Vale a pena investir em intercâmbio? — Love is Colorful

Checklist de viagem para imprimir

Viajar é bom demais né? Um checklist pode ser a salvação para não esquecer nada na mala

Quero fazer o download!

Vale a pena investir em intercâmbio?

51 comentários

Vale a pena investir em intercâmbio?

   O intercâmbio é muito mais do que uma simples viagem, ele proporciona experiências maravilhosas e só quem foi sabe o quanto ele ajuda na vida. Já contei aqui no blog um pouco da minha experiência no exterior e dei 5 dicas para conseguir melhorar seu nível de inglês em apenas um mês.

   Saber falar mais de uma língua vem se tornando essencial no currículo e é nessa etapa que surge a dúvida: vale a pena investir em um intercâmbio ou em um curso aqui no Brasil? E na minha opinião se você tiver condições financeiras para estudar no exterior, vale muito a pena, sem dúvida. É uma experiência incrível e se estava procurando motivos para te convencer, aqui estão:

1. Um novo idioma.

   Por mais que exista uma grande variedade de cursos de inglês de ótima qualidade no Brasil, não tem como se igualar a aprender a língua em seu país nativo. A riqueza de sotaques, frases do cotidiano, gírias, você só aprende em contato com pessoas nativas. Além disso você acaba sendo forçado a falar inglês, seja para comer, se locomover, pedir informações e assim vai.
   Conheci australianos com sotaques difíceis de entender e no primeiro instante não entendi perguntas básicas do tipo “How old are you?” (mesmo com 5 anos de curso), mas com o tempo fui melhorando. Querendo ou não aqui no Brasil estamos acostumados com um tipo de pronúncia, mas quando vamos para fora não é bem assim. Quando você perceber já vai conseguir assistir filmes sem legendas!

  
2. Conhecer novas culturas.

   O tempo de curso pode variar, mas seja de um mês ou um ano a experiência é única, vá com a mente aberta para tudo. Respeite as tradições do país, coma a comida típica, as músicas que cada um gosta, onde costumam ir de noite. Aqui no Brasil não costumo ir em parques e deitar na grama, mas como na Europa é possível encontrar verde a cada esquina, tive o prazer de desfrutar desse momento. Parava por 10 minutos e ficava ali, deitada, observando o céu e me desconectando da correria de uma aula e outra.
   Lembro que fiquei impressionada como tudo em Brighton (Inglaterra) realmente funciona no horário, o famoso, horário britânico. O ônibus passava exatamente no horário, se a fila sinalizava 20 minutos, pode ter certeza que seria 20 minutos, os shopping fechavam as 16 na cidade em que fiquei e isso estranhei demais, já que aqui fica aberto até as 22.

  

Vale a pena investir em intercâmbio?

3. Ter amigos no mundo todo.

   Turcos, japoneses, franceses, italianos, russos, poloneses, espanhóis, alemães, indianos e entre outros. Quando se faz um curso em uma escola internacional você conhece pessoas do mundo todo e de todo o tipo. O que é maravilhoso, você acaba conhecendo um pouco da cultura e costume de outros países.
   Além disso, algumas amizades são mantidas mesmo com a distância e é possível combinar de ficar hospedada na cada de algumas delas em futuras viagens.

  
4.Sair da zona de controle.

   Na minha opinião esse é o fator que mais assusta, tanto os pais quanto os que estão indo viajar. Pois querendo ou não, qualquer problema que der no dia a dia você sabe que sua família está ali, seja pra te acompanhar, te mostrar o que tem que fazer e algumas vezes até resolver por nós.
   O problema é que eles não vão estar lá caso o seu voo dê problema, se o seu telefone quebrar, para fazer as compras no supermercado, para te ajudar a se organizar com o seu dinheiro, com a roupa suja e assim vai. E é ai que você cresce, amadurece e aprende a dar valor aos pequenos atos da família.

Vale a pena investir em intercâmbio?

5. Melhorar o seu currículo.

   Trabalho em uma multinacional e vejo o quanto uma experiência no exterior conta na hora de selecionar o currículo. Porque significa que você já esteve em contato com estrangeiros e teve uma experiência em outro país onde foi necessário se virar com o seu nível de inglês.

  
6. Você vai querer conhecer o mundo todo.

   Depois do intercâmbio tudo muda, viajar é a melhor coisa do mundo e seu objetivo vai ser conhecer cada vez mais outras culturas e países. Você vai olhar o mundo de outra maneira, sua mente se abre e você se torna você melhorado.

