Casa de família ou residência estudantil

Na hora de fazer o intercâmbio e fechar com a agência, uma das maiores dúvidas é escolher onde se hospedar. O tipo de acomodação é uma decisão muito importante, pois ela te faz sentir mais a vontade no país estrangeiro.
As opções mais comuns são casa de família e residência estudantil. Não existe uma moradia melhor ou pior, cada opção tem sua característica positiva e negativa, a escolha vai depender do seu objetivo, quer mais liberdade? Conhecer mais a fundo a cultura do país? Mais mordomia?
Fiz dois intercâmbios, onde fiquei um em cada tipo de acomodação. E para ajudar você na decisão falarei um sobre cada um e citarei os prós e contras.
Casa de Família.
É uma escolha para quem quer se aprofundar ao máximo na cultura do país em que está fazendo o intercâmbio, você estará vivendo com uma família que tem seus costumes, seus hábitos e horários, isso pode te limitar um pouco. A localização costuma ser em bairros residenciais, mais afastada do centro. Por isso o transporte público da cidade é essencial para quem escolher essa opção. O preço no geral é mais barato e além disso a alimentação já está inclusa.
Onde fiquei eles não pegavam no meu pé, me deram uma chave da casa e não se preocupavam com o horário que eu voltava, eu apenas tinha que mandar uma mensagem falando se ia jantar lá ou não. Mas tive amigas que a família era super controladora, ficava brava se chegavam tarde da balada e tinham que ficar acompanhando a família nos passeios. Vai depender da sua sorte.
É uma ótima opção para famílias medrosas que não estão com coragem de deixar seus filhos irem. Além disso o estudante não precisa se preocupar com afazeres domésticos (compras no supermercado, cozinhar, limpar a casa e assim vai).
Recomendo: para quem quer conhecer a cultura e aprender inglês mais rápido ou tem pouco tempo de curso (o meu era somente um mês).
Atenção: verifique se a agência em que você está fechando o intercâmbio conhece a família que você está se hospedando, tem algumas que deixam como responsabilidade da escola e a chance de dar algo errado é grande (como por exemplo, sua família ser chata).
Residência Estudantil.
Você precisa ter mais de 18 anos (geralmente). Há pessoa de todo o mundo que ficam hospedadas e por isso aprender inglês vai depender mais de você, já que provavelmente você vai encontrar outros brasileiros.
A residência estudantil costuma se localizar perto da sua escola/faculdade, mas isso não é uma regra. Por ser parecido com um hotel, o preço é mais caro comparado com casa de família, podendo ter a opção de quarto conjunto ou individual, além disso a alimentação não está inclusa. Alguns possuem uma cozinha comunitária onde você pode comprar comida e fazer na própria residência, mas outros nem isso possui e a única opção é comer fora.
Você vai ter total autonomia e a residência é uma opção mais agitada, já que costuma ter muita festa e esquenta para baladas (uhuul). É ótimo para fazer amigos e conhecer gente nova, e com certeza vão ter pessoas do mesmo curso que você hospedadas lá.
Recomendo: Super recomendo para quem quer mais liberdade, conhecer pessoas do mundo todo e curtir ao máximo quando o assunto é festa.
Atenção: por ser a opção mais escolhida aconselho fazer a reserva com antecedência, pois elas se esgotam super rápido.

Minha experiência.
Valeu a pena ter ficado em casa de família uma vez, foi uma experiência maravilhosa e tive a sorte de ficar em uma casa normal e sem chatices de horário. Mas quando fiz eu amava ir em festas e baladas, então a residência estudantil era perfeita para a vida de curtição que eu queria. Sem dúvida para mim o ideal é a residência, vale a pena entender a sua necessidade.