#18: Tenha uma newsletter. — Love is Colorful

#18: Tenha uma newsletter.

14 comentários

#18: Tenha uma newsletter.

   Meus amores, muitas blogueiras me buscam para tirar dúvidas e, principalmente, pedindo ajuda. Afinal a blogosfera é muito grande, e são tantas possibilidades que as vezes ficamos perdidas, eu mesma ainda tenho muito que aprender. Pensando nisso, e me inspirando em blogs americanos que já fazem isso, resolvi fazer um guia para auxiliar a criação do seu blog, nele vão ter dicas de conteúdo, divulgação, análises de crescimento e entre outros. Tenho certeza que irá ajudar muitos blogueiros iniciantes, e até mesmo os que já são mais experientes.

   Os posts vão ao ar toda terça feira, para encontrar os outros tópicos basta acessar a página principal do guia.

   A newsletter representa um dos meio de comunicação mais poderoso, mesmo com o passar dos anos. É uma forma mais íntima e direta para se ter uma conversa com o leitor, além de ser uma maneira mais eficaz para as estratégias de marketing digital, citado no post anterior do Guia Blogosfera. O uso da newsletter lhe trará benefícios ao seu blog, além de aumentar o tráfego orgânico, e quem não quer?

Não deixe de acessar o post onde falei sobre Marketing Digital.

Por que devo criar uma newsletter no meu blog?

   Ter uma lista de e-mails tem inúmeros benefícios, e se você ainda não tem, pode estar perdendo dinheiro. Isso porque se você oferece esse serviço e as pessoas se cadastram, é que elas querem seguir a sua marca, e ter uma atualização constante. A lista de e-mail é importante para:

    • Promover os posts do seu blog.
    • Mais tráfego no blog.
    • Comunicar com os seus seguidores com uma intimidade maior, são pessoas que se interessam na sua marca.
    • Aumentar as suas vendas. Se você divulgar os seus produtos pela newsletter, a chance do usuário comprar é maior.

   A newsletter é uma forma de ganhar dinheiro com o blog, inclusive o ditado de marketing é “o dinheiro está na lista”. Por isso, ajude os usuários que tem interesse em seguir a sua marca, e trabalhe o relacionamento com eles.
 

#18: Tenha uma newsletter.

Como criar uma newsletter de sucesso.

   A newsletter pode gerar um ótimo retorno ao blog se bem utilizada. E por isso, vou dar algumas dicas para criar e desenvolver de maneira eficaz e que assim traga um maior retorno para o blog:

    • Defina o conteúdo.
   Faça um planejamento detalhado, não escreva um monte de coisa apenas por escrever. O segredo de uma newsletter de sucesso, é um conteúdo de qualidade. Defina uma meta e vejo quais posts do seu blog vão ajudar os leitores a encontrar o que querer e te ajudar a alcançar o seu objetivo.

    • Deixa o layout sempre limpo.
   Por ser um espaço pequeno de comunicação, facilmente ela pode ficar confusa, e a chance de um usuário cancelar a inscrição é grande. Por isso aposte da simplicidade do layout, com bastante espaço em branco.

    • Seja criativo na hora de escrever o título.
   Mesmo com vários inscritos, isso não é garantia que irão abrir o seu e-mail. O grande responsável pela alta taxa de cliques na sua newsletter é o título. Você terá que ser sucinto, objetivo e, principalmente, chamar a atenção de quem lê.

    • Promova algum produto seu.
   A maior taxa de conversão e de vendas costuma ser com as newsletter. O seu conteúdo precisa ser interessante e único, e tente conciliar isso com o produto que quer vender. Por exemplo, se quer vender uma bota over knee, dê dicas de como utilizá-la, mostre maneiras diferentes para usá-la. Enviar apenas promoções atrás de promoções pode cansar o seu leitor.

    • Faça testes e mais tenstes.
   Veja o formato que mais funciona com você. Veja se colocar um vídeo ajuda, ou se não. Se uma imagem ajuda, ou não. E assim você vai conseguir entender, melhor do que ninguém, o que os seus leitores querem ver na sua newsletter.

    • Deixe de fácil acesso o cancelamento da inscrição.
   Não force uma pessoa estar na sua lista da e-mail, dificultando ela de cancelar a inscrição. Assim você terá apenas as pessoas que realmente querem estar ali, e estão interessadas no seu material. Além disso, oferecer uma opção clara e visível de cancelamento, ajudará a garantir que o e-mail não seja marcado como SPAM.

Os maiores erros na criação da newsletter.

   Da mesma maneira que existem dicas de como fazer uma newsletter, existem também de como não fazer. Existem alguns obstáculos para criar uma boa campanha de e-mail marketing. A seguir, escrevi os erros mais comuns que as pessoas cometem:

    • Ter muito conteúdo em uma newsletter.
   Já cometi esse erro. Eu colocava um pouco de todos os posts que eu achava interessante, e a newsletter acabava ficando gigante. Ela tem que ser algo curto, rápido e que leve direto ao ponto. A chance do leitor fechar a sua newsletter sem chegar no final, é gigantesca. Acredite.

    • Ter um design fraco.
   Design é muito importante, e não é só no layout do seu blog, é em tudo. Seja na fanpage, canal e na sua newsletter. Uma estrutura bem feita passa uma maior credibilidade.

    • Enviar para pessoas que não pediram para estar na sua lista.
   O que eu mais odeio é receber propagandas de empresas que eu não pedi por isso. E por incrível que pareça, já recebi de blogueiras, e pedi para elas me retirarem. As pessoas vão associar o seu nome com algo ruim e desagradável. Definitivamente, não faça isso.

    • Não ter uma periodicidade boa.
   Nem todos os dias, nem uma vez por mês. Mantenha uma média. Não existe um ideal, comece uma vez por semana e vai testando o que é melhor para você. Mas mantenha uma frequência, do mesmo jeito que eu falei que é necessários com os posts do blog.

Qual ferramenta usar para a criação da newsletter?

   Existem algumas empresas que possuem softwares que auxiliam na criação da newsletter. Elas facilitam muito na criação, e principalmente na edição do template. Além disso, elas possuem um sistema de controle, onde você pode acompanhar algumas informações: quantos abriram a sua newsletter, clicaram em algum link, ranking dos usuários cadastrados, e entre outros.

    • Mailchimp, meu software favorito. Ele é gratuito até atingir 2.000 inscritos.
    • Aweber, nunca usei, mas li vários elogios. Ele é gratuito por apenas 30 dias.

Possui alguma sugestão?

   Se tem algo que eu AMO receber é dicas de leitores. Qualquer sugestão de conteúdo, ou algum tópico que você acha que deveria estar nesse guia, podem me avisar através do e-mail balmeida@loveiscolorful.com. E não se esqueçam de se inscrever na newsletter do blog.

Me acompanhem: Facebook x Instagram x Youtube x Twitter

instagram@babsnassar