Vale a pena investir em intercâmbio?

Viajar é uma oportunidade de conhecer cartões-postais que já vimos milhões de vezes em fotos

Aliquam diam rhoncus cum sit? In porta aenean magna nunc vel. Egestas integer pellentesque enim? In nunc? Arcu augue tristique in dolor purus rhoncus massa dapibus ut dictumst sociis massa enim placerat elit elementum diam, porta, nunc.
7 cidades
13 países
  • Livia 19/05/2015

    ah, eu acho que vale mt a pena sim! uma vivencia nova, num pais diferentes, novos habitos, nova lingua, novos amigos! acredito que te acrescente muito como pessoa mesmo!

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Ba Almeida 25/05/2015

      Acrescenta demais, é uma experiência maravilhosa, todos deveriam fazer 😀

  • Fique Rosa 19/05/2015

    Bárbara, morro de vontade de fazer um intercâmbio. Acho muito legal viajar, você acaba descobrindo coisas que nem sonhava que existiam e acaba descobrindo mais sobre você mesma. O problema é que, muitas vezes, não é uma viagem barata, mas vale a pena o investimento.
    Beijos,
    #fiquerosa

    >> http://www.fiquerosa.com/ <<

    • Ba Almeida 25/05/2015

      Intercâmbio é demaaais, ainda mais nessa idade que é difícil combinar de viajar com alguém.
      Não é uma viagem barata, mas você acaba aprendendo mais rápido do que ficar pagando 3 anos de curso de inglês

  • Amanda Pamplona 19/05/2015

    Adorei o post e se eu já tinha vontade de fazer intercâmbio, agora tenho ainda mais! Deve ser uma experiência incrível e suas fotos ficaram lindas, beijos

    • Ba Almeida 25/05/2015

      É uma experiência maravilhooosa, e agora com o ciência sem fronteira, ficou melhor ainda hahaha

  • Dani 19/05/2015

    Oi! Adorei o post. Com certeza deve ser uma experiência maravilhosa, apesar de bater um medinho do desconhecido! 🙂
    beijos ♥
    nuclear–story.blogspot.com

    • Ba Almeida 25/05/2015

      hahah sim bate, no primeiro dia do meu primeiro intercâmbio fiquei com muita raiva porque me perdi na ida e na volta, fiquei reclamando na rua sozinha, mas no segundo já estava mais feliz que nunca!

  • Gabriela Lira 19/05/2015

    Eu quero muito poder fazer intercâmbio, penso em Barcelona ou Buenos Aires, mas isso são planos mais pra frente depois de terminar a graduação aqui no Brasil. Acho bacana também algumas universidades que dão bolsas de estudo e coisas assim. De fato o que mais deve assustar é a falta da família como apoio.

    Poesia em Transe

    • Ba Almeida 25/05/2015

      Nossa, Barcelona deve ser maravilhoso, mas meu espanhol é tão ruim hahaha o bom é que ia falar portunhol.
      Realmente não ter a família lá de início dá medo, mas depois, você aproveita

  • Tati Gallo 19/05/2015

    Já pensei muitas vezes em fazer… mas aí o tempo foi passando e os planos mudaram.
    Porém, ainda pretendo conhecer alguns (vários) lugares.
    E é ótimo para o CV mesmo!

    • Ba Almeida 25/05/2015

      Não deixe passar, tenho amigas que se arrependem de nunca ter feito, mas agora com filhos já é tarde demais

  • Raíssa Martins 19/05/2015

    Oi Bah!!
    Li o post com um nó na garganta.. Cara meu maior sonho é um intercâmbio.
    Pretendo fazer quando me formar na faculdade, quero juntar uma grana até lá e ir.
    Faria pros EUA, Inglaterra ou Irlanda.. São os lugares que mais tenho vontade de conhecer!!

    Beeijos!
    O Outro Lado da Raposa

    • Ba Almeida 25/05/2015

      EUA vale a pena ir depois dos 21. Amei Brighton (Inglaterra) por ter muitaaa festa, mas agora se eu fizesse de novo seria Austrália sem dúvida

  • Ila Maria 19/05/2015

    Opaaa me já me encaixo em dois desses tópicos ai em rsrs…muito boa as dicas.

    bjinhos

  • Cinthya 19/05/2015

    Eu não vejo nada contra o intercâmbio de verdade, e seus posts estão me deixando com ainda mais vontade de investir agora em um de mês do que esse de quatro meses que estou juntando dim dim.
    Continue com esses posts sobre intercâmbio estou amando!
    Beijos
    Cih | Nem Rock Nem Roll

