Mas afinal, é possível viver de blog? Aprenda como ter o trabalho dos sonhos — Love is Colorful

Ganhe dinheiro com o seu blog

Trabalhar com o blog em tempo integral mudou completamente a minha vida! E para ajudar quem também sonha com isso, criei um guia incrível

Quero saber mais sobre!

SEO

O objetivo do SEO é aumentar o volume do tráfego orgânico do blog e por isso você precisa aprender como utilizá-lo
saiba mais

Pinterest

Com algumas boas práticas, o uso da plataforma resultou em um aumento do tráfego em 30% para o blog em apenas dois meses
saiba mais

Mídia Kit

Um Mídia Kit bem feito é uma ótima ferramenta para atrair anunciantes, e consequentemente gerar uma renda com o blog
saiba mais

Mas afinal, é possível viver de blog? Aprenda como ter o trabalho dos sonhos

2 comentários
Mas afinal, é possível viver de blog? O trabalho dos sonhos

A cada dia que passa, mais pessoas querem viver de blog.

Trabalhar de onde quiser, fazer seu próprio horário, ter independência financeira, passar mais tempo com quem você ama, atuar na área em que desejar.

Parece um sonho, não é mesmo? A verdade é que este sonho vem se tornado realidade para muita gente.

Saiba que é possível ganhar dinheiro desta forma, e vem se tornado cada vez mais comum. Os resultados podem ser surpreendentes, mas demandam tempo e investimento.

“Os empreendedores falham, em média, 3,8 vezes antes do sucesso final. O que separa os bem-sucedidos dos outros é a persistência”
– Lisa M. Amos, executiva

O que é um blog.

O blog é uma ferramenta de comunicação, similar a um website, sendo uma se suas principais características as páginas constantemente atualizadas, também chamadas de posts.

Inicialmente o blog era utilizado como diário online. A evolução da plataforma ao longo dos anos permitiu a criação de diversos tipos de blogs. Atualmente é muito utilizado para aumentar os lucros, até mesmo de grandes empresas.

Ainda vale a pena criar um blog em 2018?

Pensar em criar um blog agora não significa que você não conseguirá ganhar dinheiro com ele, pelo contrário. Com planejamento e uso das estratégias corretas, é possível criar um blog profissional e rentável.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o mercado não está saturado!

Alguns motivos do porque ainda vale a pena criar um blog:

  • Os leitores gostam de ter várias opções de blogs dentro de um mesmo nicho;
  • Os blogs estão constantemente evoluindo;
  • Existe diversas formas de monetização.

Como o blog pode me ajudar a ganhar dinheiro?

O blog é uma ferramenta com alto potencial para lhe ajudar a alcançar independência financeira, flexibilidade e liberdade para trabalhar de onde quiser.

Através do planejamento e criação de um blog + posts de alta qualidade, você se tornará uma especialista no seu nicho de mercado. O qual resultará em leitores engajados que estarão interessados nas suas dicas.

Após um fluxo constante de tráfego, é possível monetizar o blog de diversas maneiras.

Vale lembrar que ser empreendedor requer comprometimento. Uma vez que você inicia o seu blog, é preciso muito esforço para mantê-lo, até mesmo nos tempos difíceis.

Primeiros passos para ganhar dinheiro com o blog.

Eu sei que começar um blog pode parecer complicado, mas não se preocupe. Desde 2004 venho criando blogs e ajudando blogueiras a ganharem dinheiro na internet – e também irei ajudar você!

Para começar a ganhar dinheiro com seu blog, você precisará seguir estes passos:

  1. Escolha o nicho do seu blog
  2. Mapeie sua estratégia
  3. Entenda quem você quer atingir
  4. Crie um blog – passo a passo completo
  5. Escreva conteúdos de qualidade
  6. Utilize estratégias de marketing digital para atrair tráfego
  7. Construa o branding da sua marca
  8. Aplique técnicas para o seu blog ser remunerado

Ganhar dinheiro com o blog exige um processo de construção do negócio que demanda foco, coragem, conhecimento, dedicação e, principalmente, tempo. Você plantará agora, para colher no futuro.

Além disto, assim como qualquer negócio, investimentos são essenciais para o crescimento e frutos futuros.

1. Crie o seu blog:

Existem várias ferramentas de criação de blogs no mercado, cada uma com seus pontos positivos e negativos.

Utilizar um serviço de hospedagem grátis, como por exemplo o Blogger, é aconselhado para quem deseja ter o blog como hobby, mas definitivamente não é a melhor opção para quem quer ganhar dinheiro com isto.

O fato é que ter a sua própria empresa envolve riscos, mas se você não acredita nela a ponto de investir financeiramente, quem irá?

  • Qual plataforma eu recomendo?
    Se você deseja ganhar dinheiro, recomendo a criação do blog no wordpress.org, uma das ferramentas mais eficazes para a criação de blogs e sites – você não é obrigado a usar essa plataforma para gerenciar seu blog, mas não é por acaso que a imensa maioria dos blogueiros grandes a escolhe.

Guia Completo: como criar um blog no WordPress
passo a passo + dicas para começar o seu blog

2. Entenda quem você quer atingir:

Antes de realizar qualquer coisa, analise qual o público que você deseja atrair para o seu blog.

Um recurso muito utilizado nas estratégias de marketing é a construção de uma pessoa que representa o seu público, chamada de persona. O seu conteúdo precisa ser direcionado a ela.

