Mande sugestões e tire todas suas dúvidas — Love is Colorful

Mande sugestões e tire todas suas dúvidas

Contato
Perguntas Frequentes


FALE COMIGO
Tem alguma dúvida, sugestão ou comentário? Envie aqui no formulário.
Ou se preferir, participe do Grupo Guia Blogosfera no Facebook!


Perguntas frequentes:

Meu blog deve ter domínio e hospedagem própria?
   Se o seu objetivo é ganhar dinheiro com o blog, ter domínio e hospedagem própria é uma recomendação! Além de trazer mais segurança, é através deste investimento que possibilita o uso do wordpress.org, uma das ferramentas mais eficaz para a criação de blogs e sites.

   Utilizar um serviço de hospedagem grátis (como por exemplo o Blogger e Wix) não é ruim, aconselho muito para quem deseja ter o blog como hobby, mas definitivamente não é a melhor opção para quem quer ganhar dinheiro com isto. Por serem plataformas gratuitas elas oferecem funcionalidades básicas e limitadas para quem não possui conhecimentos em HTML, principalmente quando refere-se a SEO. Além disso, quando hospedado em uma hospedagem grátis o seu blog não é seu, e pode ser deletado a qualquer momento – apesar de ser difícil de acontecer.

   A Hostgator é uma das melhores empresas de hospedagem de sites/blogs, e sem dúvida a melhor opção se você quer criar um blog no WordPress.org gastando pouco. É possível criar um blog a partir de R$ 5,99 por mês a partir do plano anual com o link exclusivo do Love is Colorful de 50% de desconto.

Recapitulando, alguns benefícios de ter hospedagem própria:

• Blog mais profissional diante as marcas e com mais segurança
• Facilidade de alterações e funcionalidades através dos plugins
• Apenas R$ 5,99 por mês a partir do plano anual – confira todos os cupons de desconto
• O blog é totalmente seu!

   Aconselho acessar o passo a passo que escrevi para vocês de como criar um blog no wordpress.org.

Como ter um blog no WordPress org?
   Se o seu objetivo é ganhar dinheiro com o blog, ter domínio e hospedagem própria torna-se essencial! Além de trazer mais segurança, é através deste investimento que possibilita o uso do wordpress.org, uma das ferramentas mais eficaz para a criação de blogs e sites.

   Utilizar um serviço de hospedagem grátis (como por exemplo o Blogger e Wix) não é ruim, aconselho muito para quem deseja ter o blog como hobby, mas definitivamente não é a melhor opção para quem quer ganhar dinheiro com isto. Por serem plataformas gratuitas elas oferecem funcionalidades básicas e limitadas para quem não possui conhecimentos em HTML, principalmente quando refere-se a SEO. Além disso, quando hospedado em uma hospedagem grátis o seu blog não é seu, e pode ser deletado a qualquer momento – apesar de ser difícil de acontecer.

Recapitulando, alguns benefícios de se ter hospedagem própria:

  • Blog mais profissional diante as marcas e com mais segurança;
  • Não precisa ter muito conhecimento em HTML para instalação de funcionalidades;
  • O blog é totalmente seu;

Mas afinal, o que é o WordPress.org:

   Primeiramente é necessário entender que existem dois tipos de WordPress: “com” e o “org”, e os dois são bem diferentes entre si.

WordPress.com: hospedagem gratuita, assim como o Blogspot, porém com funcionalidades bem limitadas. Além disso, a plataforma oferece algumas opções de planos pagos.

WordPress.org: programa de gerenciamento de conteúdo, que vocês instá-la na sua hospedagem própria, e te oferece inúmeras funcionalidades para a criação de um blog.

   Quando indico o WordPress, me refiro sempre ao .org! Apesar de ser um programa gratuito, é necessário o investimento em domínio e hospedagem para conseguir instalá-lo.

Passo a passo de como criar um blog no WordPress.org!

Atenção: caso você já tenha um blog no Blogger, recomendo ler
como migrar do Blogger para o WordPress.org

Como aumentar os acessos do blog?
   Começar um blog não é uma tarefa fácil! E vale lembrar que não importa o quão bom seja o seu conteúdo, ele não será visto sem estratégias de marketing. Abaixo selecionei algumas estratégias:

Otimize o SEO do seu blog:

   O SEO é um conjunto de técnicas e estratégias de otimização, que resulta em um melhor posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google e Bing. Basicamente, o principal objetivo do SEO é aumentar o volume do tráfego orgânico. Uma das principais maneiras para o seu blog crescer.

   Porém, para criar um site que atenda todas as necessidade dos mecanismos de busca e aparecer na primeira página, não é algo fácil e rápido. Pelo contrário, é uma tarefa que demanda muito tempo e um bom planejamento.

   Existem várias métricas, e programas que te ajudam a alcançar o seu objetivo, além de acompanhar a sua evolução:

  • Google Search Console: ferramenta que mostra como o Google vê seu site;
  • Keyworldtool.io: site para encontrar palavras chaves longas para inserir nos posts;
  • Yoast SEO: plugin para Worpress.org que ajuda na configuração do SEO no blog.

Utilize o Pinterest:

   Com algumas boas práticas, o uso da plataforma resultou em um aumento do tráfego em 30% para o Love is Colorful, em apenas dois meses. E, apesar de estar em constante crescimento no Brasil, ainda é uma ferramenta pouco explorada pelos blogs brasileiros.

   O Pinterest não é uma rede social, frase dita pelo próprio cofundador e CEO do site, Ben Silbermann. Na minha opinião, o Pinterest é um site de pesquisa de busca visual, e por conta disso, é uma ótima ferramenta de Marketing para aumentar o tráfego e vendas de um site/blog.

Quero aprender outras maneiras do meu blog crescer!

Como ganhar dinheiro com o blog?
   Monetização é quando conseguimos gerar uma receita com um site/blog, seja através de anúncios, parcerias, links e entre outros. Com as ferramentas corretas, o blog se torna uma ótima fonte de renda. Caso você saiba aplicar as técnicas de monetização, será possível fazer dinheiro enquanto dorme ou viaja. Existe algo melhor?

   Minha principal dica para quem quer ganhar dinheiro blogando é: tenha sua própria hospedagem – já que com ela você aparecerá mais profissional e possibilitará ter controle total.

Afiliados: você receberá um link personalizado de uma loja e para todos que efetuarem uma compra através do seu link, você receberá uma porcentagem do valor – é a maneira que mais gosto de trabalhar, e inclusive já expliquei sobre como ganhar dinheiro com marketing de afiliados

Publiposts: é quando uma empresa paga para um blogueiro publicar um post sobre um determinado assunto. Normalmente é usado para indicar um serviço, produtos ou outros sites/blogs.

Banner: é uma imagem que fica localizado em alguma parte fixa do blog, como por exemplo o topo, a sidebar ou o footer, com link para a página do anunciante.

Quero aprender outras maneiras de monetização