    • Ba Almeida 25/05/2015

      Faça o de quatro se tiver condições, por mim ficava 6 meses, é que na época não deu.
      Pode deixar que vou continuar 😉

  • Cecília Maria 19/05/2015

    Um intercâmbio vale muito a pena, sim! É um super investimento. Meus pais mesmo, apesar do medo, apoiaram muito a ideia quando chegou minha vez, exatamente por ser uma experiência incrível e que conta muito. Esses dias eu estava refletindo o quanto minha vida mudou depois do meu intercâmbio, e olha que só foram quinze dias! Já andei pesquisando sobre o csf e essas outras oportunidades de estudo no exterior que minha universidade oferece, porque é bem como você disse mesmo, depois que você viaja uma vez não consegue mais parar.
    Beijo

    • Ba Almeida 25/05/2015

      Minha família de início não deixou, queriam que eu fosse mais velha (eu tinha 16). Quando fiz 18 fiz o meu primeiro e foi maravilhoso.
      Não importa quantos dias sejam, foram nos três primeiros onde vi o quanto era maravilhoso, e que eu conseguia me virar sozinha hahaha
      Essas parcerias valem muito a pena, infelizmente minha faculdade só ofereceu quando que eu já estava no último ano.

  • Natz Sodré 19/05/2015

    Eu sempre tive um certo receio de intercâmbio (acho muito bacana quem faz, suas fotos e dicas foram maravilhosas! Tenho uma amiga que fez e amou também), mas tenho o medo do “putz, to sozinha, e agora? Se eu não gostar desse lugar? Se eu não gostar de algo? Cadê as pessoas que eu amo comigo”. Eu quero conhecer o mundo inteiro, mas ao lado do meu noivo, ou amigas, sozinha eu não tenho essa coragem.. Não sei porque kkkkkk mas quero muuuuuuuito viajar mundo a fora! Beijokas 🙂

    • Ba Almeida 25/05/2015

      Eu realmente concordo que dá esse medo. Mas você fecha com uma empresa e ela te da MUITO apoio, sem contar que minha família estava super preocupara e pediu para eu ir junto com algum brasileiro no avião e eles me apresentaram e fizeram tudo isso hahah
      Vale a pena tentar 😉

  • Jaqueline Ribeiro 19/05/2015

    Acho que vale a pena investir em tudo isso que você falou e mais um pouco.
    Bjus
    Jaque
    http://www.quebreiaregra.com.br

  • Camila 19/05/2015

    Toda viagem vale o investimento né? tanto pela experiência, novas culturas, eu sou super a favor!!! 😀 To looooouca pra viajar!

    Meninices da Vida

    • Ba Almeida 25/05/2015

      Sem dúvida alguma. Ai também estou looouca, faz um ano que não viajo, estou carente hahaha

  • Cintia de Melo 19/05/2015

    Já melhorei todos esses pontos, mas apenas sinto que tudo isso precisa ser constantemente melhorado hahahah
    Amei O post Báh <3

    • Ba Almeida 25/05/2015

      Eu se fico muito tempo sem praticar o inglês eu dou uma piorada hahah, baixei uns aplicativos para isso.

  • Cintia de Melo 19/05/2015

    Já melhorei um pouco de todos esses pontos, mas acho que são pontos que precisam ser constantemente melhorados hahahaha
    Amei o post Bá <3

  • Karyne 19/05/2015

    Acho que vale MUITO a pena, a experiência é muito positiva!
    Quando viajei para os EUA eu fiz 15 dias de aula, por mais que seja pouco, foi incrível para mim!
    Ótimo post ♥

    Blog do Sofá

    • Ba Almeida 25/05/2015

      Siiim, não importa o tempo é uma experiência inesquecível, nos faz crescer muito.
      EUA é maravilhoooso!!!

  • Lolla 20/05/2015

    Ahhh, eu tenho uma vontade enorme de fazer um intercâmbio. Tipo um sonho mesmo. Deve ser incrível viver isso. E eu imagino o quão legal deve ser conhecer várias pessoas novas e de vários países e culturas diferentes.

    Beijos,
    rodoviadezenove.blogspot.com.br

    • Ba Almeida 25/05/2015

      Façaa, intercâmbio vale muito a pena.
      Sem contar que tem várias faculdades que tem parcerias e não é necessário pagar nada.