Desta maneira é possível entender quais dúvidas os seus leitores possuem e produzir conteúdo que as respondam, para então atraí-los ao seu blog.

  • Exemplo persona:
    Sandra, jovem recém formada de 24 anos, que trabalha na área de administração de uma grande empresa. Ama viajar e sonha em conhecer o mundo. Busca em blogs maneiras de aproveitar ao máximo a sua viagem, sem gastar muito.

A criação de persona é vista como um passo fundamental, pois através dela é possível chamar a atenção das pessoas certas, e desta maneira obter maiores chances de sucesso. Além disso, também te auxiliará para:

  • Definir os tópicos sobre os quais você deve abordar em seu blog
  • Aumentar o engajamento
  • Entender melhor a jornada de compra do seu leitor

3. Escreva conteúdos de qualidade:

Marketing de Conteúdo é gerar conteúdo relevante que interesse seu público, promovendo interações e engajamento com sua marca.

Após a criação de uma persona, na etapa anterior, analise suas motivações/medo. Leve-os em conta no momento de criação, para que gere algum sentimento com a leitura do seu artigo.

Além disto, é necessário criar conteúdos que ajudem a vender seus produtos (seja cursos, infoprodutos, publipost), através da criação de:

  • Conteúdos de atração: visando uma persona que está apenas buscando informações abrangentes sobre o nicho que você escreve, e que ainda não possui um relacionamento com a sua marca
  • Conteúdos de consideração: a persona já sabe que possui dificuldade e está procurando soluções para resolver seus problemas. Ótima maneira de se se posicionar como um grande expert na sua área de atuação e conseguir leads qualificadas
  • Conteúdos de decisão: a persona já sabe como ela pode resolver o seu problema, mas ainda não decidiu qual empresa ou produto ela irá contratar/comprar. Quanto mais informações ela tiver, mais confiança terá em comprar da sua empresa. Depoimentos são ótimas maneiras para ajudar na decisão da escolha

4. Utilize estratégias de marketing digital para atrair tráfego:

Imagine uma loja que não entre um cliente interessado o dia todo. É certeza que o vendedor não fará nenhuma venda, correto?

Você só poderá rentabilizar o seu blog através das visitas constantes.

Por isso as técnicas de geração de tráfego são essenciais, as mais famosas são: SEO e Pinterest.

O que é SEO?

O SEO é um conjunto de técnicas e estratégias de otimização, que resulta em um melhor posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google e Bing.

Porém, para criar um site que atenda todas as necessidade dos mecanismos de busca e aparecer na primeira página, não é algo fácil e rápido. Pelo contrário, é uma tarefa que demanda muito tempo e um bom planejamento.

O WordPress.org apresenta uma grande vantagem quando o assunto é SEO, comparado as outras plataformas de criação de blog.

O que é o Pinterest?

O Pinterest é um mecanismo de busca com algumas características de redes social que pode resultar em um aumento significativo no tráfego do seu blog em poucos meses.

O uso da plataforma resultou em um aumento do tráfego em 30% em apenas dois meses, e atualmente representa mais de 50% dos acessos totais do blog.

5. Construa o branding da sua marca:

Tem como principal objetivo transformar a sua marca mais conhecida e mais desejada.

O objetivo do branding é a conquista da lealdade. E como consequência ao construírem confiança e credibilidade, ganham a preferência do público. O que garante mais vendas, reputação e resultado.

As melhores marcas se preocupe com a experiência do usuário em todas as etapas (nome, slogan, serviço, entrega e entre outros), de forma consistente, diferenciada, relevante e proprietária.

6. Aplique técnicas para o seu blog ser remunerado:

Monetização é quando conseguimos gerar uma receita com um site/blog.

Seja através de anúncios, parcerias, links e entre outros. Com as ferramentas corretas e conhecimento das técnicas de monetização, será possível fazer dinheiro enquanto dorme ou viaja. Existe algo melhor?

Algumas maneiras para ganhar dinheiro com o seu blog:

  • Afiliados: você receberá um link personalizado de uma loja e para todos que efetuarem uma compra através do seu link, você receberá uma porcentagem do valor – é a maneira que mais gosto de trabalhar, e inclusive já expliquei sobre como ganhar dinheiro com marketing de afiliados.
  • Publiposts: é quando uma empresa paga para um blogueiro publicar um post sobre um determinado assunto. Normalmente é usado para indicar um serviço, produtos ou outros sites/blogs.
  • Banner: é uma imagem que fica localizado em alguma parte fixa do blog, como por exemplo o topo, a sidebar ou o footer, com link para a página do anunciante.

Quero aprender outras maneiras de monetização

Tem alguma dúvida, sugestão ou comentário? Deixe aqui nos comentários.
Ou se preferir, acesse o FAQ + participe do Grupo Guia Blogosfera no Facebook!

Seu blog deveria ser mais do que apenas um hobby

Você quer mais tráfego, leads e vendas? Conheça os produtos que te ajudarão na jornada de um blog profissional

Conheça outros produtos
  • Jeito de J 19/11/2018

    Ah que demais, estou tentando. Migrando minha carreira de professora para ser blogueira. Por enquanto faço as duas coisas, mas pretendo no futuro trabalhar em casa!
    Adorei! <3

    • Ba Nassar 22/11/2018

      Continue focada em seu objetivo que eu tenho certeza que dará certo! Sucesso no seu blog <3