Como começar a usar SEO no seu blog — Love is Colorful

Ganhe dinheiro com o seu blog

Trabalhar com o blog em tempo integral mudou completamente a minha vida! E para ajudar quem também sonha com isso, criei um guia incrível

Quero saber mais sobre!

SEO

O objetivo do SEO é aumentar o volume do tráfego orgânico do blog e por isso você precisa aprender como utilizá-lo
saiba mais

Pinterest

Com algumas boas práticas, o uso da plataforma resultou em um aumento do tráfego em 30% para o blog em apenas dois meses
saiba mais

Monetização

Existem várias maneiras de ganhar dinheiro com o blog, mas é necessário entender qual funciona melhor para você
saiba mais

Como começar a usar SEO no seu blog

2 comentários

   O SEO é um conjunto de técnicas e estratégias de otimização, que resulta em um melhor posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google e Bing. Basicamente, o principal objetivo do SEO é aumentar o volume do tráfego orgânico e por isso você precisam aprender como começar a usar SEO no seu blog.

   Porém, para criar um site que atenda todas as necessidade dos mecanismos de busca e aparecer na primeira página, não é algo fácil e rápido. Pelo contrário, é uma tarefa que demanda muito tempo e um bom planejamento. Separei algumas dicas de como começar a usar SEO no seu blog.

Ajude o Love is Colorful a crescer, compartilhe este post nas redes sociais!

Como começar a usar SEO no seu blog

Como começar a usar SEO no seu blog.

Utilize o WordPress.org:

   O wordpress.org é um CMS (programa de gerenciamento de conteúdo), e é considerado uma das ferramentas mais eficazes para a criação de blogs e sites, pois oferece inúmeras funcionalidades. Além disso, o WordPress se tornou uma das plataformas mais robustas em SEO, fazendo com que a maioria dos sites/blogs sejam mais facilmente indexáveis, e quando utilizado as técnicas de SEO da maneira correta tornam-se blogs competitivos nas primeiras posições das buscas.

   Disponibilizei um passo a passo gratuito de como criar um blog no WordPress.org.

Instale um bom plugin de SEO:

   Atualmente existem 54.705 plugins disponíveis no WordPress.org, e mais centenas disponíveis em outros sites. Por conta disto, existem plugins para tudo que possa imaginar, inclusive fiz um post citando os melhores plugins gratuitos para o WordPress. O Yoast é com certeza o plugin de SEO mais popular, isto porque ele é simples de configurar e funciona!

Yoast SEO: plugin que ajuda na configuração do SEO – disponível penas no WordPress.org.

Planeje suas palavras-chaves:

   Palavras-chave são extremamente importantes para o SEO do seu site. Por meio delas é possível se posicionar bem nos sistemas de busca e aumentar o tráfego do seu blog. Abaixo separei os dois tipos de palavras-chaves mais usadas nos posts:

1. Head tail: são as palavras-chaves mais genéricas e abrangentes, por isso possuem o maior volume de busca. Um exemplo desse tipo de palavra-chave é “maquiagem”, a média de pesquisas mensais é de cerca 368 mil, imagina o volume de tráfego orgânico que um blog bem ranqueado nessa palavra-chave recebe!
   Exemplo: lollapalooza

2. Long tail: totalmente ao contrário da anterior, são termos de pesquisas mais longas e específicas do que a head tail. Por conta disto, você vai enfrentar uma concorrência menor pela primeira página do Google.
   Exemplo: looks para o lollapalooza 2018

Keyword Tool: site que ajuda na escolha da palavra-chave.

Crie bons títulos:

   Um bom título pode ser crucial na hora de atrair novos leitores, isto porque a disputa por atenção nunca esteve tão grande. O título deve ser baseado na palavra-chave escolhida e, ao mesmo tempo, atraente para os leitores clicarem. Para as pessoas que não conhecem o seu blog,um bom título serve como isca para que sintam vontade de conhecer.

• Crie um senso de urgência;
• Responda problemas do seu leitor;
• Prometa coisas que estejam no seu conteúdo;
• Utilize palavras chamativas, como: grátis, dicas, download.

Lembre-se: não há dúvidas que devemos escrever artigos com um bom conteúdo para reter os leitores, mas para precisamos utilizar bons títulos para atrair os leitores.

Aprenda a utilizar as heading tags (h1, h2, e etc):

   As heading tags são extremamente importantes dentro da estrutura de uma página, não só para os sites de buscas, mas também para a navegação de seus leitores. Você deve usá-las da mesma forma que acontece em um livro ou em um jornal, para facilitar a identificação do que cada tópico abordará.

   Existe uma escala de 1 a 6, sendo o h1 o mais importante pois representa o título principal, e o h6 o de menos importância (normalmente aparecerá com um tamanho de fonte menor). Por exemplo:

• H1 – Título Principal
• H2 – Capítulo 1
• H3 – Subcapítulo 1.1
• H3 – Subcapítulo 1.2
• H2 – Capítulo 2
• H3 – Subcapítulo 2.1

   Não é necessário a utilização de todas as heading tags em um texto, raramente será necessário utilizar até a tag h6, por exemplo.

Escreva o ALT text em suas imagens:

   Imagens também possuem palavras-chave, isto porque o Google não consegue ver uma imagem como nós. Por isso ele precisa de uma descrição da imagem, é aí que entra o ALT text, também conhecido como texto alternativo. Ele garanta que o Google entenda do que a sua imagem se trata e que a imagem fique melhor posicionada nas pesquisas.

   É importante entender a diferença do texto alternativo com o título, este último é o nome da imagem, enquanto o ALT Text é sua breve descrição.

Vale a pena ler também:

Tem alguma dúvida, sugestão ou comentário? Deixe aqui nos comentários.
Ou se preferir, acesse o FAQ + participe do Grupo Guia Blogosfera no Facebook!

Melhore o seu blog

O Love is Colorful disponibiliza vários materiais para download (alguns gratuitos e outros pagos) para ajudar vocês na organização, planejamento e criação de um blog de qualidade. São vários modelos de planners, workbooks, texturas, fontes e muito mais!

Conheça outros produtos
  • Vivianne 11/04/2018

    Barbara, muito bom seu post, parabéns!
    Hoje tenho um blog do blogger, quero saber como faço para migrar para o WordPress mantendo o mesmo nome, já que uma infeliz e provavelmente incapaz de ter criatividade de criar um nome para o blog dela, copiou o meu é colocou como .com e eu tenho o .com.br.

    http://vamossersinceras.com.br/

    Beijos

    • Ba Nassar 13/04/2018

      Oi Vi, é super fácil e rápido migrar do blogger para o WordPress, inclusive eu já fiz um post aqui no blog: https://loveiscolorful.com/como-migrar-do-blogger-para-wordpress/ – nele eu falei o passo a passo detalhado, inclusive como faz para continuar com o mesmo domínio, mas caso tenha alguma dúvida, pode vir falar comigo na fanpage no facebook do blog, que posso te auxiliar!