  • Fernanda 20/05/2015

    Se viajar e passar pouco tempo em outro país já é bom, imagina um intercâmbio, está na minha lista de metas e com certeza quero realizar, poder ficar fluente no inglês, melhorar o espanhol, trabalhar em um lugar diferente, conhecer pessoas diferente, é incrível!
    Intercâmbio vale muuuuito a pena!

    http://www.raposalaranja.com.br

    • Ba Almeida 25/05/2015

      Concordooo, é maravilhoooso. Trabalhar deve ser outra experiência maravilhosaaa 😀

  • Renata 20/05/2015

    A MAIOR VERDADE DO MUNDO DESTE POST – VOCÊ VAI QUERER CONHECER O MUNDO <3
    Eu voltei com uma sede de conhecer novos lugares e vontade indiscritível de morar fora.
    Concordo com tudo. Acho que tudo é um aprendizado, tudo vale a pena!
    Desde que voltei do Canadá, junto dinheiro pra tentar fazer uma viagem por ano hehe
    beijinhos, Rê
    http://blogsonhosdeverao.com.br/

    • Ba Almeida 25/05/2015

      Siiiiim *—-*!!! Sou louca para viajar, me dediquei muito na faculdade para ter notas aulas e conseguir ser aceita em pós no exterior quando eu quiser 😀
      Sou igual você, sempre dou prioridade em juntar dinheiro e viajar para fora.

  • Juliana Motta 20/05/2015

    Cada post que vc faz sobre intercambio, com mais vontade eu fico!! AMEEEEEEEEEEEI <3
    Beijo beeeijo ! :*

    http://www.agorasoulinda.com#VEM Se arrumar comigo! <3

    • Ba Almeida 25/05/2015

      Que bom que gostou fofa, vai ter mais em breveee.

  • Bruna Munhoz 20/05/2015

    Viajar é o melhor investimento porque ninguém te rouba! Um intercâmbio então, que tem todo esse lado positivo, é melhor investimento ainda!!!!
    Beijinhos!
    http://www.vaidosaefeminina.com

    • Ba Almeida 25/05/2015

      hahaha sim, sem dúvida, não estraga, não tem validade e ninguém rouba 😀

  • Carol 20/05/2015

    Não discordo que é um investimento ótimo! Mas eu passei pelo lado de quem fica, é tão hard! Eu pretendo fazer intercâmbio, mas como já fiquei enquanto vi uma pessoa muito próxima indo, tô tentando me preparar psicologicamente pra ficar longe de todo mundo aqui do Br.

    iCaroly & Canal iCaroly

    • Ba Almeida 25/05/2015

      Pra quem fica realmente é mais difícil, mas para quem vai, sério, passa voando hahah

  • Joice 20/05/2015

    Meu sonho é fazer intercâmbio, eu já estou juntando dinheiro para fazer um. Acho incrível, você aprende coisas novas, novas culturas, idiomas, faz amizades, são tantos benefícios. E sem contar que é algo que você vai guardar para sempre.

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    • Ba Almeida 26/05/2015

      Meu sonho também era fazer, e vale a pena cada centavo.
      Você não aprende só inglês, é uma bagagem incrível.

  • Barbara 21/05/2015

    Eu sempre tive o sonho de fazer o intercambio, mas nunca deu. Ate tentei estudar fora pela pos graduacao, mas nao rolou. rsrs
    O bom é que agora tem vários programas de intercambio ne? Antigamente era so coisa de adolescente pra ir trabalhar ou de baba, ou de garcon, ou so pra estudar ingles.
    Hoje em dia, tem ate pra terceira idade! Achei isso otimo!! Pra viajar e aprender realmente nao tem idade.
    Bjs

    • Ba Almeida 28/05/2015

      Sim, realmente antes era mais difícil, mas agora tem muitas possibilidades!
      Isso da terceira idade eu não sabia haahha que demais

  • Isah 23/05/2015

    Sou louca pra fazer um intercambio, principalmente na Inglaterra. Eu iria fazer um no agora em julho, mas as condições financeiras da minha família não ajudaram e acabei adiando. Pretendo fazer assim que formar o Ensino Médio, ainda faltam 3 anos buáá, e antes de entrar na faculdade. Quero fazer o de 6 meses. Você podia fazer um post falando quanto mais ou menos a gente gasta lá. Bjuss.

    http://crazierthing.blogspot.com.br/

    • Ba Almeida 28/05/2015

      Eu acabei adiando o meu por 2 anos, e fui fazer no primeiro ano da facuuldade, foi a melhor coisa! Até porque eu acho melhor fazer aos 18 anos.