteúdo específico para essa mídia social.
    Teus posts me ajudam muito, viu? Eu vou indicar teu blog no meu próximo post. 🙂
    Um beijo.
    http://www.janeladesorrisos.com

  • Regiane Ferreira 21/10/2017

    Anotei todas as dicas principalmente do insta, não conhecia o site citado e já salvei para conhece-lo melhor.
    Beijos!

instagram@babsnassar