Como conseguir parcerias para o seu blog — Love is Colorful

Ganhe dinheiro com o seu blog

Trabalhar com o blog em tempo integral mudou completamente a minha vida! E para ajudar quem também sonha com isso, criei um guia incrível

Quero saber mais sobre!

SEO

O objetivo do SEO é aumentar o volume do tráfego orgânico do blog e por isso você precisa aprender como utilizá-lo
saiba mais

Pinterest

Com algumas boas práticas, o uso da plataforma resultou em um aumento do tráfego em 30% para o blog em apenas dois meses
saiba mais

Mídia Kit

Um Mídia Kit bem feito é uma ótima ferramenta para atrair anunciantes, e consequentemente gerar uma renda com o blog
saiba mais

Como conseguir parcerias para o seu blog

58 comentários
Como conseguir parcerias para o seu blog

   É comum encontrar blogueiras que estão passando por dificuldades para conseguir parcerias e entrar em contato com as marcas, principalmente quando se está começando.

   Inclusive muitas pessoas acreditam que ao obter um número alto de pageviews e/ou seguidores, será mais fácil alcançar os seus objetivos. Vale destacar que nem sempre é assim. Com a quantidade de criadores de conteúdos, as marcas não possuem tempo suficiente para conhecer todos. Por tanto é essencial aprender a apresentar o seu trabalho e atrair a atenção das empresas.

   Através deste post, quero ajudar vocês a ganharem confiança na hora de entrar em contato com as marcas, de uma maneira efetiva e profissional.

Como conseguir parcerias para o seu blog.

Quando pedir parcerias:

   O objetivo de uma parceria é criar um relacionamento benéfico para ambos os lados. Ou seja, as marcas fecham parcerias com blogs com o qual acreditam que irão conseguir obter resultados.

   Não é necessário ter milhões de acessos para entrar em contato com as empresas, mas é necessário ter um público qualificado, ou seja, leitores que convertam em clientes fiéis, engajados e que voltarão mais vezes.

“Do que adianta receber 100.000 pageviews, e quando indicar um produto no seu blog ninguém se interessar?” – fonte: erros comuns que as blogueiras cometem

   Além disto, antes de entrar em contato com as marcas certifique-se de possuir um layout organizado e ter criado artigos excelentes (evitando erros ortográficos + usando fotos de qualidade). Desta maneira você chamará a atenção positivamente.

Parcerias mais comuns com as marcas.

  • Envio de produtos:
    O envio de produtos, também conhecido como permuta, é o tipo de parceria mais comum entre as blogueiras que estão começando. As empresas vão enviar produtos em troca de resenha no blog.
  • Sorteios:
    Outro tipo de parceria é através de sorteio, onde os seus leitores poderão concorrer a prêmios através de algumas condições, como por exemplo: seguir o seu perfil no Instagram e o da marca.
  • Publipost:
    Neste caso a empresa irá pagar para que você escreva sobre eles, seja através de resenhas de produtos, indicações de presentes e entre outros. Tente deixar o post o mais natural possível. Mas vale lembrar que é essencial sinalizar para os seus leitores que aquele é um post pago.
  • Banners.
    Algumas empresas propõe parcerias através de anúncios laterais, também conhecido como banners, o qual ficará no ar apenas por um tempo determinado (combinado durante as negociações).

Vale a pena fazer permuta?

   A permuta é uma ótima alternativa, principalmente para quem está começando. No entanto é preciso ter alguns cuidado antes de efetuar este tipo de parceria. Leve em conta os tópicos abaixo para saber se a permuta oferecida vale a pena ou não:

  1. Verifique se o produto oferecido na troca tem utilidade para o seu negócio e se você realmente precisa dele.
  2. Analise se é possível transformar em dinheiro o que você trocou. Ou seja, caso não vá ficar com o produto, veja se será possível vendê-lo com facilidade.
  3. Não faça da permuta a sua prioridade. A negociação em dinheiro é sempre mais importante.

   Além disto, apesar de concordar que permuta não paga as contas, esta pode ser uma ótima alternativa para iniciar uma relação com a marca e apresentar um resultado que chame a atenção para futuros projetos remunerados.

Quanto devo cobrar?

   Não existe uma regra do quanto cada blogueiro/influenciador deve cobrar. Muitos fatores influenciam no valor de um ação paga, como por exemplo: nicho, engajamento, horas trabalhadas, mídia envolvidas e entre outros. Por tanto, não se prenda apenas a quantidade de acessos, e sim ao todo.

