#20: Faça sempre backup do blog. — Love is Colorful

#20: Faça sempre backup do blog.

14 comentários

Guia Blogosfera - #20: Faça sempre backup do blog.

   Meus amores, muitas blogueiras me buscam para tirar dúvidas e, principalmente, pedindo ajuda. Afinal a blogosfera é muito grande, e são tantas possibilidades que as vezes ficamos perdidas, eu mesma ainda tenho muito que aprender. Pensando nisso, e me inspirando em blogs americanos que já fazem isso, resolvi fazer um guia para auxiliar a criação do seu blog, nele vão ter dicas de conteúdo, divulgação, análises de crescimento e entre outros. Tenho certeza que irá ajudar muitos blogueiros iniciantes, e até mesmo os que já são mais experientes.

   Os posts vão ao ar toda terça feira, para encontrar os outros tópicos basta acessar a página principal do guia.

   Ter um blog não é fácil, é necessário muita pesquisa para escrever um post com bom conteúdo, muita divulgação, buscas de parcerias, participações em eventos e ainda tem que sobrar tempo para responder todos os comentários das leitoras.

   Com os anos, vamos ganhando visibilidade, e todas as horas de dedicação começam a dar um retorno. As pessoas começam a indicar os seus posts, e cada vez mais o número de pessoas interessadas pelo seu trabalho aumenta. Imagine, que por um clique errado, ou problema no servidor, você perca tudo em questão de segundos. E é para evitar que isso ocorra que o backup existe. Sempre temos que fazer backup do blog.

O que é backup do blog.

   Backup é uma cópia de segurança. Ou seja, um processo onde uma informação é copiada, para possibilitar a recuperação dos dados originais caso haja alguma perda. As perdas podem ocorrer através de pessoas mal intencionadas, erro humano, problemas de hardware, e entre outros.

   Muitas pessoas cometem o erro de fazer alterações no layout, sem fazer backup do mesmo, isso pode comprometer o seu blog se for feita uma alteração errada onde a blogueira não sabe como corrigir. Problemas assim são facilmente resolvidos com o backup, já que com ele basta um upload para voltar ao estado original.

Guia Blogosfera - #20: Faça sempre backup do blog.

Qual a periodicidade do backup do blog.

   A periodicidade vai depender do material que você pretende fazer backup. Se o seu blog tem atualizações semanais constantes, como por exemplo o meu com 5 posts por semana, mas com poucos e-mails recebidos, e sem utilização de banco de dados, você pode realizar fullbackup do cPanel uma vez por mês e uma vez por semana do WordPress (opção para quem tem hospedagem própria). Já se você além dos posts, recebe muitos e-mails, e possui utilização do banco de dados do seu blog, o ideal é uma vez por semana fazer um fullbackup no cPanel.

   Para pessoas que utilizam o blogger, analise apenas a frequência de posts no seu blog. Se for todos os dias da semana, você pode realizá-lo uma vez por semana, caso contrário, faça de 15 em 15 dias.

Como fazer o backup.

   Se você até agora não fez um backup, ou não lembra quando foi a última vez, está na hora de tomar vergonha na cara e colocar a mão na massa. Existem vários tipos de backup, isso porque vai depender do seu objetivo e da plataforma que você usa. Selecionei os três principais tipos para ajudar quem precisa.

    • Como fazer: backup do cPanel.

   Já falei sobre o cPanel quando fiz o post sobre a importância de se ter domínio e hospedagem própria. O cPanel é o painel de controle do blog para quem tem hospedagem própria, é nela onde vamos criar contas de e-mail, realizar os backups, instalar o wordpress e entre outras ferramentas.

   No cPanel é possível realizar o backup completo (fullbackup), ou parcial. Eu aconselho realizar o completo, principalmente quando a pessoa não sabe a funcionalidade de cada parte do sistema. No painel de controle, selecione a opção “Assistente de backup” (backup wizard). Em seguida a opção “Backup”, e depois “Backup completo”. Como na imagem abaixo:

Importância do backup para blog

Não deixe de acessar o post sobre a importância de ter um domínio e hospedagem própria.

   Em seguida na hora de salvar, selecione “Diretório Home” e escreva um e-mail para receber um aviso quando o backup estiver completo, para que então você possa fazer o download.

    • Como fazer: backup do WordPress.

   O WordPress possui muitas facilidades, e isso inclui na hora de criar um Backup. Existem vários plugins que te ajudam nesse processo. O que eu indico é o BackWPup. Com ele é possível fazer backups automáticos, ou seja, você pode configurá-lo para criar automaticamente um backup toda segunda-feira e enviá-lo para o seu dropbox. O que é ótimo, porque eu nunca lembro de fazer.

   Para criar um backup, é necessário selecionar a opção add new job. Para fazer um backup completo, selecione “Database backup”, “File backup” e “Installed plugins list”. Além disso escolha onde os arquivos serão salvos, no meu caso eu escolhi o DropBox. Na aba schedule selecione “with WordPress cron…”, para escolher a frequência que o backup será feito.

Importância do backup para blog

    • Como fazer: backup do Blogger.

   No Blogger o backup é manual, e é necessário fazer de duas maneira. Uma para armazenar o seu layout, e do outro modo os posts e comentários. Vamos começar pelo layout, selecione a opção “modelo”, no canto superior direito clique em “Fazer backup/restaurar” e escolha “fazer download do modelo completo”. Já no caso dos posts e comentários, selecione “configurações” > “outros”. E escolha “fazer backup do conteúdo”. Lembrando que os comentários só serão salvos se você utilizar o sistema do próprio blogspot.

Importância do backup para blog

Importância do backup para blog

Possui alguma sugestão?

   Se tem algo que eu AMO receber é dicas de leitores. Qualquer sugestão de conteúdo, ou algum tópico que você acha que deveria estar nesse guia, podem me avisar através do e-mail balmeida@loveiscolorful.com. E não se esqueçam de se inscrever na newsletter do blog.

Me acompanhem: Facebook x Instagram x Youtube x Twitter

instagram@babsnassar