Calculadora de publieditorial

   A Sernaiotto disponiblizou em seu blog uma calculadora de publieditorial, uma ótima alternativa para se basear, principalmente para quem não sabe por onde começar.

   Abaixo simulei o valor atual de um publieditorial no meu blog:

Como conseguir parcerias para o seu blog

Como entrar em contato com uma empresa.

   Existem algumas maneiras para obter o e-mail de contato de uma empresa. A primeira delas é buscar no Google por: “nome da empresa + assessoria” ou “nome da empresa + marketing”. Caso você não encontre, recomendo entrar em contato através do formulário de contato no site ou através do perfil no Instagram, sempre pedindo o contato da equipe responsável pelo relacionamento com influenciadores.

   Lembre-se que você deve buscar empresas que estejam relacionadas com o seu nicho.

Como enviar um e-mail propondo uma parceria:

   As empresas recebem centenas de e-mails por dia, inclusive de outras blogueiras, por isto é essencial que você seja o mais breve possível.

  • Entenda qual o objetivo do seu contato
    O seu discurso deve persuadir a marca, através de um e-mail breve, a se interessar a aceirar a parceria proposta por você.
  • Crie um discurso de venda
    De acordo com o endeavor.org.br, um pitch de vendas é composto por uma ou duas frases muito bem preparadas que capturam a atenção do cliente com o objetivo de movê-lo para a próxima etapa.
  • Envie em anexo o seu mídia kit
    O mídia kit é responsável por apresentar o blog, o público que acessa, e demais dados relevantes. É um recurso essencial para quem deseja ganhar dinheiro com o blog.
  • Propostas de projeto
    Caso você esteja enviando uma proposta de projeto, recomendo se manter breve no e-mail e apresentar os detalhes através de uma apresentação em anexo. Esta pode incluir informações mais detalhadas sobre o projeto, dados do mídia kit e estudos de caso.

Modelos de e-mails para contato

Modelo 1 - apresentação
Bom dia,

Meu nome é Bárbara e sou responsável pelo blog Love is Colorful, onde escrevo sobre beleza e viagem. Atualmente o blog recebe mais de 100.000 pageviews mensais, o número aumentou 400% desde o mesmo período de 2017.

Gostaria de deixar meu contato para futuras parcerias e para verificar a possibilidade de entrar no mailling da marca. Inclusive abaixo segue algumas resenhas:

Além disto estou enviando mais informações no mídia kit em anexo.

Muito obrigada pela atenção.
Atenciosamente,

Modelo 2 - envio de propostas
Bom dia,

Agradeço o interesse em parceria. O meu nome é Bárbara, sou responsável pelo blog Love is Colorful, onde escrevo sobre beleza e moda. Atualmente o blog recebe mais de 100.000 pageviews mensais, o número aumentou 400% desde o mesmo período de 2017.

Gostaria de apresentar um projeto que consiste em dar sugestões de looks para se utilizar no ambiente de trabalho. Seria um prazer ter vocês como parceiro.

Segue uma breve apresentação do projeto em anexo. Também estou aberta a novas proposta e sugestões.
Qualquer dúvida ou questionamento, por favor, me avise!

Atenciosamente,

Modelo 3 - envio de valores
Bom dia,

Meu nome é Bárbara e sou responsável pelo blog Love is Colorful, onde escrevo sobre beleza e moda. Atualmente o blog recebe mais de 100.000 pageviews mensais, o número aumentou 400% desde o mesmo período de 2017.

Trabalho com formato de publipost, banner e link na laterial.

  • Publiposts no blog: 700 reais
  • Banner lateral: 200 reais por mês, ou 400 reais por três meses
  • Instagram: publicação e menção no stories por 170 reais

* valor válido até 30/Abril/2018, o pagamento é feito no dia em que a publicação/banner ir ao ar.

Estou enviando mais informações no mídia kit em anexo, qualquer dúvida pode me falar!
Estou aberta para sugestões.
Atenciosamente,

Terminou a parceria, o que eu faço?

   Ao final de uma parceria, envie um relatório com o resultado obtido, seja este feito no power point, word ou Canva. Nele você pode colocar informações como:

  • Total de visualizações
  • Print do Google Analytics
  • Comentários feitos na publicação

Tem alguma dúvida, sugestão ou comentário? Deixe aqui nos comentários.
Ou se preferir, acesse o FAQ + participe do Grupo Guia Blogosfera no Facebook!

Seu blog deveria ser mais do que apenas um hobby

Você quer mais tráfego, leads e vendas? Conheça os produtos que te ajudarão na jornada de um blog profissional

Conheça outros produtos